(Postagem simultânea no
Official Google Blog)
Resultados de pesquisa, da mesma maneira que pães de queijo que acabaram de sair do forno ou uma fruta refrescante em um dia quente de verão, são melhores quando estão fresquinhos. Mesmo se não tiver especificado na sua pesquisa, provavelmente você quer resultados relevantes e recentes.
Se pesquisar por [
olimpíadas], eu provavelmente desejo informações sobre as Olimpíadas do Rio de Janeiro ou as do próximo ano, não sobre as Olimpíadas de Verão de 1900 (a única vez em que jogaram o meu esporte favorito, o
críquete). A Pesquisa do Google utiliza um algoritmo de atualização, projetado para oferecer os resultados mais atualizados, para que, mesmo que eu digite [
olimpíadas] sem especificar Rio ou o ano 2012, eu ainda encontre o que eu procuro.
Considerando o ritmo alucinante em que a informação viaja no mundo atual, a informação mais recente pode ser da última semana, dia ou mesmo do último minuto. Dependendo dos termos de pesquisa, o algoritmo precisa ser capaz de decidir se um resultado de uma semana atrás sobre um programa de TV é recente ou se um resultado da semana anterior sobre uma notícia urgente já caducou.
No ano passado, completamos o nosso
sistema de indexação da web, Caffeine, com o qual é possível rastrear e indexar a web por conteúdo atual com rapidez em uma escala gigantesca. A partir do Caffeine, ampliamos e melhoramos substancialmente o nosso algoritmo de classificação, com impacto sobre aproximadamente 35% das pesquisas e que determina melhor quando oferecer resultados mais relevantes em vários graus de atualização.
- Eventos recentes ou assuntos populares. Para eventos recentes ou assuntos populares que começam a ganhar destaque na web, o ideal é encontrar a informação imediatamente atual. Agora, quando você pesquisa por eventos atuais como [protesto occupy oakland] ou pelas últimas notícias do [locaute da nba], você verá mais páginas de alta qualidade que podem ter sido criadas apenas minutos atrás.
- Eventos de recorrência regular. Alguns eventos acontecem em períodos regulares, como conferências anuais, tais como [ICALP] ou algo como [eleições presidenciais]. Sem especificar com palavras-chave, fica implícito que você deseja saber sobre o evento mais recente, não o que aconteceu cinquenta anos atrás. Também há notícias que recorrem com mais frequência, então quando pesquisar pelos mais recentes [resultados da NFL], do programa [dançando com as estrelas] ou [lucros da exxon], você verá a informação mais recente.
- Atualizações frequentes. Também existem as pesquisas por informações que mudam bastante, mas não são assuntos populares nem eventos recorrentes. Por exemplo, se pesquisar pelas [melhores câmeras slr] ou se quiser comprar um carro novo e deseja ler [avaliações do subaru impreza], você provavelmente deseja a informação mais atualizada.
Por um lado, há muitos casos em que os resultados mais antigos ainda podem ser úteis. [
Receita rápida de molho de tomate] salvou a minha vida depois que a minha esposa me ligou para lembrar que eu havia prometido fazer o jantar. Por outro, quando pesquiso por [
resultados dos 49ers], um resultado mais antigo que uma semana pode ser velho demais.
Pesquisas diferentes possuem necessidades de atualização. Esta melhoria de algoritmo foi projetada para entender melhor como diferenciar entre esses tipos de pesquisas e o nível de atualização que você precisa e assegurar que você receba as respostas mais atuais.