Street View retrata cela em que Mandela esteve preso
22 abril, 2015
Com a galeria de imagens do Maps e o tour on-line do Instituto Cultural, pessoas de qualquer lugar do planeta podem ver a ilha onde Nelson Mandela e muitos outros combatentes da liberdade ficaram presos durante a luta pela igualdade.
Símbolo da luta sul-africana pela liberdade, a Ilha de Robben se tornou um destino obrigatório para pessoas que querem se conectar com Mandela e outros combatentes da liberdade. Ao entrar na cela de 2m x 2m, é difícil entender como alguém conseguiu passar 18 anos ali. Explorando artefatos históricos no tour, você também poderá ver fotos da cela durante o período em que o líder africano estava preso. Você pode imaginar Mandela sentado na mesinha apertada, cercado por livros e papeis, trabalhando em prol de um futuro de liberdade para todos.
Também foi na Ilha de Robben que o ativista Robert Sobukwe ficou preso, mantido em solitária por mais de três anos após se opor ao Pass Law, uma lei que exigia que cidadãos negros andassem com passaportes internos, limitando dramaticamente sua mobilidade. Explorando a casa de Sobukwe na Ilha de Robben, é possível aprender mais sobre o homem que não deixou a prisão frear suas tentativas de tornar liberdade uma realidade. Você pode até ver páginas de seu caderno de anotações, que ainda é mantido em sua mesa até hoje.
Na nova exibição on-line da plataforma do Instituto Cultural, você também pode ouvir histórias pessoais de prisioneiros sobre a vida na prisão, incluindo memórias de quando eles foram forçados a trabalhar e histórias de como eles estudaram e se juntaram para criar uma visão unificada para a liberdade na África do Sul. É possível ver também alguns itens pessoais doados por antigos prisioneiros, incluindo um troféu do torneio de futebol interno reconhecido pela FIFA, prêmios desenhados à mão para torneios de tênis de mesa, um trompete e uma cópia da chave-mestra feita de chumbo por um prisioneiro.
Uma vez símbolo do regime opressor do apartheid, a Ilha de Robben é hoje um memorial do espírito humano e sua incansável busca pela liberdade. Esperamos que você embarque nessa viagem pelo tempo, explore e se inspire com as histórias de esperança e humanidade da ilha.
Postado por Luke McKend, Country Director for Google South Africa