Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Android

Mais diversidade e personalização com o Google Assistente



A partir de hoje, os milhões de brasileiros que utilizam o Google Assistente poderão escolher uma segunda opção de voz. Para conhecer o novo recurso, basta falar a seguinte frase para o seu smartphone ou tablet: ‘OK Google, mudar a voz do Assistente’. Para caixas de som inteligentes, o comando encaminhará para as configurações no app Google Home, onde você poderá fazer as alterações. 
A novidade traz mais diversidade e inclusão na forma de se comunicar, permitindo que as pessoas escolham uma voz com a qual mais se identifiquem. Para evitar o reforço de rótulos ou estereótipos que costumam ser associados a assistentes virtuais, as opções de vozes são classificadas em cores (vermelho ou laranja), no lugar de gênero.
Quem baixar o Google Assistente hoje poderá, inclusive, receber a nova voz como padrão - para os novos usuários, as duas opções serão distribuídas aleatoriamente na proporção de 50% cada.

Mais diversidade e personalização com o Google Assistente

WaveNet - a inteligência por trás da nova voz
Desenvolvida pela DeepMind, empresa de inteligência artificial da Alphabet, a WaveNet é a tecnologia que está por trás da nova voz do Google Assistente no Brasil. Trata-se de uma rede neural geradora de ondas sonoras, capaz de criar falas mais realistas. O resultado são interações mais naturais, com respostas que seguem ritmos e entonações mais parecidos com os de uma conversa entre pessoas.
Para se ter uma ideia do potencial da tecnologia, a WaveNet consegue criar uma voz do zero a partir do aprendizado de máquina, utilizando como base, em média, 16 mil modelos de falas para cada segundo de conversa gerada.
Essa inteligência também permite realizar transições contínuas entre palavras e frases, ao contrário da técnica anterior, que fazia uma ‘costura’ entre diversos sons gravados por um único dublador. O resultado eram frases mais robóticas  e difíceis de serem ajustadas (saiba mais sobre as diferenças entre as tecnologias neste artigo - em inglês).
Desde a criação do Google Assistente, o nosso objetivo é oferecer uma ferramenta personalizada, e isso significa permitir que as pessoas possam escolher a voz mais adequada para conversar e ajudá-las a realizar as suas tarefas no dia a dia.
Se estiver com dúvidas sobre como ‘quebrar o gelo’ com a nova voz, você pode começar fazendo algumas perguntas, como: "OK Google, quem é você?", “quem criou a sua voz?", “o que você pode fazer?”, ou até mesmo pedir: "OK Google, descreva sua personalidade", e você poderá conhecer mais sobre o seu novo assistente. Esperamos que goste da novidade.

Postado por Maia Mau, Head de Marketing do Google Assistente na América Latina.