Postado por Brad Taylor, Software Engineer e "Spam Czar"
Quando os filtros do Gmail estão funcionando perfeitamente, ninguém fala conosco, os engenheiros de anti-spams. Mas, basta algo dar errado para que usuários, amigos e mesmo colegas do Google que usam o Gmail como seu e-mail corporativo para virem falar com a gente. E gostamos que seja assim mesmo. O spam não é algo que deve passar batido e ser aceito como um fato da vida. Nós "queremos" que as pessoas reclamem. É o único jeito de melhorar a situação.
Devido principalmente ao enorme feedback que temos, as coisas estão melhores. Estamos cada vez mais deixando os spams de fora da sua caixa de entrada, então, cada vez mais você pode usufruir do Gmail sem nem se dar conta de que o filtro de spam está lá, trabalhando. Não é muito diferente de dirigir um conversível numa estrada tranqüila e sem tráfego, sem nada para acabar com seu humor.
Bom, não estou dizendo que somos perfeitos, mas a boa nova é que parece que enfim os spammers estão se desencorajando. As tentativas de enviar spam para os usuários do Gmail têm diminuído ao longo do último ano, apresentando até mesmo certo declínio. Você nos ajuda quando clica no botão " Reportar spam" e com nossos esforços contínuos estamos conseguindo chegar a um mundo ideal para todos.
Apesar de nem querermos pensar em spams, as pessoas ficam naturalmente curiosas e nos perguntas coisas como "de onde vêm os spams?", "quem compra os produtos estranhos que eles oferecem?" e "como vocês pegam os spams?". No entanto, somos engenheiros e não polícia científica ou economistas. Portanto, só temos especulações para as duas primeiras perguntas, mas garantimos com autoridade que em relação a terceira temos a resposta: somos caçadores de spams!