Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Classroom

Celebrando o Mês do Professor com dicas de como tornar o ambiente de ensino mais criativo e seguro

Dia dos professores 2021

Conexões e interações humanas estão no cerne da educação. À medida que novas tecnologias na educação são desenvolvidas, o papel dos educadores na comunidade escolar se fortalece mais ainda. Desde a chegada da pandemia, a adoção da tecnologia na educação disparou globalmente para manter os alunos conectados e aprendendo. Mesmo diante de todas as mudanças e incertezas que atingiram o mundo, a comunidade de educação a cada dia se reinventa, encontrando novas soluções e alternativas para apoiar o ensino e a aprendizagem. Embora haja lacunas de aprendizado a serem preenchidas conforme os alunos retornam às suas salas de aula, estamos otimistas sobre como a tecnologia pode ser uma propulsora de novas conexões e possibilidades para a comunidade de professores no país.

Neste 15 de outubro, data de celebração e homenagem a todos os educadores do Brasil, queremos deixar nosso muito obrigado a toda a comunidade, destacando o papel central dos educadores na evolução das nossas ferramentas. São eles que estão no dia a dia com os alunos, entendem as demandas das salas de aula, adaptam-se o tempo todo para encontrar novas formas de ensinar para atender à diversidade de maneiras de aprender. Foram eles que, nos últimos meses, tiveram que ser ainda mais criativos diante das grandes transformações que a educação está passando e os enormes desafios de ensinar no país.

Vale lembrar que, assim como os alunos aprendem de maneiras diferentes, os professores ensinam de maneiras diferentes também. Esse é um dos princípios que levamos em consideração na criação e evolução do nosso pacote de ferramentas do Google for Education, que funcionam para uma ampla variedade de escolas, sempre incorporando feedbacks de educadores e estudantes para oferecer uma experiência de ensino e aprendizagem mais flexível, segura e adaptável para a realidade de cada comunidade escolar. 

Dicas da comunidade GEG Brasil para educadores que se reinventam todos os dias com tecnologias educacionais
Os GEGs (Grupos de Educadores Google) são comunidades de educadores do Google que aprendem, compartilham e inspiram uns aos outros para atender às necessidades dos alunos por meio de soluções tecnológicas, dentro e fora da sala de aula. 
Reunimos algumas dicas compartilhadas por líderes da rede sobre como usar o Google Sala de Aula para tornar o ambiente de ensino mais criativo, engajador e seguro.
Como se planejar para o início do ano letivo, com Wilian Kamada, Líder GEG São Paulo e Google Innovator

Dia dos professores 2021

Willian ensina como organizar a sala de aula virtual antes de cada período letivo, dando dicas de organização de material, atividades, novas turmas e disciplinas.

Como envolver os estudantes nas aprendizagens, com Cristiane Mendes, Líder GEG Governador Valadares e Google Innovator

Cristiane Mendes, Líder GEG Governador Valadares e Google Innovator

Cristiane mostra como usar estratégias para promover a interação e participação dos alunos em uma turma do Sala de Aula.
Como dar feedbacks relevantes para alunos, com Victor Hugo, Líder GEG Brasília e Google Innovator

Dia dos professores 2021

Victor ensina como personalizar feedbacks e usar a central de comentários para apoiar alunos em seus processos de aprendizagem.

Como Usar o Google Meet para conectar com os Alunos, com Júlio Passos, Líder GEG Indaiatuba

Júlio Passos, Líder GEG Indaiatuba

Julio compartilha uma série de funcionalidades e controles para otimizar a comunicação com alunos a partir da integração do Meet com o Google Sala de Aula.
Para acompanhar estes e outros educadores que estão criando soluções criativas para diversas questões e iniciativas de letramento digital, recomendamos procurar o Grupo de Educadores Google. E para conhecer mais dicas sobre o uso de nossas ferramentas e conteúdos educacionais, acesse o Blog GEG Brasil, o canal do GEG On Air no YouTube e o blog post com as últimas novidades de ferramentas do Google for Education.

Celebração do Mês do Professor
A jornada desde 2020 teve grandes desafios para toda a comunidade escolar e cada momento de aprendizado e superação deve ser celebrado. Junte-se ao time do Google for Education e GEG Brasil para comemorarmos o Mês do Professor com muitas histórias e inspirações da nossa comunidade. Te esperamos para um evento online memorável, feito com muito carinho, para vocês, nossos mestres.

Data: 28 de Outubro, às 19h (horário de Brasília)Inscrições gratuitas pelo link: bit.ly/mesedu21A programação vai contar com momentos de celebração da jornada dos educadores, novidades das ferramentas do Google for Education, histórias sobre o impacto do digital nas casas e famílias durante a pandemia e um happy hour de celebração no final.
Te esperamos lá!