Às vezes, sentimos que o e-mail, as mensagens instantâneas, o compartilhamento de vídeo e todos os recursos que usamos quando estamos on-line fazem parte do nosso dia a dia há muito tempo. A internet chegou longe para as pessoas cujo primeiro computador foi um TK 82, a primeira linguagem de programação foi o BASIC, o primeiro videogame foi o Pong e o primeiro navegador foi o Mosaic.
A internet não só se tornou uma plataforma para procurar informações, mas também está sendo usada cada vez mais para as pessoas se encontrarem e se expressarem em tempo real. Nós do Google quisemos saber um pouco mais sobre como vocês, nossos usuários no Brasil, estão interagindo on-line, principalmente através de redes sociais como o orkut, para saber o que vocês mais gostam nessas redes.
Com a ajuda de uma empresa de pesquisa de mercado, a Netpop Research, desenvolvemos uma pesquisa com algumas perguntas simples: Quem usa as redes sociais e o que essas pessoas fazem depois de ingressar nessas redes? Por que você ingressa nas redes sociais e quem você convida para ingressar com você? Você ama, odeia ou tem outra opinião sobre anúncios? A maior parte da nossa pesquisa teve foco no orkut, mas creio que o que aprendemos pode se aplicar a como as pessoas interagem nas redes sociais on-line em geral.
E aqui está o que descobrimos com 1000 usuários brasileiros sobre a experiência com as redes sociais e com o orkut.
O e-mail e os mecanismos de pesquisa ainda reinam.
Juntamente com as ferramentas on-line que você utiliza em um mês comum, descobrimos que 90% dos entrevistados usam e-mail e quase a mesma porcentagem usa mecanismos de pesquisa de sua preferência diariamente. Apesar disso, as redes sociais parecem atrativas: As 50 principais comunidades do orkut têm mais de 37 milhões de membros ao todo e quase 1,3 milhão de visitas diárias em todo o mundo.
As redes sociais têm o objetivo de... socializar.
O que a maioria de você faz ao ingressar em uma rede social de sua preferência? Socializar, é claro! Segundo a pesquisa da Netbop, 90% dos entrevistados acham que a maior vantagem das redes sociais é ter contato com velhos amigos, 89% usam as redes sociais para manter contato com a família e com amigos, 78% usam para expandir seu círculo social e 72% usam como passatempo! Outro fato interessante é que 83% dos entrevistados ingressaram em uma rede social porque seus amigos já haviam ingressado.
Os usuários do orkut se expressam!
E do que se trata ingressar e compartilhar? Trata-se de as pessoas se expressarem e serem ouvidas. Descobrimos que você está usando o orkut não só para publicar opiniões (81% dos entrevistados), mas também para compartilhar sua vida através de fotos suas (94% dos entrevistados) e de seus amigos (69% dos entrevistados).
No orkut, trata-se do pessoal, não do comercial... mas não há problemas em fazer negócios.
O mais interessante é que, embora a maioria dos entrevistados (41%) use o orkut por motivos pessoais e somente 3% usem o orkut com finalidades comerciais, é possível ver alguns anúncios contanto que eles estejam relacionados aos tópicos certos. Na verdade, 71% dos entrevistados não se importam em ver anúncios sobre descontos em suas lojas on-line favoritas.
Nós estamos escutando você.
Embora essa seja apenas parte dos resultados da pesquisa da Netbop, sempre queremos entender como você utiliza as nossas ferramentas (não só o orkut, mas todas elas) para que possamos continuar a aprimorá-las. Também queremos ter certeza de que a sua experiência com anúncios on-line o conecte com as marcas das quais você gosta e torne o tempo que você passa on-line divertido.
Por isso, mantenha-nos informados. Diga-nos o que você ama e se algum desses resultados o surpreendeu! Queremos que você saiba que estamos escutando. Para aqueles que queiram saber mais sobre as opções de publicidade on-line, visitem o blog do AdWords aqui.
Faça um bom proveito!