Um sistema global de classificação do conteúdo baseado nos padrões da indústria
Hoje, estamos introduzindo um novo sistema de classificação do conteúdo por faixa etária para aplicativos e jogos no Google Play. Sabemos que pessoas de países diferentes têm ideias diferentes sobre qual tipo de conteúdo é adequado para crianças, adolescentes e adultos. Portanto, o anúncio de hoje ajudará os desenvolvedores a indicarem seus aplicativos para o público adequado. Em linha com as práticas recomendadas pela indústria, esta mudança traz aos desenvolvedores uma maneira simples de usar sistemas de classificação que já são conhecidos pelos usuários de cada país, melhorando a descoberta e engajamento com os aplicativos ao deixar que as pessoas escolham o conteúdo mais adequado para elas.
A partir de agora, os desenvolvedores podem preencher um questionário de classificação do conteúdo para que cada um de seus aplicativos e jogos recebam uma classificação que esteja de acordo com as novas diretrizes. O novo sistema do Google Play inclui as classificações oficiais da International Age Rating Coalition (IARC) e seus órgãos participantes, incluindo Entertainment Software Rating Board (ESRB), Pan-European Game Information (PEGI), Australian Classification Board, Unterhaltungssoftware Selbstkontrolle (USK) e Classificação Indicativa (ClassInd), do Ministério da Justiça brasileiro. Territórios que não possuam uma autoridade de classificação exibirão uma classificação genérica baseada na idade. O processo é rápido, automático e gratuito para os desenvolvedores. Nas próximas semanas, consumidores de todo o mundo começarão a ver as novas classificações em seus mercados locais.
Para aderir ao novo sistema, os desenvolvedores devem fazer login no Console do desenvolvedor e preencher o novo questionário de classificação para cada um dos seus aplicativos. Aplicativos sem um questionário preenchido serão marcados como “Sem Classificação” e podem ser bloqueados em certos territórios ou para usuários específicos. A partir de maio, todos os novos aplicativos e atualizações de aplicativos existentes exigirão um questionário preenchido, antes que sejam publicados no Google Play.
Um processo de análise de aplicativo que protege ainda mais os usuários
Há alguns meses, nós começamos a analisar aplicativos antes que fossem publicados no Google Play para proteger a comunidade e melhorar o catálogo. Esta iniciativa envolve uma equipe de especialistas responsável por identificar violações às nossas políticas para desenvolvedores já no início do processo. Nós valorizamos a rápida inovação e atualização já características do Google Play e vamos continuar ajudando os desenvolvedores a inserirem seus produtos no mercado apenas algumas horas após a inscrição, em vez de dias ou semanas. Até o momento, desde que começamos a adotar essa prática, não foram observadas mudanças perceptíveis no tempo de lançamento de um novo aplicativo.
Para ajudar neste processo e oferecer mais transparência aos desenvolvedores, também melhoramos o detalhamento das informações apresentadas no status de publicação. Agora, os desenvolvedores recebem mais dados explicando o motivo da rejeição ou suspensão de seus aplicativos, podendo consertá-los e reenviá-los no caso de violações menores da política.
No último ano, pagamos mais de US$ 7 bilhões aos desenvolvedores e estamos felizes com o crescimento e inovação do ecossistema. Continuaremos criando ferramentas e serviços que promovam este crescimento e ajudem a comunidade de desenvolvedores a criar produtos vencedores.
Postado por Eunice Kim, Gerente de Produto para o Google Play