Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Google Cloud

Solucionando o que está por vir: Cloud Next ‘21



Todo ano, enxergamos o Google Cloud Next como nossa oportunidade de compartilhar nossas inovações de nuvem, reconhecer as conquistas dos nossos clientes e parceiros, e compartilhar uma visão do futuro. Este ano, estamos comemorando as muitas maneiras como ajudamos com que organizações de todo tipo inovem em seus negócios, ao mesmo tempo em que continuamos fazendo apostas maiores no que irá impulsionar a transformação digital nas próximas décadas.
No Google Cloud, nossa missão é permitir que as organizações transformem seus negócios digitalmente com as melhores infraestrutura, plataforma, experiência e soluções de indústria. Temos três recursos exclusivos que estão, cada vez mais, se tornando importantes devido ao ritmo acelerado da transformação digital em praticamente todos os setores.

Primeiro, nossa plataforma na nuvem, projetada para ajudar empresas a se transformarem por meio da digitalização; em segundo lugar, nosso profundo e amplo ecossistema de serviços e a capacidade de ajudar as organizações a conectar, de maneira única, seu ecossistema corporativo ao do consumidor; e terceiro, nossas ofertas de segurança abrangentes que ajudam as companhias a proteger seus ativos digitais e seus usuários.
Ajudando os clientes a acelerar sua transformaçãoTemos excelentes histórias de sucesso de clientes que ocorreram ao longo do ano passado. Ajudamos o Grupo Globo a levar as Olimpíadas de Tóquio para milhões na América Latina; contribuímos com a Ford para transformar seus carros e a maneira como as pessoas os compram, vivenciam e dirigem; ajudamos Schrodinger a acelerar a descoberta de medicamentos pré-clínicos em 60%; colaboramos com a GE Appliances a construir a próxima geração de aparelhos inteligentes; a Reliance Jio, a segunda maior operadora de telefonia móvel do mundo, a automatizar sua rede 5G para atender bilhões de pessoas; a Vodafone a construir uma plataforma de dados para processar um bilhão de eventos de rede por dia; o Carrefour a melhorar o atendimento ao cliente online e na loja física; o Scotiabank a personalizar a experiência bancária; e estamos ajudando a Univision a criar conteúdo que define o mercado para a próxima geração de telespectadores que falam espanhol.

Também ajudamos startups de tecnologia e unicórnios a criar novas indústrias e escalar rapidamente para atender às demandas. O serviço de rede e mídias sociais da Índia, ShareChat, está usando o Google Cloud para conectar 250 milhões de usuários ativos em 15 diferentes idiomas indianos. O Spotify está usando nossa nuvem para fornecer o melhor serviço de áudio para mais de 365 milhões de usuários em todo o mundo. A Cue Health está trabalhando conosco para rastrear e mitigar a disseminação de COVID-19 e outras doenças infecciosas. Shopify, Mercado Livre e Instacart escalaram suas soluções de e-commerce com o Google Cloud.

De grandes multinacionais como LVMH, Whirlpool Corporation e TELUS, a entidades do setor público como a Força Aérea dos EUA, o estado de Wisconsin e o Departamento de Transporte do Reino Unido, as organizações continuam escolhendo o Google Cloud para ajudá-las a crescer, dimensionar e inovar com rapidez e agilidade.

Hoje, estamos felizes em anunciar a expansão de parcerias e novos relacionamentos estratégicos junto à DPDHL, General Mills, Siemens Energy, Walmart e Wendy's.

Expandindo nosso ecossistema de parceirosContinuamos a expandir o nosso ecossistema de parceiros que nos ajudam a alcançar mais clientes. Por exemplo, nos associamos a líderes globais em telecomunicações, como Nokia, AT&T, T-Systems e Ericsson para fornecer 5G e soluções de edge computing. Recentemente, anunciamos parcerias com empresas como C3 AI e Workday, e continuamos expandindo nosso trabalho com a SAP - apenas no ano passado, triplicamos o número de clientes SAP quando comparado ano a ano.
Hoje, temos o prazer de anunciar mais de 20 novas e ampliadas parcerias com líderes de tecnologia em cada uma das nossas áreas estratégicas. Por exemplo, para ajudar as organizações a tomar melhores decisões em tempo real, anunciamos parcerias com Collibra, Databricks, Fivetran, Informatica, Tableau e Trifacta. Também estamos anunciando parcerias com especialistas em segurança cibernética como CrowdStrike, Palo Alto Networks e Cybereason para ajudar a resolver os crescentes desafios de segurança de nossos clientes. Nossas parcerias de tecnologia reforçam nosso ecossistema aberto e nossa capacidade de entregar soluções em conjunto com nossos parceiros. Também somos gratos aos muitos integradores de sistemas (ou ISVs, na sigla em inglês) e provedores de serviços gerenciados que ajudaram nossos clientes a implementar nossas soluções. No primeiro semestre de 2021, vimos um aumento de mais de 175% dos nossos compromissos com o cliente que são implementados por nossos parceiros em relação ao mesmo período do ano passado, e esta semana vamos lançar recursos adicionais, incentivos e investimentos por meio de nosso programa Partner Advantage para ajudar os parceiros a entrar no mercado de forma eficaz, lucrativa e em grande escala.
Inovação que entrega transformaçãoCom base em nossos 1.500 lançamentos de produtos do ano passado, anunciaremos ainda mais inovações de produtos e parcerias no Next para ajudar as organizações a acelerar suas jornadas na nuvem:

Soluções específicas para indústrias

Acreditamos que a transformação significativa do cliente é acelerada por meio de soluções da indústria que potencializam o conhecimento e a experiência do cliente. Portanto, projetamos soluções específicas para solucionar as maiores oportunidades em indústrias-chave. A FIH Mobile integrou o Visual Inspection AI em seu processo de fabricação de telefones celulares, aumentando a precisão da detecção de defeitos em 10 vezes. A Procter & Gamble usa nossas soluções de dados para criar jornadas omni-channel personalizadas de mais de 275 milhões de registros de consumidores. A IKEA Retail usou o Recommendations AI para gerar um aumento de 30% na taxa de cliques de seus clientes. O Mr Cooper, um provedor líder de serviços de hipotecas, integrou o Document AI em seus fluxos de trabalho, aumentando a eficiência de processamento de documentos de hipotecas em 400%. Hoje, apresentamos o Intelligent Products Essentials, uma solução projetada para ajudar os fabricantes a criar produtos inteligentes de forma rápida e em escala. Isso se junta a uma série de outras soluções do setor alimentadas por IA, incluindo Healthcare Data Engine para melhorar a saúde com dados em tempo real; Retail Search para reduzir o abandono de pesquisa e converter compras; e Lending Doc AI para acelerar o processamento do empréstimo.
Expandindo a pegada global da nuvem mais limpa do setor
No ano passado, chegamos a 28 regiões de Google Cloud, conectadas por 19 cabos submarinos, o que nos torna a maior rede com a menor rede de latência entre os provedores de nuvem. E anunciamos nossos planos para construir mais 10 regiões globalmente, expandindo ainda mais nossa capacidade de trazer o Google Cloud para mais perto dos clientes em seus países. 
Tão importante quanto nossa escala é a nossa liderança em operar a nuvem mais limpa do setor. No ano passado, assumimos nosso maior compromisso de operar com energia livre de carbono 24 horas por dia, 7 dias por semana, em nossos escritórios e data centers até 2030. Os clientes que se conectam ao Google Cloud melhoram, instantaneamente, seu perfil de sustentabilidade.
No início deste ano, apresentamos uma maneira de os clientes escolherem as regiões mais limpas para executar suas cargas de trabalho. Hoje, estamos anunciando uma expansão de nosso portfólio de soluções e parcerias sem carbono que irão ajudar a reduzir sua pegada de carbono. Isso é destacado pela pegada de carbono, que permite aos clientes medir, rastrear e relatar as emissões de carbono associadas ao uso do Google Cloud Platform. Também estamos trazendo o Google Earth Engine para o Google Cloud, permitindo que os clientes usem suas imagens de satélite e mais de 50 petabytes de dados geoespaciais combinados com BigQuery e Cloud AI Platform para solucionar desafios climáticos únicos.
Temos muitos outros anúncios e histórias de clientes empolgantes para compartilhar com você nos próximos três dias durante o Next ‘21. Não importa onde você esteja na jornada para a nuvem, estamos aqui para ajudá-lo a aprender, construir e transformar com o Google Cloud. E convidamos você a se juntar a nós!

Postado por Thomas Kurian, CEO de Google Cloud

  • A solução mais completa e unificada de dados, analytics e IA. Estamos anunciando o Vertex AI Workbench, que fornece uma experiência de usuário unificada para construir e implantar modelos de ML com mais rapidez, e a disponibilidade geral do BigQuery Omni, que permite aos clientes executar análises entre nuvens, enquanto acessam seus dados na Amazon Web Services e no Microsoft Azure. Estamos, também, revelando novas integrações com provedores de dados, analytics e IA para oferecer aos clientes uma experiência mais unificada entre produtos e serviços e um novo Spark no Google Cloud, o qual é o primeiro serviço de escalonamento automático e processamento de dados sem servidor do setor. Permitimos que organizações de qualquer tamanho unifiquem e gerenciem seus dados em múltiplas nuvens e silos, combinem dados não estruturados e estruturados e tornem as percepções acessíveis a todos os funcionários. Também estamos anunciando uma parceria com o Salesforce Tableau, que fornece a melhor experiência de BI da categoria, permitindo aos usuários do Tableau analisarem dados do Big Query perfeitamente para obter os benefícios do modelo semântico do Looker e lançar o Tableau diretamente do Google Planilhas.
  • Uma nuvem aberta que você pode executar em qualquer lugar. Temos o prazer de anunciar o Google Distributed Cloud, que estende a infraestrutura e os serviços do Google Cloud aos data centers do cliente, várias configurações de edge computing (em nossos próprios pontos de presença de borda de rede e em redes de operadoras de telecomunicações) e um modo hospedado para cargas de trabalho confidenciais com requisitos rígidos de segurança e privacidade, todos com um plano de controle gerenciado pelo Anthos. Também estamos anunciando parcerias ampliadas, incluindo a NetApp como nosso principal parceiro de suporte à infraestrutura de armazenamento em nuvem distribuída do Google. Nossa nuvem distribuída também nos ajuda a promover nossa visão de soberania digital, onde anunciamos, recentemente, parcerias com a T-Systems na Alemanha e a Thales na França para dar aos clientes mais controle sobre seus dados e mais opções de como e onde implantar e executar suas cargas de trabalho. Os clientes escolhem nossa infraestrutura aberta, porque facilitamos a migração para a nuvem, podemos executar as cargas de trabalho mais exigentes em nossa rede de alto desempenho, temos uma estratégia clara para oferecer suporte a ambientes multi cloud e fornecemos uma experiência de desenvolvedor consistente baseada em fonte, que permite aos clientes escrever apenas uma vez e implantar em qualquer lugar.
  • Promovendo a produtividade no local de trabalho híbrido. Estamos tornando ainda mais fácil construir aplicações para o Google Workspace a partir de uma nova integração Atlassian Jira, que ajuda os desenvolvedores a, facilmente, criar novos tíquetes e monitorar problemas dentro da plataforma, além de uma nova integração do AppSheet no Gmail que permite a qualquer pessoa - mesmo sem conhecimentos de programação - criar aplicativos de e-mail para tarefas como aprovações de orçamento, solicitações de férias e muito mais. Também estamos expandindo nossa parceria com a Citrix para garantir que os trabalhadores distribuídos e híbridos tenham acesso fácil, seguro e de baixa latência a aplicativos virtualizados e desktops de qualquer lugar. Além disso, estamos introduzindo novas inovações de segurança no Google Workspace para oferecer aos clientes maior privacidade e controles de segurança de dados, a fim de evitar que informações confidenciais vazem para fora da organização. Com o Google Workspace, oferecemos uma solução poderosa que ajuda as pessoas a se comunicarem e colaborarem, não importa onde estejam. Estamos focados na criação de uma área de trabalho que aumenta a produtividade a partir de ferramentas assistivas como o Smart Canvas, oferece uma experiência de usuário perfeita em todos os produtos e inclui os requisitos de colaboração exclusivos dos funcionários que estão na linha de frente.

  • Mantendo mais pessoas online seguras do que qualquer outra pessoa no mundo. Para lidar com os desafios de segurança sem precedentes que as organizações enfrentam em todos os setores atualmente, estamos tornando as operações de segurança autônomas e adotando uma abordagem de destino compartilhado em nosso trabalho com os clientes. Além de introduzir novos recursos em nosso portfólio de produtos de segurança cibernética, estamos fazendo dois anúncios importantes.

    - Primeiro, estamos criando a Equipe de Ação de Segurança Cibernética do Google, um grupo de especialistas de todo o Google que formará o que acreditamos ser a principal equipe de consultoria de segurança do mundo. Eles podem ajudá-lo a moldar sua transformação de segurança - desde o primeiro roteiro e implementação, passando pela resposta a um grande incidente, até a engenharia de novas soluções, conforme suas necessidades mudam.

    - Também estamos anunciando um novo Programa Work Safer para ajudar você a se comunicar e colaborar com segurança no ambiente de trabalho híbrido de hoje. O Work Safer oferece a melhor segurança da categoria para seu e-mail, reuniões, mensagens e muito mais ao reunir o Google Workspace com outros produtos e soluções líderes de mercado do Google, CrowdStrike e Palo Alto Networks. Isso elimina as suposições ao comprar uma solução abrangente e segura, tornando mais fácil para qualquer organização obter uma postura de segurança mais forte rapidamente, em especial aquelas sem experiência interna.

    - Seja operando com segurança nossos serviços globais, como o Google Workspace, Gmail e YouTube, eliminando vulnerabilidades com nossa abordagem zero trust ou aproveitando a análise de dados e Machine Learning para detecção de ameaças, temos décadas de experiência no pioneirismo em abordagens diferenciadas de segurança.