Quando o seu "time de desenvolvedores" é composto por apenas uma ou duas pessoas, a proliferação de APIs o força a fazer escolhas difíceis, porque fica mais complicado trabalhar muito na linha "one-off".

Essa situação não é só ruim para os desenvolvedores como é desvantajosa para os consumidores também. Quando os desenvolvedores não podem dar conta do seu trabalho, nem fazer com que os aplicativos funcionem em uma dada rede social, os membros dessa rede saem perdendo também.

É por isso que estamos felizes em anunciar a OpenSocial, uma série de APIs que facilitarão a criação e hospedagem de aplicativos sociais na web. O Open Social permite que os desenvolvedores escrevam aplicativos que funcionarão em qualquer outro local que use as APIs da OpenSocial.

Isso é bom para os desenvolvedores porque facilita para eles a criação de aplicativos melhores para a web. Eles distribuem mais suas APIs, só que trabalham menos. Os websites agradecem, pois eles podem focar sua criatividade numa grande comunidade de desenvolvedores, ao invés de ficarem competindo entre si para ter atenção deles. E, por fim, é bom para os usuários, que ganham mais ferramentas. Membros da comunidade OpenSocial estão no mundo inteiro e incluem o MySpace, Engage.com, Friendster, hi5, Hyves, imeem, LinkedIn, Ning, Oracle, orkut, Plaxo, Salesforce.com, Six Apart, Tianji, Viadeo e o XING.

Recentemente, foi gratificante ver tantos parceiros fazendo parte do nosso primeiro CampFire One, um pequeno encontro entre desenvolvedores no Googleplex. Eles deram o que tinham de melhor para explicar porque apóiam uma web aberta e programável. Dessa forma, seguindo o espírito da sociabilidade, queremos compartilhar com vocês o vídeo que marcou este evento (em inglês).