Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Acessibilidade

Uma ferramenta para ajudar pessoas com deficiência de fala a se comunicarem

Project Related
10:25

Para milhões de pessoas no mundo, falar e ser entendido pode ser uma tarefa difícil, como resultado de problemas que afetam a fala – derrames, ELA (esclerose lateral amiotrófica), paralisia cerebral, lesões cerebrais traumáticas ou doença de Parkinson. Hoje, estamos convidando um grupo inicial de usuários para testar o Project Relate, um novo aplicativo para Android que pretende ajudar quem tem alguma dificuldade de fala a se comunicar com mais facilidade e também a interagir com o Assistente do Google.


O Project Relate dá continuidade a anos de estudos conduzidos pelas equipes de Fala e Pesquisa do Google. Esse trabalho é possível graças a mais de um milhão de amostras de fala gravadas pelos participantes da pesquisa. Agora, estamos em busca de pessoas cuja língua materna seja o inglês, para fazer testes na Austrália, no Canadá, na Nova Zelândia e nos Estados Unidos, capazes de experimentar o app e oferecer sugestões e opiniões para aprimorá-lo. Quem participar dos primeiros testes do Project Relate será convidado a gravar um conjunto de frases. O aplicativo vai usar essas frases para aprender, automaticamente, a compreender cada vez melhor diferentes padrões de fala, de diferentes pessoas. Os participantes dessa primeira etapa também terão acesso aos três principais recursos do app: Ouvir, Repetir e Assistente. 

Ouvir: neste recurso, o app Relate transcreve a fala para formato de texto, em tempo real. Com isso, é possível copiar e colar o texto transcrito em outros aplicativos, ou permitir que outras pessoas leiam o que a pessoa deseja dizer. 

Repetir: o recurso repetir pode ser usado para reafirmar algo que já foi dito, usando uma voz clara e produzida por sintetizador. Esperamos que esse recurso seja particularmente útil em conversas presenciais, ou até quando a pessoa quiser dar um comando para um assistente digital doméstico. 

Assistente: com este recurso, é possível falar diretamente com o Google Assistente a partir do app Relate. Isso permite realizar diferentes tarefas ao mesmo tempo, de forma simples, como acender as luzes e pedir para tocar uma música, por exemplo. Para criar esse aplicativo, trabalhamos em estreita parceria com muitas pessoas que têm algum tipo de dificuldade de fala. Uma delas foi Aubrie Lee, gerente de marca aqui no Google, cuja fala é afetada por uma distrofia muscular. “Já me acostumei com a expressão no rosto dos outros quando não entendem o que digo”, conta ela. “O Project Relate pode representar a diferença entre esse olhar confuso e um sorriso amigável de compreensão”.

Aubrie trabalha na equipe de marketing que define os nomes de novos produtos, e por isso também ajudou a batizar o novo aplicativo! Se você tiver alguma questão que dificulte a compreensão da sua fala, pode nos ajudar dando sugestões e opiniões sobre o app do Project Relate para Android, colaborando como testador(a). Caso tenha interesse em participar, preencha o formulário no site g.co/ProjectRelate e nossa equipe vai entrar em contato nos próximos meses. Graças a ajuda de usuários, esperamos criar um futuro no qual pessoas com dificuldade de fala possam se comunicar e ser entendidas com mais facilidade.

Para criar esse aplicativo, trabalhamos em estreita parceria com muitas pessoas que têm algum tipo de dificuldade de fala. Uma delas foi Aubrie Lee, gerente de marca aqui no Google, cuja fala é afetada por uma distrofia muscular. “Já me acostumei com a expressão no rosto dos outros quando não entendem o que digo”, conta ela. “O Project Relate pode representar a diferença entre esse olhar confuso e um sorriso amigável de compreensão”. Aubrie trabalha na equipe de marketing que define os nomes de novos produtos, e por isso também ajudou a batizar o novo aplicativo! Se você tiver alguma questão que dificulte a compreensão da sua fala, pode nos ajudar dando sugestões e opiniões sobre o app do Project Relate para Android, colaborando como testador(a). Caso tenha interesse em participar, preencha o formulário no site g.co/ProjectRelate e nossa equipe vai entrar em contato nos próximos meses. 

Graças a ajuda de usuários, esperamos criar um futuro no qual pessoas com dificuldade de fala possam se comunicar e ser entendidas com mais facilidade.