A cada novo lançamento do Android, tentamos ficar dois passos a frente dos caras maus. Quando o assunto é segurança, o Lollipop é a maior atualização para Android que tivemos até agora. A partir do momento em que você liga um dispositivo rodando Android 5.0, você terá uma grande variedade de novos recursos de segurança lhe protegendo, como criptografia por padrão e uma tela de bloqueio mais fácil e poderosa do que nunca.
O modo mais simples para ficar seguro está agora ainda mais fácil
Qual é a maneira mais simples de manter os dados de seu dispositivo móvel sãos e salvos? Usar uma tela de bloqueio! Aparelhos roubados ou perdidos são o principal problema de segurança que afeta os usuários de smartphones. Ainda, muitas pessoas que utilizam aparelhos móveis não usam um pin ou uma senha porque dá mais trabalho destravar a tela dúzias de vezes por dia. Estamos tornando isso mais fácil do que nunca com o Smart Lock (Bloqueio Inteligente), que permite que você desbloqueie seu telefone usando pareamento por Bluetooth, NFC (sigla em inglês para Comunicação por Campo de Proximidade) ou simplesmente com seu sorriso - mais rápido do que antes. Mais ainda, você pode permitir que certas notificações estejam acessíveis na tela de bloqueio, ajudando você a chegar rapidamente na informação que deseja enquanto mantém seu dispositivo protegido.
Mais seguro desde a primeira vez que você liga
Pessoas usam senhas e chaves de combinação para proteger seus bens físicos. Com informações digitais, a criptografia atua como um cofre para proteger sua informação de ladrões e bisbilhoteiros. Esta é a razão pela qual temos trabalhado duro para fornecer essa segurança adicional para nossos usuários, que agora será ativada por padrão a partir do momento que você ligar um novo dispositivo rodando o Lollipop, mantendo seus dados seguros sem precisar que você modifique as configurações. A criptografia completa do dispositivo ocorre no já primeiro boot, utilizando uma única chave gerada no momento, que nunca sai do aparelho. Esta é a maneira mais segura para criptografar seu dispositivo e é por isso que é deste modo que desenvolvemos a criptografia no Android desde sua primeira edição, lançada há três anos.
SELinux, fazendo o Android seguro o suficiente para os clientes mais exigentes.
Desde o início, o Android tem tido uma forte utilização do modelo caixa de areia (sandbox). O Security Enhanced Linux (SELinux) impulsiona a execução do modelo de segurança do Android dentro do coração do Sistema Operacional, tornando-o mais fácil de controlar e monitorar, diminuindo o espaço para um ataque. Com o Android 5.0, o modo SELinux é obrigatório para todas as aplicações em todos os dispositivos. Múltiplas vulnerabilidades foram prevenidas desde a primeira introdução do SELinux no ano passado. Com esse reforço adicional, o Android se torna uma escolha superior para os clientes corporativos com os mais rigorosos padrões de segurança, como o governo. Este é um recurso que grande parte da comunidade de segurança nos ajudou a construir, e é um exemplo de como a natureza aberta do Android ajuda a tornar o dispositivo mais seguro a cada dia.