Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Chrome

Conheça o Topics - um novo compromisso com a privacidade



Já havíamos anunciado a iniciativa do Privacy Sandbox com o objetivo de melhorar a privacidade na web para os usuários, ao mesmo tempo em que fornecemos aos editores, criadores e outros desenvolvedores as ferramentas necessárias para construir negócios sólidos, garantindo uma internet segura e saudável para todos. Também sabemos que a publicidade é fundamental para muitas empresas e que é uma forma de apoiar o acesso ao conteúdo on-line gratuito.

Hoje, estamos anunciando o Topics, uma nova proposta do Privacy Sandbox para a publicidade baseada em interesses dos usuários. O recurso foi criado com base nos nossos aprendizados e no amplo feedback da comunidade dos nossos testes anteriores do FLoC, a fim de substituir a ferramenta.

Com o Topics, o navegador gera vários temas, como “Fitness” ou “Viagem”, que representam os principais interesses de determinado usuário naquela semana com base em seu histórico de navegação. As categorias são mantidas por apenas três semanas e as que foram geradas anteriormente são excluídas. Esse processo acontece inteiramente no seu dispositivo sem envolver nenhum servidor externo, incluindo servidores do Google. Quando você visita um site participante, o Topics seleciona apenas três temas, um de cada uma das últimas três semanas para compartilhar com o site e seus anunciantes. O recurso permite que os navegadores forneçam transparência e controle significativos sobre esses dados e, para o Chrome, estamos criando controles de usuário que permitem que você veja os itens gerados e remova os que não gostar ou desative o recurso completamente.

O mais importante é que os temas são cuidadosamente selecionados e não incluirão categorias potencialmente sensíveis, como gênero ou raça. E como o Topics é alimentado pelo navegador, ele fornece uma maneira mais compreensível de ver e controlar como seus dados são compartilhados, em comparação com mecanismos de rastreamento como cookies de terceiros. E, ao fornecer sites com seus tópicos de interesse, as empresas on-line têm uma opção que não envolve técnicas de rastreamento encobertas, como impressão digital do navegador, para continuar veiculando anúncios relevantes.

demonstrativo Topics

Exemplos de controles do Topics (esquerda) versus cookies de terceiros (direita). Tornamos o recurso mais fácil de entender e de gerenciar para os usuários

Para saber mais sobre os detalhes da proposta do Topics, incluindo outros recursos de design que preservam a privacidade, consulte o explicativo técnico completo. Em breve, lançaremos um teste para desenvolvedores do Topics no Chrome, que inclui controles de usuário e permite que desenvolvedores de sites e anunciantes o experimentem. O design final dos controles do usuário e os outros vários aspectos técnicos de como o Topics funciona serão decididos com base em seus comentários e no que captamos no teste.

Este é um momento movimentado para o Privacy Sandbox – trabalhamos recentemente com a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido (CMA) para revisarnossos compromissos e garantir que nossas propostas mantenham condições equitativas e, no final desta semana, compartilharemos mais detalhes sobre o FLEDGE e propostas técnicas de medição com desenvolvedores. O Privacy Sandbox é um dos esforços mais ambiciosos e importantes que já realizamos, e estamos profundamente gratos pelo engajamento, feedback e parceria de todos que participaram.