Ao longo dos últimos anos, nossos Doodles celebraram conquistas de mulheres em campos como
ciência,
direitos civis,
jornalismo,
esportes,
artes e
tecnologia. É sempre uma honra homenagear mulheres que mudaram o curso da história, muitas vezes tendo que superar obstáculos inimagináveis. Mas neste
Dia Internacional da Mulher, nós queremos celebrar as mulheres que vão merecer um Doodle no futuro. Por isso, pegamos nossas câmeras e lápis, e visitamos 13 países onde pedimos para 337 mulheres completarem a frase “Um dia eu vou…”. E isso foi o que elas responderam:
Nosso vídeo-Doodle foi criado por três mulheres da nossa equipe de Doodles (Liat Ben-Rafael, Lydia Nichols e Helene Leroux) e tem música de Merrill Garbus (tUnE-yArDs).
De crianças a avós, mulheres de São Francisco, Rio de Janeiro, Cidade do México, Lagos, Moscou, Cairo, Berlim, Londres, Paris, Jakarta, Bagkok, Nova Délhi e Tóquio brilharam no quesito personalidade. Cada nova cidade trouxe mais “Um dia eu vou”, mais dança, mais abraços, mais sorrisos. As aspirações que ouvimos foram tão variadas quanto as meninas e mulheres que as compartilharam, desde os sonhos mais pessoais (nadar com porcos nas Bahamas) aos mais globais (dar voz a quem não pode falar), com um pouco de tudo no meio. Quando acabamos, descobrimos que o nosso próprio “Um dia eu vou” tinha crescido e enriquecido, inspirado pelas mulheres que conhecemos.
Até mulheres que já são bem sucedidas ainda sonham. Jane Goodall compartilhou seu desejo de um dia conversar sobre o meio ambiente com o Papa, enquanto a vencedora do Nobel, Malala Yousafzai, e a ativista Muzoon Almellehan continuam a trabalhar sem medo pela busca de um futuro no qual toda menina pode frequentar a escola.
|
Na maioria das cidades, trabalhamos com equipes formadas apenas por mulheres para ajudar a criar um clima de celebração e encorajamento. Para ver mais sobre todas as nossas locações, veja os vídeos de cada cidade em g.co/iwd |
Nem sempre é fácil colocar em palavras o que nós queremos conquistar. Quando pedimos que essas mulheres e meninas nas ruas articulassem suas aspirações, muitas vezes elas tinham que parar e pensar por uns minutos. E suas respostas foram detalhadas ou vagas, concretas ou abstratas, engraçadas ou acolhedoras. Foi inspirador vê-las tirar um tempinho dos seus dias para sonhar.
Agora é a sua vez. Compartilhe suas aspirações com
#UmDiaEuVou e fique um passo mais próxima de onde você quer chegar. Nunca se sabe, você até pode ser tema de um Doodle um dia…
Postado por Lydia Nichols e Liat Ben-Rafael, Doodle Team