O Blog do Google Brasil
Novidades sobre os produtos e a tecnologia do Google no Brasil e no mundo
Google News Initiative abre programa inédito para startups de jornalismo
20 fevereiro, 2020
Como parte do compromisso do Google News Initiative de ajudar o jornalismo a prosperar na era digital, lançamos hoje o Google News Initiative Startup Lab, um projeto pioneiro no Brasil e no Google para apoiar startups de notícias em seus estágios iniciais de desenvolvimento.
Essa iniciativa oferece um programa de imersão de 13 semanas no Google for Startups Campus, em São Paulo, para empreendedores comprometidos com o desenvolvimento de produtos de notícias inovadores que oferecem jornalismo de qualidade. O objetivo do GNI Startup Lab é contribuir para a aceleração do ecossistema de notícias no ambiente digital, especialmente em mercados emergentes. O programa foi organizado em parceria com o
Insper
, uma das mais prestigiadas escolas de negócios, economia e engenharia da América Latina, e o Google for Startups Campus, em São Paulo.
Durante o programa, as startups selecionadas receberão até US$ 20.000 (valor bruto) em financiamento e receberão mentoria, treinamento e workshops sobre tópicos como estratégia, produto, modelo de negócios, vendas e marketing, construção de comunidade e captação de recursos. No final do programa, cada startup terá a oportunidade de se apresentar em um Demo Day para potenciais investidores.
Os fundadores das startups também terão acesso aos recursos do campus do Google for Startups e contato exclusivo com especialistas do Google e do mercado que possam ajudá-los a criar estratégias digitais de sucesso.
Os candidatos podem se inscrever no programa de 20 de fevereiro a 8 de março de 2020 preenchendo o
formulário
disponível na página do programa:
goo.gle/gnistartuplab
.
Para este programa, o Google News Initiative procura startups jornalísticas com um produto funcional já lançado e ativo no momento da inscrição. As organizações devem ser incorporadas ou baseadas no Brasil.
Startups e organizações de notícias nativas digitais serão cada vez mais importantes para atender às necessidades de informações de comunidades em todo o mundo. Estamos empenhados em desenvolver uma melhor compreensão do que essas organizações em estágio inicial precisam para estar no caminho do sucesso - e esperamos compartilhar nossas descobertas com todo o ecossistema de notícias.
Datas relevantes:
Período de inscrição: 20 de fevereiro a 8 de março
Divulgação de startups selecionadas: 21 de março
Programa GNI Startup Lab: 6 de abril a 3 de julho
Postado por Fabiana Zanni, News Lab Lead, Brasil
Aproveite o melhor do carnaval com uma ajudinha do Google
18 fevereiro, 2020
A semana mais cheia de glitter do ano chegou! O Carnaval já é assunto entre os brasileiros: qual fantasia usar? Como chegar até o bloquinho? Qual o tema da escola de samba do coração? Para ajudar os fãs do Carnaval na época mais animada do ano, o Google vai focar no que realmente importa para quem ama a data: ajudar a curtir a festa, sem dor de cabeça. Prepare a fantasia e confira as novidades:
O que os brasileiros pesquisam sobre o Carnaval
O Google Trends preparou uma página especial com as principais curiosidades dos brasileiros sobre a época mais brilhante e alegre do ano. Descubra quais as escolas de samba e blocos mais buscados, as principais maquiagens, fantasias e dúvidas dos brasileiros sobre o Carnaval. Confira tudo
aqui
!
Não perca o endereço da folia
O Google Maps vai mapear os principais bloquinhos do Rio de Janeiro e de São Paulo, tanto em celulares Android quanto iOS. Além disso, o app enviará notificações para avisar, em tempo real, quais ruas estarão fechadas durante a festa no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Vai de transporte público? Ainda nessas cidades, o app vai mostrar as alterações nas linhas de ônibus. Depois disso tudo, não tem como ficar perdido ou se atrasar para o próximo bloquinho!
Você ainda pode usar o seu smartphone para saber tudo sobre a programação do carnaval de rua e escolher os seus blocos favoritos para curtir a festa. Neste ano, a novidade é que haverá uma maior cobertura do evento, contando com informações sobre mais de 3 mil blocos cadastrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Olinda, Belo Horizonte e Florianópolis. Para conferir os detalhes e já se programar, basta pedir “
Ok Google. Falar com Blocos de Rua
”.
Você também pode checar as últimas novidades do carnaval, diretamente no seu smartphone ou Nest Mini. Basta falar “Ok Google, ouvir notícias de entretenimento”.
Além disso, quando você busca
Carnaval
no Google Notícias ou segue o assunto tocando no ícone de estrela, nosso tópico interativo permite que você se atualize com as últimas notícias, planeje sua agenda com informações sobre as rotas e programação dos desfiles, e ainda te ajuda com dicas e truques de fantasias e maquiagem.
Curtindo as principais festas do país sem sair de casa
Se você é fã do Carnaval, mas não gosta de cair na folia, a Busca do Google te leva às principais festas do país com apenas um clique. A ferramenta de livestream vai mostrar cenas do evento em Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, é possível conferir as principais notícias e
tendências do que as pessoas estão buscando
direto de seu dispositivo móvel.
GIFs especiais
O Tenor, plataforma de GIFs do Google, também vai cair na folia! Confira páginas especiais de
Belo Horizonte
,
Recife
e do
UOL Entretenimento
, que vão deixar seus posts nas redes sociais com a cara do Carnaval.
Ok Google, bebeu água?
Assim como o povo brasileiro, o Google Assistente ama o carnaval e conta com interações divertidas para você já ir se aquecendo, inclusive com o samba-enredo do Assistente e GIFs temáticos. Confira algumas frases:
Você gosta de carnaval?
Bebeu água?
Quais são seus planos pro carnaval?
Você assiste aos desfiles das escolas de samba?
Crie um enredo de escola de samba
Crie um nome de bloco de carnaval
Me dá uma dica de fantasia pro carnaval?
E se o crush não me quiser?
Além de todas essas actions, neste carnaval, o Google Assistente também continua engajado no combate contra o assédio sexual, em parceria com a ONG Think Olga. Ao falar “OK Google, como reportar assédio sexual” para o Google Assistente, o celular vai trazer os contatos da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (180) e da polícia militar (190), além de indicar o site da Think Olga para mais informações sobre o tema.
Diversão para todos os gostos
A partir do dia 18 de fevereiro, você também poderá conferir a p
ágina dedicada para todo o conteúdo de carnaval do Google Play
, com aplicativos para todos os gostos: desde os amantes da festa mais colorida do ano até os que preferem passar o feriado no sossego de casa. Confira nossa seleção:
Tiktok
: com stickers especiais de carnaval e uma promoção com a Ivete Sangalo
Happn
: para encontrar seu amor de carnaval
Globoplay
: cobertura dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro
Para os jogos, destacamos 9 jogos, que terão atualização e ofertas para o carnaval. Entre os destaques estão
Garena Free Fire
,
Clash Royale
e
Tennis Clash
.
Publicado pelo Time de Comunicação do Google Brasil
Uma atualização sobre o Google Station
17 fevereiro, 2020
A missão do Google é a mesma de quando fomos fundados há 20 anos: tornar a internet acessível e útil para todos. Por meio da iniciativa Next Billion Users, que busca soluções técnicas para melhorar e ajudar a vida dos nossos usuários, criamos aplicativos mais leves (
YouTube Go
,
Google Go
e mais), recursos off-line (como o YouTube e Maps Off-line) e plataformas como o
Android Go
, que permitiu a disponibilização de smartphones de baixo custo para os consumidores.
O Google Station faz parte desses esforços. Desde o lançamento na Índia, em 2015, firmamos parcerias com empresas de telecomunicações, provedores de serviços de internet e autoridades locais para fornecer Wi-Fi rápido e gratuito em espaços públicos. O Station alcançou milhões de usuários em nove países, incluindo o Brasil, que recebeu o programa em 2019.
Nos últimos anos, porém, os desafios impostos por diversos requisitos técnicos nos diferentes países tornaram difícil a nossa missão de escalar e tornar o projeto sustentável, especialmente, para nossos parceiros. Além disso, o ecossistema evoluiu como um todo, oferecendo várias oportunidades de acesso e com custos menores.
Em função disso, tomamos a decisão de interromper o programa Google Station globalmente, de maneira gradual, durante 2020. Estamos trabalhando com nossos parceiros brasileiros em um plano de transição do serviço e continuaremos dando suporte a eles e aos usuários até o fim do ano.
Mantemos nosso compromisso de ajudar o próximo bilhão de usuários, fazendo a internet funcionar para todos, construindo aplicativos e serviços relevantes e úteis, fornecendo treinamento em habilidades digitais e criando plataformas que capacitam desenvolvedores e usuários no mundo todo. Seguiremos com nossa missão de ajudar os brasileiros a se conectar e prosperar com a internet.
Postado pelo time de parceiras de Next Billion Users
Dia da Internet Segura 2020: por um uso mais seguro e consciente da web
11 fevereiro, 2020
Há mais de 20 anos, diferentes países do mundo reservam um dia no mês de fevereiro para celebrar a importância de termos uma Internet mais segura para todos. No Google, o
Dia da Internet Segura
é um momento ideal para reforçarmos nosso compromisso com a proteção da nossa comunidade de usuários e lembrar a cada um deles que todo dia é dia de zelar por segurança.
Que tal começar aproveitando a data para fazer a
Verificação de Segurança
da sua conta, conferir as
dicas de Segurança do Google
, conhecer o
Gerenciador de senhas
e o
Family Link
, se jogar no
Teste de Phishing
, ou até envolver-se no nosso
Programa de Proteção Avançada
?
Além disso, também temos uma novidade para este ano. No Brasil, agora contamos com um material novinho em folha voltado para pais,professores e educadores que querem que seu filho, sua filha, aluno e aluna também
Seja Incrível Na Internet
.
O programa foi desenhado para preparar crianças e adolescentes para usar a Internet de modo consciente e seguro, ensinando fundamentos sobre como compartilhar conteúdo de modo responsável, como não cair em armadilhas, como proteger suas informações, como denunciar práticas negativas e sobre como serem, eles mesmos, uma presença positiva na Internet.
Nesta edição atualizada, o programa conta agora em português com um novo
Currículo para Professores
, com diversas
atividades
que podem ser usadas livremente em salas de aula; bem como um
Guia para a Família
, com
dicas Incríveis
de como garantir o
bem-estar digital
e incorporar bons hábitos na vida cotidiana, incluindo formas de identificar sites confiáveis, ou ainda informações intencionalmente falsas.
Quem quiser aprender brincando, pode ainda se divertir com o jogo
Interland
, que oferece atividades desafiadoras em meio a lições de segurança digital.
Pais e professores: enfrentando desafios
Garantir que todas as pessoas possam explorar ao máximo a Internet em todo seu potencial e com segurança é uma preocupação do Google como empresa. Segundo dados de pesquisa que o Google faz anualmente, esse cuidado também é compartilhado por
pais
e
professores
.
O acesso a conteúdo inadequado pelas crianças na internet é o principal motivo de atenção apontado por 55% dos pais e responsáveis no Brasil. Eles se preocupam em saber o que fazer caso a criança se depare com algo inadequado ou algo que a faça sentir-se constrangida no ambiente on-line.
Os professores, por sua vez, entendem privacidade e segurança como o tema de maior importância a ser trabalhado em sala de aula, além de cyberbullying e conteúdo impróprio. A maioria dos docentes (63%) diz que segurança e cidadania digital já faz parte do currículo da escola em que atuam, e 83% acreditam que o tema deveria ser melhor discutido também pelas famílias em casa.
Pesquisa Segurança On-line & Pais
Pesquisa Segurança On-line & Professores
5 dicas práticas para você
No Dia da Internet Segura, esperamos contribuir para que todos possam fazer um uso mais seguro e consciente da internet e das nossas plataformas. O YouTube, por exemplo, conta com uma audiência global de mais de 2 bilhões de usuários todos os meses, criando e consumindo conteúdos que educam, divertem e inspiram. Por isso, pensando no bem-estar dessa comunidade, preparamos uma lista com dicas e informações úteis para você navegar pela internet com mais confiança. Confira:
1. Entenda mais sobre os conteúdos disponíveis no YouTube
Trabalhamos duro para manter a comunidade em segurança e, para isso, temos
diretrizes
que explicam o que permitimos e o que não permitimos no YouTube. A maior parte do que removemos é
detectada pela primeira vez por máquinas
, o que significa que nós revisamos e removemos conteúdo inadequado antes que você o veja. Mas como nenhum sistema é perfeito, caso se depare com algo que não deveria estar no YouTube, você pode
denunciar esse conteúdo
e nosso time será acionado para revisá-lo o mais rápido possível. Dá para acompanhar cada caso no seu
histórico de denúncias
.
2. Saiba mais sobre quais dados coletamos e como atualizar suas configurações de privacidade
Confira
Seus dados no YouTube
para navegar ou excluir sua atividade do YouTube e saiba mais sobre como usamos dados. Suas configurações de privacidade do YouTube incluem o gerenciamento dos seus históricos de pesquisa e exibição. Se preferir uma navegação mais privada, você pode usar o
modo anônimo
no aplicativo do YouTube ou no Chrome pelo computador.
Você também pode fazer o
Check-up de Privacidade
e seguir o passo a passo pelas principais configurações de privacidade. No YouTube, você pode fazer facilmente uma pausa no seu
Histórico
ou excluir automaticamente os dados que podem ser usados para suas recomendações.
3. Verifique suas configurações de segurança e mantenha suas senhas a salvo
Acesse a
Verificação de Segurança
para obter recomendações personalizadas para ajudar a proteger seus dados e dispositivos. Nela,e você pode gerenciar quais aplicativos de terceiros têm acesso aos dados da sua conta e também realizar o
Check-up de Senha
, no qual você descobre se alguma das suas senhas é fraca e como alterá-la. Além disso, você pode acessar o
Gerenciador de Senhas
na sua Conta do Google para ajudar a lembrar e armazenar com segurança senhas fortes para todas as suas contas online.
4. Saiba mais sobre como anúncios funcionam e controle quais você vê no YouTube
No Google,
não vendemos suas informações pessoais a ninguém
. Oferecemos transparência e damos poder de escolha e controle de como suas informações são usadas nas nossas plataformas. Se você está curioso sobre por que está vendo uma publicidade, você pode clicar em
Por que este anúncio
para obter mais informações. Se você não acha mais um anúncio relevante, é possível
bloqueá-lo
. E você sempre pode controlar os tipos de anúncio que vê ou desativar a personalização a qualquer momento nas suas
configurações
.
5. Experimente o YouTube Kids, construído com controle parental
Recomendamos que os pais usem o
YouTube Kids
se planejam permitir que crianças menores de 13 anos assistam vídeos de forma independente na plataforma. O YouTube Kids é um aplicativo separado, com vídeos voltados para a família e com controle dos pais. O aplicativo permite que os responsáveis escolham qual a experiência certa para seus filhos, como qual conteúdo ficará disponível, por quanto tempo as crianças podem usar o aplicativo e
muito mais
.
Para saber mais sobre segurança e privacidade, confira a nossa playlist com dicas de segurança no YouTube e visite a
Central de Segurança
do Google.
Rafaela Nicolazzi, analista sênior de Relações Governamentais & Políticas Públicas do Google Brasil
Google Maps: que venham os próximos 15 anos!
06 fevereiro, 2020
Nos dias de hoje, temos uma quantidade imensa de informação na palma da mão – e nem pensamos mais nisso, parece que a vida sempre foi assim. Mas, não faz muito tempo que a gente usava mapas de papel na hora de viajar ou tentava manter as mãos no volante e acompanhar as instruções no papel ao mesmo tempo. Naquela época nem tão distante, era impossível saber se o trânsito estava bom ou ruim ou descobrir de antemão se havia um restaurante para comer no meio do caminho. Há 15 anos o Google Maps surgiu com a ambiciosa missão de mapear o mundo.
Lembro da primeira vez que vi as versões iniciais do Maps: fiquei impressionada com a facilidade de navegar, de aproximar a imagem e procurar qualquer coisa no planeta. Uma das minhas primeiras memórias de trabalhar com o Maps é de um integrante da equipe de experiência do usuário, responsável por deixar os produtos do Google cada vez mais úteis e fáceis de usar. No mundo pré-smartphones, uma das maiores preocupações que a gente tinha era colocar o botão de “imprimir” num lugar claro e acessível, para que as pessoas pudessem imprimir o mapa e levar consigo no caminho.
Nem é preciso dizer que, de lá para cá, muita coisa mudou. O Google Maps já mapeou mais de 220 países, com informações sobre 200 milhões de lugares e estabelecimentos comerciais e ajuda bilhões de pessoas a ir de um ponto a outro, confiantes nas instruções fornecidas. No início, nosso objetivo era responder a uma pergunta básica: “como é que eu vou daqui pra lá?” Com o passar dos anos, porém, nosso objetivo ficou mais amplo – não apenas ajudar o usuário a circular, mas também descobrir lugares legais para ir e coisas para fazer quando chega ao destino com a ajuda do nosso mapa. Esta semana estamos comemorando o aniversário do Google Maps e aproveitamos para refletir sobre essa definição bem mais ampla do que um mapa é capaz de oferecer. De agora em diante, nossa meta é aproveitar os benefícios do Machine Learning para enriquecer ainda mais essa experiência.
Navegar pelo mundo: de instruções simples ao Live View
Há 15 anos, a possibilidade de imprimir orientações para chegar a um local era uma novidade supermoderna – e a ideia de que, um dia, o usuário poderia ver orientações detalhadas, com todas as etapas e curvas do caminho, numa tela de celular dentro do carro, era encarada como uma revolução. O Google foi o primeiro a oferecer navegação com instruções a cada curva na tela do celular, em 2009. Desde então, acrescentamos orientações para quem está a pé, de bicicleta, moto e outras alternativas. Esses avanços ajudam o usuário em todos os percursos, não importa o meio de transporte. Cada vez mais, as pessoas utilizam diferentes formas de se locomover num único percurso: caminham até a estação de trem, pegam o trem e, depois, uma bicicleta compartilhada para o trecho final, por exemplo. Diante disso, um dos grandes desafios à nossa frente é reunir todas as opções de chegar ao destino e prever o horário de chegada (ETA, na sigla em inglês), oferecendo uma experiência ainda melhor no Maps.
Mas essas instruções não bastam. O Maps também ajuda os usuários a chegar mais rápido e com mais conforto ao destino. Para isso, oferece informações importantes, em tempo real: alertas de trânsito,
previsões do movimento de passageiros em linhas de ônibus
,
pontos para alugar e devolver bicicletas compartilhadas (e se há bicicletas disponíveis)
. Além disso, tecnologias como realidade aumentada (RA) deixam o mapa mais vivo. Em 2019, lançamos o recurso Live View, que mistura RA, inteligência artificial (IA) e a câmera do celular para mostrar as instruções do percurso “por cima” das imagens do mundo real no entorno do usuário. Esse recurso resolve um problema clássico: a pessoa sai caminhando pela rua e, só depois de alguns metros, se dá conta de que estava indo na direção errada (comigo acontecia sempre!).
Depois que você chega ao seu destino, o Maps te ajuda a explorá-lo
O Google sempre acreditou que um mapa é bem mais do que grandes massas de terra e oceanos ou que uma cidade vai além de uma trama de ruas e avenidas. Afinal de contas, eu gosto da minha cidade porque ela tem um lugar com um brunch vegetariano incrível, um pet shop que meu cachorro adora e uma pizzaria com pebolim para entreter meus filhos enquanto a gente espera a mesa. Resumindo: para ser verdadeiramente útil, um mapa deve refletir todas essas características locais e ajudar o usuário a encontrar lugares e experiências que se encaixem no perfil da pessoa. Nos últimos anos, o Maps vem trabalhando com afinco para criar esse tipo de experiência.
Até pouco tempo, quem quisesse comer uma fatia de pizza, iria receber uma lista de vinte pizzarias próximas. (E há beeeeem mais tempo, a pessoa precisava fazer a pesquisa num computador de mesa para obter a mesma lista ou simplesmente sair pela rua e farejar o cheirinho de queijo derretido!). Hoje o Maps ajuda o usuário a encontrar todas as pizzarias próximas, saber se estão abertas, se naquele horário costuma ter lista de espera e qual delas tem a melhor marguerita. Depois de fazer a escolha, também é possível reservar uma mesa ou telefonar para o restaurante.
Para oferecer esse serviço em grande escala, é preciso entender profundamente os estabelecimentos comerciais e diferentes lugares. Para isso, nossa comunidade ativa de usuários é fundamental. Todos os dias, as pessoas contribuem com mais de vinte milhões de “pedaços” de conteúdo, como fotos, críticas, comentários e notas para os locais. Essas contribuições constantes deixam nossos mapas mais ricos e úteis para todos os usuários, além de acrescentar informações interessantes como pratos mais pedidos em restaurantes, ruas fechadas para obras e rotas acessíveis para cadeirantes. Estamos trabalhando para que seja ainda mais fácil realizar tarefas em diferentes lugares usando Maps – desde encontrar um estúdio de ioga até marcar uma aula.
A tecnologia impulsiona o futuro do Maps
O mundo muda o tempo todo. Novas ruas são abertas, rotas de ônibus são alteradas e desastres naturais interrompem passagens. Justamente por isso, os mapas precisam ser atuais, abrangentes e precisos. Grandes avanços na inteligência artificial mudaram nossa forma de fazer mapas e permitiram criar um produto de alta qualidade, com informações locais de milhares pontos do planeta.
Um exemplo: trabalhamos com a equipe de operações de dados para rastrear manualmente formatos comuns de construções e prédios e, em seguida, ensinamos nossos modelos de machine learning a reconhecer as extremidades e os formatos dessas construções. Graças a essa técnica, só em 2019, mapeamos a mesma quantidade de edifícios do que havíamos mapeado nos dez anos anteriores. O machine learning também ajuda a reconhecer a numeração nas construções, quando ela está escrita à mão (daquele tipo que o motorista tem dificuldade de enxergar quando passa na frente do local, de carro). Esse recurso é mais importante em lugares onde não há numeração formal ou placas com nomes de ruas. Só em Lagos, na Nigéria, as máquinas ajudaram o Maps a acrescentar 20 mil nomes de ruas, 50 mil endereços e 100 mil estabelecimentos comerciais. Assim, o mapa fica mais rico e exato, refletindo a diversidade do comércio local numa área que, até então, não contava com informações detalhadas.
O mapa dos próximos 15 anos
Além de comemorar 15 anos de existência, já estamos de olho nos próximos 15. Por isso,
lançamos novidades
que incluem um novo visual para o aplicativo Maps e mais informações sobre trânsito. O ícone do Maps também foi repaginado para refletir essa nova etapa da nossa jornada.
Quando decidimos mapear o mundo, sabíamos que seria um grande desafio. 15 anos depois do início, ainda me impressiono com a dimensão da tarefa. Ela exige criar e organizar nossa compreensão de tudo o que é preciso saber sobre o mundo físico e, depois, levar essas informações às pessoas de um jeito que ajude todas a circular, explorar e fazer tarefas no mundo real – um mundo cheio de detalhes e mudanças constantes. Nosso trabalho precisa refletir essa riqueza e, por isso, o Maps vai continuar melhorando sempre.
Postado por: Jen Fitzpatrick, vice-presidente sênior de Google Maps
Google Maps completa 15 anos! Celebre com um novo visual e mais recursos
06 fevereiro, 2020
Em 2005, decidimos mapear o mundo inteiro. De lá pra cá, ampliamos as fronteiras do que um mapa é capaz de fazer: ajudar a ir sem problemas do ponto A para o ponto B, explorar o planeta e até realizar tarefas. Mais de um bilhão de pessoas usa o Google Maps para ver e conhecer o mundo. Para comemorar o 15º aniversário do Maps, anunciamos hoje um novo visual e novidades que são fruto direto dos comentários que recebemos de vocês.
Visual novo, de dentro pra fora
A partir de hoje o aplicativo Google Maps para Android e iOS vai aparecer de cara nova. Tudo o que você precisa vai estar a um clique de distância, ou acessível em abas simples de usar: Explorar, Dia a Dia, Salvos, Contribuir e Novidades.
Explorar: Quer achar um lugar próximo para almoçar, ouvir música ao vivo ou jogar pinball? A aba Explorar traz informações, classificações, opiniões de usuários e muito mais sobre 200 milhões de lugares no mundo todo, tais como restaurantes, atrações e marcos históricos.
Dia a Dia:
Não importa se vai ser de carro ou transporte público: com a aba Circular você tem certeza de que pegou o melhor caminho. Marque seu percurso diário de casa para o trabalho e receba informações em tempo real sobre o trânsito, a duração do percurso e sugestões de rotas alternativas.
Salvos:
Os usuários do Maps já salvaram mais de 6,5 bilhões de lugares no Google – desde uma padaria nova que abriu ali na esquina até um restaurante estrelado para conhecer nas próximas férias. Agora já é possível encontrar e organizar esses locais numa única aba, de um jeito super conveniente. A aba Salvos permite ver as suas escolhas, encontrar lugares, organizar uma viagem e até compartilhar recomendações de locais onde você esteve.
Contribuir:
A cada ano, centenas de milhões de pessoas colaboram com informações que ajudam a manter o Google Maps atualizado. Nessa nova aba, dá para contribuir com conhecimentos sobre determinada região, como detalhes sobre ruas e endereços, pontos que faltam no mapa, comentários sobre estabelecimentos comerciais e fotos. Todas as contribuições são importantes para ajudar mais gente a conhecer novos lugares e decidir o que fazer.
Novidades:
A nova aba Atualizações oferece um feed de lugares imperdíveis ou que estão em alta, criado com base em informações de conhecedores da área ou de publicações respeitadas como
The Infatuation
. Além de descobrir, salvar e compartilhar recomendações com a sua rede de conhecidos, é possível fazer perguntas e pedir informações direto aos estabelecimentos comerciais do mapa.
Com as cinco abas novas fica ainda mais fácil acessar tudo o que o usuário precisa no Google Maps
Também atualizamos o visual do Google Maps, que ganhou um novo ícone – mais adequado à revolução representada por essa ferramenta que é um mapa do mundo. O novo símbolo foi inspirado numa peça fundamental do Google Maps, que existe desde o primeiro dia: o alfinete que mostra um lugar na tela. Ele representa a transição ao longo da vida do Maps, de apenas levar o usuário até um destino a ser um serviço mais completo, que ajuda a descobrir e conhecer lugares novos.
E como a gente não resiste a uma boa festa, fique de olho: vem aí um ícone de carro com tema festivo, que estará disponível por período limitado para navegação com o Google Maps.
Fique de olho no novo ícone do Google Maps no seu celular e no navegador!
Feito para andar por aí
O Google Maps está sempre evoluindo com o objetivo de ajudar o usuário a circular – não importa o veículo. O novo recurso de trânsito mantém o usuário informado na hora de usar transporte público.
No ano passado,
apresentamos
as previsões de horários de pico, que ajudam a saber se o ônibus, trem ou metrô vai estar cheio, com base em informações sobre viagens anteriores. Para ajudar a planejar ainda melhor o horário, estamos acrescentando novas informações sobre rotas a partir de dados compartilhados por outras pessoas. Com isso, em breve será possível ver detalhes importantes, tais como:
Temperatura:
Saiba de antemão se outros usuários daquele transporte acharam a temperatura alta ou baixa.
Acessibilidade:
Para usuários com necessidades especiais, será possível identificar linhas de transporte público com equipe preparada para prestar assistência, entradas, cadeiras e botões de parada acessíveis ou telas de LED com alta visibilidade.
Vagão feminino:
Descubra se existe um vagão ou trecho da composição exclusivo para mulheres, estabelecido pela legislação.
Segurança a bordo:
Confira se aquele meio de transporte tem algum sistema de vigilância – um guarda, câmeras de segurança ou telefone disponível para pedir ajuda se necessário.
Número de vagões disponíveis (válido apenas no Japão):
escolha a rota com base no número de vagões da composição, aumentando a possibilidade de viajar sentado.
Essas informações úteis são fornecidas por quem já fez o percurso antes, e vão aparecer ao lado das rotas de transporte público disponíveis para determinado trecho. Você também pode ajudar outras pessoas: basta responder a uma rápida pesquisa do Google Maps sobre suas viagens mais recentes. Esse recurso começa a ser lançado globalmente em março, e a disponibilidade vai depender do departamento ou secretaria municipal de transportes.
Novas informações sobre viagens ajudam a decidir qual a melhor rota para cada percurso
Senso de orientação
Também em 2019 o Google
apresentou
o Live View, que ajuda a saber, de forma rápida e fácil, qual a direção correta para seguir a pé. O Live View reúne fotos reais do Street View, aprendizado de máquinas e sensores de celulares, e assim mostra imagens de onde você está, com as setas exibidas em realidade aumentada.
Ao longo dos próximos meses, vamos ampliar o Live View e testar novos recursos para ajudar ainda mais na hora de procurar lugares. Será possível saber qual a distância e para que lado fica o seu destino.
Em breve, o Live View vai oferecer novas maneiras de orientar o usuário para ir na direção certa
Agradecemos a todos que confiaram no nosso trabalho e vieram com a gente nessa jornada de 15 anos. Estamos animados para caminhar juntos pelos próximos 15!
Publicado por Dane Glasgow, VP de Produto do Google Maps
Code Jam to I/O for Women: Inscrições abertas para desafio de programação voltado a mulheres
06 fevereiro, 2020
Kitty O'Brien Joyner? Ada Lovelace? Já ouviu falar nesses nomes? Se não, prepare-se para conhecer suas histórias. Kitty O'Brien Joyner foi a primeira engenheira a pôr os pés na NASA em 1958. Ada Lovelace é a mulher que entrou para a história como a primeira programadora. Embora sejam de períodos diferentes da história, essas duas mulheres tinham algo em comum: ambas acreditavam em seu talento e o colocaram a serviço do mundo.
Quando se une criatividade e paixão coisas incríveis acontecem. Nos tempos atuais, não há fronteiras ou limites que possam frear o ímpeto das ideias. Alinhado ao nosso compromisso de criar soluções para todos promovendo ciência, tecnologia e engenharia, o Google lança uma nova edição do
Code Jam to I/O for Women
. O evento reúne mulheres, estudantes e profissionais de diferentes partes do mundo para resolver desafios algorítmicos complexos em uma competição de programação num período de duas horas e meia.
Nesse concurso, as mulheres que ficarem entre as 150 primeiras colocadas receberão um ingresso para a conferência de desenvolvedores mais importante do Google, o
I/O 2020
, que acontece de 12 a 14 de maio, em Mountain View, nos EUA. Lá, elas terão acesso a todas as novidades envolvendo as infinitas possibilidades do mundo dos códigos.
Em 2019, as mulheres da América Latina responderam por 183 das inscrições no nosso desafio; dessas, 74 eram brasileiras. Na história do Code Jam to I/O for Women, Sabemos, no entanto, que neste ano esses números podem ser muito maiores, pois a região é cheia de talentos e milhares de mulheres que podem deixar sua marca na história. Inscreva-se
aqui
.
Publicado por: Susana Pabón, Gerente de Comunicações Corporativas, Google Latam
Categorias
#carnaval
#copabr
#DáUmGoogle #YearinSearch #YearinSearchBrasil
#gddbr
#gonegoogle
#GoogleArts&Culture #Vermeer
#googleatrio20
#GoogleforBrazil
#hangoutsdenatal
#hangoutSPFW
#MaesCriadoras
#marcocivil
#ViladoPapaiNoel
+1
10 anos de Chrome; Chrome; Novo Chrome
10 anos de Google
20 anos de Google
20 anos do Google; Google 20 anos; Google; Aniversário do Google
admin
AdMob
adsense
adwords
AI
ajuda
Amazon
amazonas
Amazônia
America Latina
América Latina
Android
Android Go
aniversário
aplicativo
apps
art project
arte urbana
arte urbana contemporânea
artificial intelligence
artistas
Bach
blogger
bolsa
brazil elections
busca
busca 2017
busca do ano
buzz
caffeine
Campus São Paulo
Carnaval
celular
ceu
Change the Game
China
chrome
chromebook
chuvas
Cidadania Digital
cinejoia
cloud computing
colorpluscity
compartilhamento
comunidades
conecte
Conta do Google
conversas agrupadas
copa do mundo
COVID19
Creators for Change
Cresça com o Google
CriandoOrgulho
Cultural Institute
cultural institute; berlim; muro
currents
curso
dados móveis
data center
datally
desenvolvedores
design
detona ralph
Developer Bus
developer day
Dia da Internet Segura
dia da privacidade de dados; privacidade
Dia Internacional da Mulher
doação
docs
Doodle
doodle4google
drive
Earth
Ecad
educação
elections
eleições
email
empreendedor
férias
fifa
Files
filmes
FLIP
Frida Kahlo Google Arts & Culture
gdd
geo
gmail
GNI
Google
Google Allo
google apps
Google Apps para empresas
Google Arts & Culture
Google Assistente
Google Business Internship
Google Cloud
Google Docs
google earth
google earth solidário
Google Earth Timelapse
google for education
google green
google io
google mapas
google maps
Google news
google notícias
google pay
Google Play
Google Press Summit
Google Science Fair
Google translator
Google Trends; Eleições; Eleições 2018
google trips
google.org
Google+
gps
graffiti
Grand Canyon
hackathon
hangouts
hiroshima
histórico
horário de pico
IA
IE8
impacto econômico
índice
inteligência artificial
International Women's Day
internet
internet aberta
iphone
jardim zoológico
jornalismo
labs
LARA
LARA 2019
Latin America Research Awards
Latitude
leilão
lemann
liberdade
liberdade de expressão
livros
localização
machine learning
mãe
mapas
maps
marimoon
musica
My Account
nagasaki
natal
navegador
NBU
negócio
neutralidade de rede
next billion users
NextUp
notícia
nova escola
novo
oceano
offline
onebox
orkut
orquestra sinfônica
pagamento
painel do conhecimento
pesquisa
pesquisa 2017
pesquisa de lugar
pesquisa do ano
pesquisa por voz
places
Playtime
pré-visualizações
Primer
privacidade
produtividade
Programa Proteção Avançada
rafael cortez
retrospectiva
revista veja
Rewind
rio
Safer Internet Day
Search
segurança
serviços geoespaciais
Sketchup
street view
surui
tecnologia na escola
termos de serviço
thinkinfinite
Timelapse
traductor
tradutor
Transparency Report
treinamentos
trips
tv
universidades
viagem
Video
voice search
voz
wallace and gromit
WAN-IFRA
WAP
waze
web analytics
web store
webmaster
webmasters
windows
year in search
YouTube
YouTube Coachella
YouTube Go
YouTube Kids
YouTube NextUp
YouTube Space
YouTube Space Rio
YouTube symphony
zeca baleiro
zeitgeist 2011
zeitgeist 2012
Arquivo
2022
fev.
jan.
2021
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2020
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2019
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2018
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2017
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2016
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2015
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2014
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2013
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2012
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2011
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2010
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2009
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
2008
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2007
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2006
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
Feed
Follow @googlebrasil