Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Google Workspace

O Google protege as suas contas – mesmo quando você deixa de usá-las



O que acontece com nossas contas digitais quando paramos de usá-las? Essa é uma pergunta que todas as pessoas deveriam se fazer. Justamente porque não costumamos nos preocupar com contas antigas, elas podem se tornar alvos de crimes cibernéticos.
Com efeito, algumas violações recentes que ganharam manchetes envolveram contas inativas. O ataque de ransomware à Colonial Pipeline ocorreu por meio de uma conta inativa que não utilizava autenticação em vários fatores, de acordo com um consultor que investigou o caso. Já na recente violação à T-Mobile, em meados deste ano, informações de contas pré-pagas inativas foram acessadas através de antigos arquivos de cobrança. Ou seja: contas inativas podem representar um risco grave à segurança.
O Gerenciador de Contas Inativas ajuda usuários do Google a resolver esse problema. Cada pessoa pode decidir quando o Google deve considerar que uma conta está inativa, e determinar se o Google deve deletar os dados ou compartilhá-los com um contato de confiança.
Funciona assim: quando a pessoa se inscreve no Gerenciador de Contas Inativas, disponível nas configurações da Conta do Google, ela define três coisas:
Configurar um plano para conta inativa é uma medida simples, que ajuda a proteger seus dados, garante a segurança da conta caso ela se torne inativa e permite que o legado digital da pessoa seja compartilhado com contatos de confiança, se por ventura o usuário não puder mais acessar a conta. Nosso Check-up de Privacidade lembra o usuário de estabelecer um plano para a conta, e envia e-mails periódicos sobre esse plano.
Nós, do Google, trabalhamos sem cessar para que todas as pessoas estejam mais seguras na internet. Outubro é o Mês de Consciência sobre Cibersegurança, e por isso queremos lembrar os usuários de que oferecemos controles simples e práticos para privacidade e segurança, disponíveis na palma da mão. Para conhecer outras formas de aprimorar sua segurança, confira as cinco principais dicas sobre o assunto. E para saber tudo o que o Google faz para garantir sua segurança online, acesse a Central de Segurança.

  1. Em que momento a conta deve ser considerada inativa – É possível escolher entre 3, 6, 12 ou 18 meses sem nenhuma atividade para que o Google tome algumas medidas em relação à conta. O Google mandará um aviso um mês antes do prazo escolhido pelo usuário, por meio de uma mensagem de celular e de um e-mail enviado para um endereço fornecido pela pessoa.

  2. Quem avisar e o que compartilhar – O usuário pode escolher até 10 pessoas que o Google deverá avisar depois que a conta se tornar inativa (elas não serão notificadas no momento em que essa opção for configurada). O dono da conta também pode conceder a essas pessoas acesso a parte de seus dados. Caso a pessoa decida compartilhar dados com contatos de sua confiança, o e-mail enviado para esses contatos vai incluir uma lista dos dados que o usuário pediu para compartilhar e um link para que o contato escolhido baixe esses dados. A lista pode incluir coisas como fotos, contatos, e-mails, documentos e outros dados específicos que o usuário decidiu compartilhar com aqueles contatos. É possível ainda optar por deixar uma Resposta Automática no Gmail, com uma linha de assunto escolhida pela pessoa e uma mensagem explicando que aquela conta está inativa.

  3. Caso o usuário deseje que a Conta Google inativa seja deletada – Uma vez que a conta se torna inativa, o Google pode deletar todo o conteúdo ou enviá-lo para os contatos que a pessoa escolher. Caso o dono da conta tenha permitido que um contato de confiança baixe o conteúdo da conta, essa pessoa de contato terá três meses para baixar os dados. Depois disso, eles serão deletados. Se o usuário optar por deletar a sua Conta do Google, isso irá incluir dados compartilhados de forma pública (como vídeos no YouTube ou blogs no Blogger). É possível conferir quais dados estão associados à conta por meio do Painel do Google. Quem usa um Gmail na conta Google não terá mais acesso a esse endereço de e-mail depois que a conta se tornar inativa. Também não será mais possível manter o mesmo nome de usuário da conta Gmail inativada