Arte e cultura portuguesa chegam ao Google Arts & Culture
15 janeiro, 2019
Os icônicos azulejos, a história da rainha póstuma Inês de Castro, os quadros renascentistas e os lugares que o poeta Luís Vaz de Camões visitou foram digitalizados e lançados no Google Arts & Culture no projeto Portugal: Arte e Patrimônio. Em parceria com o Ministério da Cultura de Portugal e da Direção-Geral do Patrimônio Cultural, 22 instituições contam a história do país e colocam a um clique de distância grande parte do conteúdo cultural português.
Museu Nacional do Azulejo - Grande panorama de Lisboa, por Gabriel del Barco, 1700
Nas mais de 80 mostras digitais, entre exposições e tours virtuais, você pode fazer um tour virtual no Google Earth pelos olhos de Fernando Pessoa e conhecer os lugares que o inspiraram. Há mais de mil obras capturadas em Art Camera do Google, tecnologia que captura as imagens em super alta resolução para permitir que você navegue por cada detalhe de uma obra de arte -- e descubra detalhes que poderiam passar despercebidos a olho nu.
Museu Nacional de Arqueologia - Painel Mosaico das 9 Musas, c. Século IV dC - Período Romano, autor desconhecido
O Google Arts & Culture faz parte de muitas salas de aula e, nesta coleção, os parceiros portugueses abrem um novo caminho, além dos livros de história, para aprender mais sobre os nomes que marcaram a história do país por meio da arte, da arquitetura às princesas e poetas.
As coleções de Portugal: Arte e Património estão disponíveis no site e no aplicativo do Google Arts & Culture.
Postado por Liudmila Kobyakova, gerente de produto do Cultural Institute