Você pode ter percebido que é fácil tropeçar e usar a medição errada com o Google Trends. Ao procurar por "rice", você está medindo o interesse de pesquisa na Rice University ou no arroz que você come? Quando procura por "Gwyneth Paltrow", como ter certeza que você está considerando todos os erros de grafia mais comuns? A partir de hoje, você encontra novos relatórios de tópicos para facilitar a medição de interesse de pesquisa em pessoas, lugares e coisas que realmente importam.

Antigamente, para comparar o interesse de pesquisa na Rice e em Harvard, você obteria um relatório parecido com este:


Agora, ao começar a digitar na caixa de pesquisa, você verá novas previsões de tópicos. Ao digitar "rice", você verá previsões para "Rice University (Universidade)" e "Rice (Cereal)". Assim fica mais fácil fazer uma comparação mais justa.


Além de ajudar com termos de pesquisa ambíguos, como "rice", o novo recurso também automatiza a contagem das várias pesquisas diferentes que provavelmente têm o mesmo significado. Assim, ao medir o interesse por "Gwyneth Paltrow (Atriz)" nossos algoritmos levam em conta muitas outras pesquisas que querem dizer o mesmo, como "Gweneth Paltrow", "Gwen Paltro", etc. Isto pode ser ainda mais importante para tópicos que costumam ser pesquisados com erros de grafia e em idiomas diferentes.

Os relatórios de tópicos são um recurso em versão beta e queremos o seu feedback. Para começar, você encontrará dados de mais de 700 mil tópicos diferentes, de Barack Obama a futebol, passando por Hayao Miyazaki. E é possível segmentar os dados para medir o interesse pelas buscas no mundo ou em um destes sete países: Brasil, França, Alemanha, Índia, Itália, Reino Unido e EUA. Continuaremos a aprimorar a precisão e abrangência dos dados, além de adicionar tópicos e ampliar o suporte a mais regiões.

Postado por Gil Ran, Engenheiro de Software do Google