Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Anúncios da empresa

CES 2022: mais recursos para conectar a sua casa inteligente

Article's hero media

Em 2021, uma casa nos Estados Unidos tinha, em média, 25 dispositivos conectados- mais que o dobro que no ano anterior. Se você vive em um desses domicílios cada vez mais tecnológicos, imagino que, assim como eu, deseje pelo menos duas coisas: 1. poder escolher os dispositivos sem se preocupar com a marca; 2. não ter de configurar ou recuperar o histórico de cada aparelho toda vez que alterna o seu uso.

É por isso que, neste ano, na CES, apresentamos várias novidades para que seus dispositivos possam funcionar melhor juntos, seja em sua casa, ou fora dela. São avanços que resultam de nossos esforços em oferecer formas mais simples e úteis de se conectar. Afinal, o Android foi criado para ser usado por todos, em qualquer lugar, e dar às pessoas mais liberdade no momento da escolha de seus dispositivos.

gif animação

Mais dispositivos com suporte para o Pareamento Rápido

É sempre animador adquirir um novo dispositivo, porém, isso pode trazer alguma dor de cabeça na hora de configurá-lo. Por isso, estamos tornando este processo mais prático com a ampliação do número de equipamentos que terão suporte do Pareamento Rápido do Google, recurso de pareamento via Bluetooth que configura instantaneamente dispositivos conectados à casa inteligente e já usado mais de 100 milhões de vezes.

Atualmente, o Pareamento Rápido oferece suporte de conectividade de áudio em fones de ouvido, alto-falantes, carros e tecnologias vestíveis (wearables). Neste ano, iremos estendê-lo também para Chromebooks, TVs e dispositivos domésticos inteligentes.

A partir das próximas semanas, ao ligar os fones de ouvido habilitados para Pareamento Rápido, seu Chromebook irá detectá-lo automaticamente e emparelhá-lo com um único clique. E quem adquirir um novo Chromebook ainda neste ano poderá usar seu dispositivo Android para rapidamente configurá-lo e obter acesso imediato a todas as informações salvas no aparelho, como seu login do Google e sua senha Wi-Fi.

notebook e celular ao lado

Nos próximos meses, você também poderá usar o Pareamento Rápido para conectar fones de ouvido aos televisores Google TV ou Android TV.

E com o suporte integrado do sistema Matter para Android, você poderá usar o Pareamento Rápido para conectar, em apenas alguns toques, muitos outros dispositivos domésticos inteligentes à sua rede, ao Google Home e outros a aplicativos complementares.

celular com animação

Bloqueie e desbloqueie seus dispositivos

Hoje, já é possível utilizar seu aparelho Android para desbloquear seu Chromebook e começar a trabalhar rapidamente. Nos próximos meses, vamos levar esse mesmo recurso ao Wear OS, para que você possa desbloquear e acessar instantaneamente seu Chromebook e smartphone ou tablet Android por meio de seu smartwatch, quando estiver por perto.

celular gif

Já as chaves digitais para automóveis terão mais funcionalidades. Atualmente, o recurso permite utilizar smartphones Samsung ou Pixel compatíveis para bloquear, desbloquear e ligar veículos BMW habilitados. A partir do final deste ano, se você tiver um aparelho com tecnologia Ultra Wideband (UWB), nem precisará tirá-lo do bolso para acionar a sua chave. Caso seus amigos ou familiares emprestem o seu veículo, você também poderá compartilhar com segurança e remotamente a chave digital. E estamos trabalhando para trazer as chaves digitais para mais telefones e veículos Android ainda este ano.

Conclua tarefas e compartilhe mídia entre dispositivos

Para intensificar suas experiências visuais e de áudio, os dispositivos devem saber instintivamente qual deles você deseja usar e quando. Por isso, estamos desenvolvendo uma tecnologia para que fones de ouvido possam alternar automaticamente de equipamento. Ou seja, se você estiver usando um headset via Bluetooth para ver um filme em seu tablet Android e, enquanto isso, receber uma ligação, o filme será pausado e o áudio do fone será automaticamente alterado para o seu smartphone. Terminada a chamada, o áudio retornará para o filme a que estava assistindo.

E tem mais novidade: o áudio espacial, recurso que fará você se sentir in loco quando estiver assistindo a algum conteúdo com o seu headset. Para isso, a tecnologia adapta o som com base nos movimentos de sua cabeça, posicionando o áudio no espaço ao seu redor.

Essas duas funcionalidades estarão disponíveis nos próximos meses em fones de ouvido compatíveis.

tv com dança

Também estamos tornando mais fácil transferir e gerenciar seu conteúdo em qualquer dispositivo. Hoje, com o Chromecast integrado, seu smartphone Android já permite compartilhar vídeos em telas e TVs, bem como conteúdo de áudio em caixas de som inteligentes das linhas Nest e outras. Para ajudar você a compartilhar músicas e podcasts de seu dispositivo Android para mais alto-falantes, estamos levando o Chromecast integrado para mais marcas, começando nos próximos meses com todos os alto-falantes inteligentes e soundbars Bose.

Esteja você em casa ou em trânsito, também adicionaremos, ainda neste ano, recursos ao Phone Hub que ajudarão a realizar mais tarefas em seus Chromebooks. Hoje, você pode usar o dispositivo para visualizar e responder a notificações de chat, alterar a função ‘Não perturbe’, modificar a campainha para encontrar seu telefone ou continuar navegando nas guias recentes do Chrome. Com os novos recursos que chegarão neste ano, se você estiver trabalhando em seu Chromebook e seu telefone Android estiver fora de alcance (por exemplo, carregando a bateria em outro cômodo), você poderá acessar remotamente aplicativos de mensagem do smartphone em seu Chromebook - sem precisar instalá-los novamente. Também temos o prazer de adicionar ao Phone Hub o Camera Roll, o que torna o acesso às suas fotos e vídeos mais recentes tão fácil quanto um clique.

note vermelho

Atualmente, você já pode usar a voz enquanto dirige para fechar a porta da garagem, desligar as luzes da cozinha, diminuir o termostato ou ainda verificar se trancou a porta da frente. Em breve, você poderá pedir ajuda ao Google, antes mesmo de sair de casa. Com ações remotas, será possível usar a voz para aquecer e resfriar carros, bloquear, desbloquear ou obter informações (como a quantidade de bateria restante) em todos os dispositivos com Google Assistente ativado. Os recursos chegarão nos próximos meses, primeiramente em veículos da Volvo Cars, e em outras marcas no futuro.

Faça mais com PCs Android e Windows

Pela primeira vez, estamos focados na construção de funcionalidades - como games - para outras plataformas. Por exemplo, ao conectar, por meio do Pareamento Rápido, seu telefone Android ao PC com Windows, você poderá configurar rapidamente acessórios Bluetooth, sincronizar mensagens de texto e compartilhar arquivos via Nearby Share. Estamos trabalhando com Acer, AsusHP e Intel para trazer essas novas experiências para PCs selecionados com sistema Windows ainda este ano.

Esses recursos serão lançados ao longo deste ano. No futuro, você continuará a nos ver investindo em maneiras mais úteis para que seus dispositivos funcionem melhor juntos.