O Blog do Google Brasil
Novidades sobre os produtos e a tecnologia do Google no Brasil e no mundo
A comunicação ultrapassa fronteiras com o Gmail
22 maio, 2009
Conforme usamos cada vez mais os serviços de e-mail no nosso dia-a-dia (inclusive para enviar convites para festas, compartilhar fotos e entrar em contato com velhos amigos), as nossas redes de e-mail crescem em tamanho e em capacidade de alcance. É possível que às vezes você receba e-mails escritos em idiomas que você não fala. Como estamos sempre procurando novas formas de ajudar as pessoas a se comunicarem, levamos algum tempo tentando descobrir como quebrar as barreiras linguísticas.
Hoje, temos a satisfação de anunciar a integração da
tecnologia de tradução automática
do Google diretamente no Gmail. Este recurso experimental do Gmail Labs é um grande passo na direção certa: se todos os participantes de uma conversa estiverem usando o Gmail, essa conversa poderá ser traduzida para diversos idiomas e cada participante poderá ler as mensagens no idioma que preferir. (Nós usamos
a mesma tecnologia
para suportar traduções em tempo real no Gmail chat.
A ferramenta Tradução de mensagens está disponível no Gmail Labs, nossa área de teste de recursos experimentais (você pode encontrá-la clicando em Configurações e, em seguida, em Labs). Uma vez habilitado o recurso, o Gmail ajudará você a traduzir e-mails para o idioma padrão selecionado (que também pode ser escolhido em Configurações) com apenas um clique.
A ferramenta Tradução de mensagens é baseada na tecnologia do Google Tradutor, responsável pelo nosso serviço de tradução automática disponível em www.translate.google.com.br. Ao usar o Google Tradutor na web, você pode traduzir rapidamente textos e páginas da web completas para 41 idiomas. Está planejando um jantar romântico em outra cidade durante o feriado? Você pode até mesmo fazer pesquisas em outro idioma. Assim, pode encontrar e ler sobre restaurantes estrangeiros mesmo estando em casa.
Esperamos que você experimente a Tradução de mensagens no Gmail e o Google Tradutor na web. Para saber mais sobre o Gmail, ou enviar sugestões para a equipe, visite o
Blog oficial do Gmail
(somente em inglês) e o
Fórum de Ajuda do Gmail
.
Publicado por: Darren Lewis, Engenheiro de Software
Junte-se a nós no Google Developer Day 2009!
19 maio, 2009
Anunciamos hoje o Google Developer Day 2009 em São Paulo, um evento de um dia para desenvolvedores que ocorrerá no dia 29 de junho de 2009, no
Sheraton São Paulo WTC Hotel
.
Essa é a terceira vez que faremos nossa popular conferência para desenvolvedores em São Paulo, Brasil, e estamos muito felizes, pois nossos desenvolvedores brasileiros poderão se juntar aos outros milhares de desenvolvedores que participarão do Developer Day em conferências em várias cidades do mundo.
Este ano, nosso conteúdo englobará o
Android
, o
Google App Engine
, o
Google Web Toolkit
, as
APIs AJAX
e muito mais. No Developer Day, você terá a chance de interagir diretamente com as equipes de engenheiros que trabalham em nossos produtos para desenvolvedores e nas APIs.
Haverá dezenas de sessões técnicas que explicarão como criar aplicativos melhores usando o Google e tecnologias abertas. Para desenvolvedores que trabalham com aplicativos para negócios, expandimos nossas sessões e demonstrações para também abordar esses tópicos. Além disso, ofereceremos diversas oportunidades para os membros da comunidade de desenvolvedores se conhecerem e discutirem as últimas tecnologias móveis e para a web.
Estamos trabalhando bastante para tornar esse evento informativo, útil e divertido! Acesse nosso
website
para saber mais e se
inscrever
. As vagas são limitadas, por isso faça sua reserva o quanto antes.
Esperamos vê-lo no Developer Day!
Publicado por:
Felix Ximenes
Diretor de Comunicação e
Assuntos Públicos do Google Brasil
Inovações em pesquisa: notas sobre Searchology 2009
12 maio, 2009
Hoje, desde nossa sede no Mountain View California, nos Estados Unidos, estamos apresentando a segunda edição do evento Searchology para informar nossos usuários, parceiros e clientes sobre o progresso que fizemos na pesquisa e
sobre novos recursos
.
(Embora as inovações apresentadas no evento estejam disponíveis apenas em Inglês, os usuários brasileiros poderão experimentar as ferramentas na página
www.google.com
)
O primeiro Searchology ocorreu há dois anos, quando estávamos felizes em lançar um recurso chamado "
Pesquisa universal
", que combinava diversos tipos de resultados (páginas da web, imagens, vídeos, livros etc.) nas páginas de resultados de pesquisa.
Desde então, a Pesquisa universal cresceu bastante, adicionando novos tipos de resultados, expandindo para novos países e acionando três vezes mais consultas do que quando foi lançada.
Mas, à medida que nossos usuários se tornam mais sofisticados, eles nos apresentam problemas mais complexos para serem resolvidos. Para encontrar uma solução para essa questão, gastamos bastante tempo pensando em como poderíamos entender melhor a grande variedade de informações disponíveis na web e conectar rapidamente os usuários à informação de que precisam naquele exato momento. Queremos ajudar os nossos usuários a encontrar informações mais úteis e fazer coisas mais úteis com elas.
Hoje estamos lançando um novo conjunto de recursos que chamamos de "Opções de Pesquisa", que são uma coleção de ferramentas que permitem que você gerencie seus resultados e gere visualizações diferentes para encontrar o que procura de forma mais rápida e fácil. As Opções de Pesquisa ajudam a responder uma pergunta difícil: que consulta devo fazer?
Digamos que você esteja procurando por discussões em fóruns sobre um produto específico, mas esteja mais interessado em discussões recentes. Não é fácil formular essa consulta, mas com as Opções de Pesquisa você pode pesquisar pelo nome do produto e aplicar as opções para filtrar os sites de fóruns e visualizar apenas os resultados da semana anterior.
Durante a reunião de nossos acionistas, na semana passada, uma mulher perguntou por que ela não conseguia organizar seus resultados por horário, com a informação mais recente aparecendo primeiro. Naquela hora, quis muito lhe dizer: “Pergunte de novo na terça-feira!”.
O painel das Opções de Pesquisa também permite a visualização dos resultados de novas maneiras. Uma visualização oferece mais informações sobre cada resultado, incluindo imagens além do texto, enquanto outras permitem que você explore e reitere suas pesquisas de maneiras diferentes.
O painel das Opções de Pesquisa é um conjunto de ferramentas que oferece novas maneiras para você interagir com a Pesquisa do Google. Planejamos incluir mais recursos inovadores e úteis no futuro.
Outro grande desafio no qual trabalhamos foi o de entender melhor as informações que os usuários recebem a partir das pesquisas. Quando os resultados da Pesquisa do Google são exibidos, como você decide qual deles oferece as melhores informações? Como o Google pode ajudar você a tomar a melhor decisão sobre onde clicar?
O conjunto de informações que retornamos com cada resultado é chamado de "snippet", e ontem anunciamos que alguns snippets ficarão mais completos. Esses "rich snippets" extraem e mostram informações mais úteis das páginas da web do que os textos que você está acostumado a ver. Por exemplo, se você está pensando em
experimentar um novo restaurante
e está pesquisando resenhas, os snippets completos podem incluir informações como a classificação média das resenhas, o número de resenhas e a faixa de preço do restaurante.
Nesse exemplo, você pode identificar rapidamente que o Drooling Dog Bar B Q recebeu várias resenhas positivas e, se quiser ver o que as pessoas disseram sobre o restaurante, pode clicar nesse resultado.
Não podemos fornecer esses snippets sozinhos, por isso esperamos que os editores da web nos ajudem adotando
microformatos
ou padrões do
RDFa
na linguagem de marcação de suas páginas HTML para que esses dados estruturados possam ser exibidos. Isso ajudará os usuários a entender melhor as informações exibidas nas suas páginas para que possam gastar mais tempo nessas páginas e menos tempo no Google.
Lançaremos esse recurso gradualmente para garantir que os resultados de pesquisa do Google continuem sendo de alta qualidade. Se você for um webmaster e tiver interesse em participar, acesse a
página de ajuda de snippets
completos para saber mais.
Esses recursos nos ajudarão a solucionar o problema da pesquisa, pois sabemos que quando você não consegue encontrar rapidamente a informação ou o conteúdo de que precisa, o problema é nosso, não seu. E é um problema com bastante margem para inovações.
Postado por: Marissa Mayer, VP, Produtos de Pesquisa e Experiência do Usuário e Jack Menzel, Gerente de Produtos
Acabe com as rejeições: dicas para o sucesso do seu website
06 maio, 2009
Esta é uma das postagems da série: 'O poder das medições,' postado anteriormente no
Google Blog (em Inglês
). Achamos que o tema é interessante para nosso publico brasileiro, então estamos postando a serie também em português. Essas postagems têm como objetivo a divulgação de maneiras de tornar o seu website o mais bem-sucedido possível nas atuais condições econômicas. Nas próximas semanas, nosso guru interno do Google Analytics, Avinash Kaushik, e outros vão desmistificar o mundo da análise de websites e oferecer dicas para você aproveitar ao máximo as suas métricas.
Você acreditaria se eu dissesse que não é necessário ter um doutorado para entender os dados do seu website? Não? Acredite. Ferramentas gratuitas como o
Google Analytics
podem ajudar a simplificar os dados do website para que você entenda melhor o que os visitantes fazem quando chegam ao seu site.
Uma das melhores inovações para entender websites foi oferecer ótimas métricas de dados para que você possa fazer alterações diretas no seu site. Na primeira lição da série
O poder das medições
, aprenderemos sobre a taxa de rejeição e como entender essa taxa pode ajudar a melhorar o seu website.
Você pode estar acostumado a ler sobre quantas “visitas" um site ou uma página recebeu. Mas registrar uma "visita" tinha um significado diferente em 1985, quando era essencialmente uma page view (o número de vezes que a sua página da web era visualizada). Hoje, cada página da web recebe muitas "visitas", o que torna essa métrica insignificante. Embora o número de visitas que uma página recebia ter sido a melhor maneira de avaliar seu sucesso, hoje temos métricas mais completas e detalhadas para analisar o desempenho das suas páginas da web.
A taxa de rejeição é reveladora porque, da perspectiva do visitante de um website, ela mede o seguinte fenômeno: "Eu vim, vomitei e fui embora." (OK, tecnicamente a taxa de rejeição também é o número de sessões com apenas uma page view.) Enquanto as métricas como “Visitantes” mostram o número de pessoas que visualizaram o seu site, a taxa de rejeição dirá quantas dessas pessoas não ficaram impressionadas e saíram do site sem tomar nenhuma ação (nem mesmo honrar o site com um único clique!).
A taxa de rejeição tem estes atributos:
1) É difícil não entender. Ela mede o número de pessoas que chegaram ao seu site e se recusaram a dar até mesmo um único clique!
2) Está disponível na maioria das ferramentas de análise da web, incluindo o nosso Google Analytics.
3) É rápido e fácil de usar. A taxa de rejeição ajudará você a entender onde e como fazer alterações no seu website em menos de uma hora.
Agora, vamos começar a agir. Se você tiver uma conta do Google Analytics, verá essas informações ao fazer login:
Isso significa que aproximadamente 77% dos visitantes vieram ao site, "vomitaram" e saíram. Ai! Com base nesses dados, você precisará fazer mudanças, pois as coisas precisam melhorar. Veja a seguir duas ideias simples e específicas:
Dica 1: Descubra de onde os seus visitantes estão vindo e quais desses sites encaminham os visitantes com a maior taxa de rejeição. Para fazer isso, vá para o relatório "Fontes de tráfego" (no Google Analytics ou em qualquer ferramenta que estiver usando), clique em "Sites de referência" e pronto!
Em aproximadamente 15 segundos, você saberá quais sites são seus “melhores amigos” e onde você precisa prestar mais atenção. Ao identificar os sites que encaminham visitantes com altas taxas de rejeição, você poderá investigar as razões (as campanhas, o contexto no qual o link está inserido, os anúncios) e fazer alterações para garantir que os visitantes encontrem o que estão procurando quando chegam ao seu site.
No entanto, pode não ter sido somente as campanhas que afastaram seus leitores; pode ter sido a página específica na qual os visitantes chegaram. Isso leva à Dica 2: Vá para “Conteúdo” (no Google Analytics) e clique no relatório "Principais páginas de destino":
Você pode visualizar páginas diferentes do seu website à esquerda e as taxas de rejeição correspondentes à direita. Lembre-se de que
você
não decide a página inicial do seu website. Quando as pessoas fazem pesquisas, o mecanismo encontra a página mais relevante do seu site e
essa
será a página inicial. Se você tiver 50.000 páginas no seu website, terá 50.000 páginas iniciais. O relatório acima está mostrando as 10 principais páginas do seu website e quais não estão correspondendo às suas expectativas e não estão envolvendo os visitantes para obter ao menos um clique!
Em menos de uma hora, você pode descobrir quais fontes são suas “melhores amigas” e quais páginas do seu site precisam ser melhoradas. Isso garantirá taxas de rejeição mais baixas, maior envolvimento com o seu site e talvez até uma receita maior. Para saber sobre outras maneiras de usar a taxa de rejeição, acesse este
artigo
(em Inglês) no meu blog sobre análise da web,
Occam's Razor
.
Boa sorte!
Postado por: Avinash Kaushik, Evangelizador do Analytics
Categorias
#carnaval
#copabr
#DáUmGoogle #YearinSearch #YearinSearchBrasil
#gddbr
#gonegoogle
#GoogleArts&Culture #Vermeer
#googleatrio20
#GoogleforBrazil
#hangoutsdenatal
#hangoutSPFW
#MaesCriadoras
#marcocivil
#ViladoPapaiNoel
+1
10 anos de Chrome; Chrome; Novo Chrome
10 anos de Google
20 anos de Google
20 anos do Google; Google 20 anos; Google; Aniversário do Google
admin
AdMob
adsense
adwords
AI
ajuda
Amazon
amazonas
Amazônia
America Latina
América Latina
Android
Android Go
aniversário
aplicativo
apps
art project
arte urbana
arte urbana contemporânea
artificial intelligence
artistas
Bach
blogger
bolsa
brazil elections
busca
busca 2017
busca do ano
buzz
caffeine
Campus São Paulo
Carnaval
celular
ceu
Change the Game
China
chrome
chromebook
chuvas
Cidadania Digital
cinejoia
cloud computing
colorpluscity
compartilhamento
comunidades
conecte
Conta do Google
conversas agrupadas
copa do mundo
COVID19
Creators for Change
Cresça com o Google
CriandoOrgulho
Cultural Institute
cultural institute; berlim; muro
currents
curso
dados móveis
data center
datally
desenvolvedores
design
detona ralph
Developer Bus
developer day
Dia da Internet Segura
dia da privacidade de dados; privacidade
Dia Internacional da Mulher
doação
docs
Doodle
doodle4google
drive
Earth
Ecad
educação
elections
eleições
email
empreendedor
férias
fifa
Files
filmes
FLIP
Frida Kahlo Google Arts & Culture
gdd
geo
gmail
GNI
Google
Google Allo
google apps
Google Apps para empresas
Google Arts & Culture
Google Assistente
Google Business Internship
Google Cloud
Google Docs
google earth
google earth solidário
Google Earth Timelapse
google for education
google green
google io
google mapas
google maps
Google news
google notícias
google pay
Google Play
Google Press Summit
Google Science Fair
Google translator
Google Trends; Eleições; Eleições 2018
google trips
google.org
Google+
gps
graffiti
Grand Canyon
hackathon
hangouts
hiroshima
histórico
horário de pico
IA
IE8
impacto econômico
índice
inteligência artificial
International Women's Day
internet
internet aberta
iphone
jardim zoológico
jornalismo
labs
LARA
LARA 2019
Latin America Research Awards
Latitude
leilão
lemann
liberdade
liberdade de expressão
livros
localização
machine learning
mãe
mapas
maps
marimoon
musica
My Account
nagasaki
natal
navegador
NBU
negócio
neutralidade de rede
next billion users
NextUp
notícia
nova escola
novo
oceano
offline
onebox
orkut
orquestra sinfônica
pagamento
painel do conhecimento
pesquisa
pesquisa 2017
pesquisa de lugar
pesquisa do ano
pesquisa por voz
places
Playtime
pré-visualizações
Primer
privacidade
produtividade
Programa Proteção Avançada
rafael cortez
retrospectiva
revista veja
Rewind
rio
Safer Internet Day
Search
segurança
serviços geoespaciais
Sketchup
street view
surui
tecnologia na escola
termos de serviço
thinkinfinite
Timelapse
traductor
tradutor
Transparency Report
treinamentos
trips
tv
universidades
viagem
Video
voice search
voz
wallace and gromit
WAN-IFRA
WAP
waze
web analytics
web store
webmaster
webmasters
windows
year in search
YouTube
YouTube Coachella
YouTube Go
YouTube Kids
YouTube NextUp
YouTube Space
YouTube Space Rio
YouTube symphony
zeca baleiro
zeitgeist 2011
zeitgeist 2012
Arquivo
2022
fev.
jan.
2021
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2020
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2019
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2018
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2017
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2016
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2015
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2014
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2013
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2012
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2011
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2010
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2009
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
2008
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2007
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
jun.
mai.
abr.
mar.
fev.
jan.
2006
dez.
nov.
out.
set.
ago.
jul.
Feed
Follow @googlebrasil