Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Google Cloud

Google Cloud amplia apoio a startups em fase inicial



As startups são especialistas em resolver desafios difíceis e o Google tem o compromisso de trabalhar em parceria com essas empresas, oferecendo sua tecnologia para ajudá-las à medida que iniciam, constroem e desenvolvem suas jornadas de negócios. . Ao longo do ano passado, aprofundamos o nosso foco em apoiar as startups a ganharem escala e serem bem sucedidas na nuvem. Isso incluiu o lançamento de novos recursos e programas de mentoria – como a primeira edição do Google Cloud Startup Summit – e o crescimento de nosso time de especialistas, além de outras iniciativas.

Agora que o novo ano já começou com força total, é um prazer anunciar as diversas novidades e atualizações criadas para apoiar startups de maneira ainda mais efetiva.

Em primeiro lugar, vamos alinhar o programa de startups do Google Cloud ao Google for Startups. O objetivo é garantir que clientes tenham uma experiência mais nivelada e consistente em qualquer área do Google, incluindo a infraestrutura e os serviços do Google Cloud e o acesso aos mentores, produtos, programas e melhores práticas do Google para os fundadores das startups. A partir de agora, a iniciativa vai se chamar Google for Startups Cloud Program.

Nosso próximo passo será aprofundar o apoio aos fundadores das startups que estão começando agora, no momento em que ter acesso à tecnologia e aos conhecimentos especializados necessários pode representar um grande impacto na trajetória de crescimento da empresa. As startups iniciantes estão bem posicionadas para se movimentarem e resolverem problemas com agilidade. No entanto, precisam ganhar escala ao menor custo possível, mudar para aproveitar novas oportunidades, alavancando conhecimentos e recursos enquanto conquistam novos mercados e atraem novos investidores.

Apoiar startups em fase inicial é um dos principais objetivos do Google for Startups Cloud Program e tenho o prazer de anunciar uma nova proposta que facilitará o acesso dessas empresas à tecnologia e aos recursos de que precisam.

Novos créditos no Google Cloud para startups em fases iniciais

A partir de agora, o Google for Startups Cloud Program vai garantir o primeiro ano de uso do Google Cloud para startups apoiadas por investidores, por meio de rodadas série A. Para a maioria das startups, isso significa começar a desenvolver na nuvem do Google sem nenhum custo, permitindo que o foco dos esforços seja em inovação, crescimento e aquisição de clientes. No segundo ano do programa, as startups terão 20% dos custos de uso do Google Cloud cobertos, até um limite adicional de 100 mil dólares em créditos.

Essa nova proposta facilita o acesso das startups ao Google Cloud nas áreas de inteligência artificial, machine learning e analytics, permitindo a construção e o ganho em escala de forma rápida na nossa infraestrutura de nuvem, por meio de serviços como Firebase e Google Kubernetes Engine (GKE).

Para mais informações sobre a nova proposta e os requisitos para participar do programa, clique aqui.

Startups mais conectadas aos conhecimentos e suporte do Google

Sabemos que tomar decisões num ambiente de crescimento rápido, como o das startups, é um desafio e tanto. No ano passado, apresentamos nossa equipe global de Startup Success como um ponto de contato exclusivo do Google Cloud para as startups do programa, durante essa fase de crescimento. A equipe já está trabalhando a todo vapor, e agora será ampliada para qualquer startup em fase inicial que se qualifique para o Google for Startups Cloud Program. Esses profissionais vão conhecer as necessidades específicas de cada startup ao longo dos dois anos do programa e ajudarão a conectá-las às equipes certas do Google, com especialistas prontos para resolver quaisquer questões técnicas, ou estratégias go-to-market ou de crédito que podem surgir ao longo do caminho. À medida que um cliente desenvolve a sua utilização e conhecimentos sobre o Google Cloud, a sua conexão com os nossos times de especialistas se torna natural durante essa jornada.

O Google for Startups Cloud Program se integra às inúmeras propostas do Google para empreendedores. Além de receber mentoria, recursos sob medida e apoio técnico de especialistas do Google, as startups participantes terão acesso aos nossos benefícios adicionais como Google Workspace, Google Maps e outros produtos que impulsionam os negócios. Os fundadores das startups também poderão participar de workshops, eventos e cursos de treinamento técnico, bem como dos programas do Google for Startups e das ofertas para parceiros. Além disso, contarão com uma rede de apoio de colegas por meio da nova comunidade digital C2C Connect, voltada apenas para fundadores e CTOs que estão crescendo no Google Cloud.

Apoio para que as startups se concentrem em inovação – e não em infraestrutura

Nosso objetivo é ajudar as startups a se moverem rapidamente agora,, sem criarem “dívidas técnicas” que as desacelerem no futuro. Graças às nossas propostas totalmente administradas e sem servidores, como Cloud Run, Firestore, Firebase e BigQuery, as startups podem dedicar seu tempo às suas próprias jornadas de crescimento, em vez de cuidarem de infraestrutura. À medida que passam de MVP para produto e depois para ganhar escala, as empresas nem precisam rever a arquitetura: os serviços do Google Cloud crescem junto com o negócio.

Foi assim que a Nylas, uma startup que trabalha com produtividade de negócios , aumentou rapidamente a escala de sua plataforma para atender clientes empresariais de grande porte, ao mesmo tempo em que aumentou a receita da organização em cinco vezes. Já a FLYR Labs está ajudando companhias aéreas a melhorarem a gestão de receita e a previsão de demanda, com uma plataforma apoiada pelo Google Cloud e por nossa inteligência artificial, que roda no GKE. E a Sniip está crescendo rapidamente na adesão de um aplicativo que ajuda as pessoas a acompanharem e pagarem contas com mais facilidade, aproveitando a capacidade do GKE para ganhar escala com agilidade e o Cloud Run para capacitar a sua equipe de desenvolvedores.

Com o Google Cloud, as startups se beneficiam dessa parceria de negócios e tecnológica paraapoiá-las a crescerem e ganharem mercado. Vamos trabalhar com os fundadores das startups desde os primeiros protótipos até a fase do alcance global, nesse percurso de crescimento rumo a novos mercados. Em todo o mundo, startups estão optando por crescerem junto com o Google Cloud. Vem com a gente, estamos prontos para conectá-los às melhores soluções.