As ilhas Galápagos estão entre os ecossistemas mais únicos no mundo. Há muito tempo exploradores e cientistas estudam e se encantam com essas ilhas, que ficaram famosas graças a Charles Darwin. O governo do Equador, grupos locais de conservação e cientistas se esforçam para proteger Galápagos das ameaças de espécies invasoras, mudança climática e outros impactos causados pelos seres humanos.
É muito importante compartilhar as imagens deste lugar com o mundo para continuar a estudar e preservar a biodiversidade única das ilhas. Temos o prazer de anunciar que, em parceria com a Fundação Charles Darwin (FCD) e a Direção do Parque Nacional Galápagos (DPNG), coletamos imagens panorâmicas das ilhas com o Trekker do Street View. Essas imagens impressionantes ficarão disponíveis no Google Maps até o fim deste ano para que qualquer pessoa no mundo inteiro possa conhecer este arquipélago remoto.
Daniel Orellana, da Fundação Charles Darwin, cruza um campo de samambaias para chegar a Minas de Azufre (minas naturais de enxofre) no topo do Sierra Negra, um vulcão ativo na ilha Isabela. A equipe do Google Maps viajou por mais de três horas, a pé e a cavalo, para alcançar este lugar isolado
Imagens como a que pode ser vista acima são um registro visual importante que a FCD e a DPNG usarão para estudar e proteger as ilhas, pois mostram ao mundo como esses ambientes delicados mudaram com o tempo.
Daniel Orellana, da Fundação Charles Darwin, escala um túnel de lava depois de coletar imagens. As incríveis paisagens criadas por lava na ilha Isabela contam a história da formação das ilhas Galápagos
A nossa aventura de dez dias em Galápagos foi repleta de caminhadas, viagens de barco e mergulhos (em condições úmidas e quentes) para capturar imagens em 360 graus da fauna selvagem e características geológicas únicas das ilhas com o Trekker. Ao todo, capturamos imagens de dez locais escolhidos a dedo pela FCD e a DPNG. Andamos ao lado de tartarugas gigantes e sulas (aves de pata azul), navegamos por trilhas íngremes e campos de lava e descemos a cratera de um vulcão ativo chamado Sierra Negra.
Uma tartaruga gigante rasteja no caminho perto da googler Karin Tuxen-Bettman. Ela coleta imagens com o Trekker do Street View em Galapaguera, um centro de reprodução de tartarugas gerenciado pelo Parque Nacional Galápagos
A vida submarina em Galápagos é tão diversa quanto a terrestre. Sabíamos que o nosso mapa das ilhas não seria completo sem explorar o oceano em volta. Então nos juntamos pela segunda vez com o pessoal do Catlin Seaview Survey para registrar imagens panorâmicas submarinas das áreas estudadas pela FCD e a DPNG. Essas imagens serão usadas pelo Catlin Seaview Survey para criar um registro científico e visual do ambiente marinho em volta das ilhas. Assim, qualquer alteração futura poderá ser medida e avaliada por cientistas do mundo inteiro.
Christophe Bailhache navega a câmera SVII por um grupo de leões-marinhos na ilha Champion, em Galápagos. Imagem cortesia do Catlin Seaview Survey
Temos a convicção de que, para proteger as ilhas Galápagos, temos que compreendê-las. Como dizem, “uma imagem vale mil palavras”. Esperamos que essas imagens do Street View, além de auxiliar em pesquisas científicas importantes, também inspirem você a descobrir mais sobre esse lugar tão especial. Fique de olho nas atualizações dessa coleção: a primeira vez que capturamos imagens tanto da terra quanto do mar. Mal podemos esperar para compartilhar essas imagens incríveis com todos ainda este ano.