Pense em maneiras para manter sua casa segura. Você começa com uma base forte - fundação em solo firme, trancas, janelas, portas e portões resistentes. Em seguida, você pode adicionar camadas extras de segurança, como alarmes e câmeras de vídeo. Essas ferramentas podem contar com um time de suporte trabalhando nos bastidores para torná-las ainda mais poderosas. Todos esses recursos permanecem invisíveis até o momento em que você precisa deles.
Nós adotamos uma abordagem similar no modo como implementamos as melhorias de segurança no Android. Como parte da fundação, construímos salvaguardas como o recurso sandboxing, que confina o app em uma área isolada dentro do sistema operacional minimizando sua capacidade de danificar outras partes do seu celular. Assim como em sua casa, o Google também oferece uma “camada extra de serviços de segurança” (algo equivalente aos alarmes residenciais que enviam alertas para proprietários) na maioria dos celulares e tablets Android. Esta camada é reforçada e aperfeiçoada constantemente para proteger ainda mais seus dispositivos Android e isto acontece sem qualquer custo adicional.
A Verificação de Aplicativos, que já protege as pessoas quando elas instalam aplicativos fora da loja Google Play, foi ampliada. Agora, a ferramenta também irá checar os dispositivos a todo momento para assegurar que os aplicativos estejam se comportando de uma maneira segura, mesmo após a instalação. No ano passado, a Verificação de Aplicativos foi utilizada mais de 4 bilhões de vezes para checar apps no momento da instalação. A nova versão do recurso vai ampliar ainda mais a proteção, usando um poderoso software de scaneamento Android, desenvolvido pelos times de segurança do Android e do Safe Browsing.
Como aplicativos potencialmente perigosos são muito raros, a maioria das pessoas nunca receberá um alerta ou qualquer outra indicação de que conta com uma camada adicional de proteção. É possível, entretanto, que um pequeno número de pessoas receba os avisos (que serão similares aos alertas de verificação de apps já existentes) como resultado desta nova funcionalidade. Na verdade, pouquíssimas pessoas recebem mensagens de alerta. Além disso, observamos que menos de 0,18% das instalações no ano passado aconteceram após alguém ter recebido um aviso de que o app era potencialmente perigoso.
Ainda que o risco seja mínimo, estamos comprometidos em assegurar que as melhores proteções de segurança existentes estejam disponíveis para todos os usuários Android. Isto inclui proteções baseadas em serviços, como a Verificação de Aplicativos, e os recursos de segurança que compõem a própria plataforma.