Hoje temos o grande prazer de anunciar que o Google mergulha no clima dos Jogos Olímpicos com uma série de serviços especiais, alguns inéditos, que ficarão disponíveis aos usuários até o término da competição. Será a primeira vez que, no Brasil, unimos tantos serviços e produtos do Google com um só tema. Os brasileiros acompanham os Jogos Olímpicos e estamos sempre entre os países com maior número de medalhas. As Olimpíadas são tão relevantes ao internauta brasileiro que resolvemos ajudá-lo, trazendo este clima de torcida para dentro da internet, pelos sites do Google.


Hoje temos o grande prazer de anunciar que o Google mergulha no clima dos Jogos Olímpicos com uma série de serviços especiais, alguns inéditos, que ficarão disponíveis aos usuários até o término da competição. Será a primeira vez que, no Brasil, unimos tantos serviços e produtos do Google com um só tema. Os brasileiros acompanham os Jogos Olímpicos e estamos sempre entre os países com maior número de medalhas. As Olimpíadas são tão relevantes ao internauta brasileiro que resolvemos ajudá-lo, trazendo este clima de torcida para dentro da internet, pelos sites do Google.

Os usuários poderão acompanhar os Jogos Olímpicos com os seguintes serviços:

Google.com

No site mais acessado do mundo e em sua versão brasileira (www.google.com.br) haverá um “doodle”, ou seja, o tradicional logotipo do Google será substituído por uma imagem ligada aos Jogos Olímpicos a partir de hoje. Além disso, entrará no ar ainda hoje um link na home page do Google para uma página temática do Google, totalmente dedicada às Olimpíadas. Alguns dos serviços abaixo estarão disponíveis diretamente por esta página, que funciona como um hotsite, e reúne diversos aplicativos (descritos abaixo).

Google Maps

Na página especial do Google para as Olimpíadas será possível interagir com o Google Maps através de um aplicativo (denominado mashup) criado para que qualquer internauta possa acompanhar os jogos e conhecer melhor, com imagens em 3D, os locais onde eles ocorrerão, mesmo estando do outro lado do mundo. O aplicativo é dividido em três partes, “Medalhas” - em que será possível acompanhar o ranking dos países que receberam medalhas, dividido por ouro, prata e bronze –, “Eventos” – permite ao internauta saber onde está ocorrendo determinada competição – e “Estádios”. Nesta última parte é possível saber exatamente onde fica cada estádio e, ainda, ter acesso a informações, fotos e, em alguns casos, até vídeos sobre esses locais.

Google Notícias

Uma seleção com as principais notícias sobre os Jogos Olímpicos disponíveis no site do Google Notícias, na página especial dedicada aos jogos ou pelo celular.

iGoogle

O iGoogle, a página inicial do Google que pode ser personalizada, poderá ter a marca da torcida brasileira durante os jogos de Pequim e poderá contar com aplicativos que facilitarão o acompanhamento dos jogos e conquistas de medalhas.

Tema: O tema do Time Brasil foi desenvolvido em parceria com o COB e mudará de cor ao longo do dia. Qualquer usuário poderá alterar seu tema para ser mais um participante do Time Brasil, a torcida brasileira nas Olimpíadas.

Gadget: Um aplicativo especial será disponibilizado àqueles que queiram colocar em sua página inicial acesso rápido e atualizado sobre os Jogos Olímpicos. O gadget será dividido em abas: "Eventos" terá o calendário de tudo o que está programado, ali será possível ver dias, horários e competidores em qualquer esporte. "Medalhas" permite acompanhar o ranking dos países vencedores nas diversas modalidades esportivas. Já "Notícias" incluirá a seleção também apresentada pelo Google Notícias. Clique AQUI para saber mais.

YouTube

O YouTube terá hoje um dia inteiro dedicado às Olimpíadas. Durante todo o dia o site terá em sua homepage os vídeos do canal do Time Brasil (www.youtube.com.br/timebrasil), feito em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Esse canal, além de ter vídeos feitos pela equipe do COB, permite que os esportistas recebam perguntas dos torcedores aqui do Brasil e as respondam diretamente da Casa Brasil em Pequim. Os vídeos com as perguntas e as respostas serão postados no canal e todos poderão saber curiosidades de seus ídolos.

Como você pode ver, com o Google o que não vai faltar é opção para você ficar ligado nas Olimpíadas... entao... aproveite!



Há muito tempo que sabemos que a Web é grande! O primeiro índice do Google em 1998 já tinha 26 milhões de páginas, em 2002 o índice do Google atingiu a marca de um bilhão. Nos últimos oito anos temos visto números bastante grandes em relação ao conteúdo real por aí afora. Recentemente, até mesmo os nossos engenheiros de busca se espantaram ao ver o quão grande é a Web hoje em dia - quando os nossos sistemas, encarregados de processar os vínculos na Web para descobrir qualquer novo conteúdo, chegaram à surpreendente marca de: 1 trilhão (1.000.000.000.000) de URLs na Web ao mesmo tempo ...


Há muito tempo que sabemos que a Web é grande! O primeiro índice do Google em 1998 já tinha 26 milhões de páginas, em 2002 o índice do Google atingiu a marca de um bilhão. Nos últimos oito anos temos visto números bastante grandes em relação ao conteúdo real por aí afora. Recentemente, até mesmo os nossos engenheiros de busca se espantaram ao ver o quão grande é a Web hoje em dia - quando os nossos sistemas, encarregados de processar os vínculos na Web para descobrir qualquer novo conteúdo, chegaram à surpreendente marca de: 1 trilhão (1.000.000.000.000) de URLs na Web ao mesmo tempo!

Então, quantas páginas tem a web realmente? Nós não sabemos; não temos tempo para ver todas elas! Falando estritamente, o número de páginas lá fora é infinito - por exemplo, os calendários web podem ter um link "dia seguinte", e nós poderíamos seguir esse link eternamente, encontrando uma nova página a cada vez que o fizermos. Não estamos fazendo isso, obviamente, pois não haveria nenhum benefício para os usuários nisso. Mas este exemplo demonstra que o tamanho da web depende realmente da sua definição do que é uma página útil, e para isso não existe uma resposta exata.

Nós não indexamos cada uma desse trilhão de páginas – muitas delas são similares umas às outras, ou representam um conteúdo similar ao do exemplo do calendário, que não trazem muitos benefícios para os usuários de busca. Mas nós estamos orgulhosos de ter o índice mais completo de todos as ferramentas de busca, e nosso objetivo sempre foi relacionar toda a informação do mundo.

Para estar em dia com este volume de informação nossos sistemas passaram por um longo progresso desde o primeiro conjunto de dados da web que a Google processou para dar resultaods às buscas. Naquela época fazíamos tudo rodadas: uma estação de trabalho podia computar o diagrama de 26 milhões de páginas em um espaço de poucas horas, e aquele conjunto de páginas seria utilizado como o índice da Google por um determinado periodo de tempo. Hoje em dia, Google download da web constantemente, colhendo informação atualizada das páginas e processando novamente um diagrama inteiro de links da Web várias vezes por dia. Esse diagrama de um trilhão de URLs é semelhante a um mapa composto por um trilhão de cruzamentos. Assim, fazemos múltiplas vezes por dia o equivalente computacional de explorar totalmente cada cruzamento de cada estrada nos Estados Unidos. Com a diferença de que esse mapa seria mais ou menos 50.000 vezes maior que o dos Estados Unidos, com 50.000 vezes mais estradas e cruzamentos.

Como você pode ver, a nossa infra-estrutura distribuída permite que as aplicações atravessem eficientemente um diagrama de links com vários trilhões de conexões, ou rapidamente classifica petabytes de dados, simplesmente para nos preparar para responder a pergunta mais importante: sua próxima busca no Google.