Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Cidadania

Por que precisamos falar sobre saúde mental agora e sempre



Desde seu início, em março de 2020, a pandemia do coronavírus vem causando um impacto profundo na saúde mental de bilhões de pessoas em todo o mundo. Há pesquisas que apontam o crescimento de casos de depressão, ansiedade e estresse depois de longos períodos de isolamento social, principalmente entre jovens. Segundo estudo recente publicado no periódico científico Jama Pediatrics, os sintomas de ansiedade e depressão entre adolescentes chegaram a dobrar após o início da pandemia.

No Brasil, as pessoas também nunca pesquisaram tanto por saúde mental quanto em 2021. Segundo dados do Google Trends, este é o ano em que os brasileiros mais procuraram por temas como depressão, ansiedade e estresse, buscando se informar melhor sobre essas questões. Entre as perguntas mais digitadas na caixa da Busca do Google estão "como tratar a ansiedade?”, “o que é depressão?” ou “como ajudar uma pessoa com depressão?”. 

Setembro é marcado pela campanha nacional de prevenção do suicídio – o Setembro Amarelo. Embora o estigma em torno da saúde mental tenha diminuído nos últimos anos,  muitas pessoas acham difícil procurar ajuda ou não sabem onde buscá-la nos momentos mais difíceis. Por isso, nunca foi tão necessário e urgente falar sobre saúde mental e elucidar a importância do debate sobre prevenção do suicídio.

Temos no Google o compromisso e o esforço contínuo de conectar as pessoas, de forma fácil e rápida, a conteúdos oriundos de autoridades públicas e fontes confiáveis sobre saúde mental. Na Busca e no YouTube, trabalhamos ativamente para refinar nossos sistemas e dar visibilidade às informações de qualidade relativas à prevenção do suicídio, oferecendo resultados que direcionam para serviços de ajuda especializada. 

Mês da saúde mental

Em nossas redes sociais, estamos promovendo também uma campanha para estimular conversas sobre este tema com a hashtag #setembroamarelo, destacando conteúdos preparados com a colaboração de instituições parceiras como Instituto Vita Alere, Centro de Valorização da Vida (CVV) e Hospital Israelita Albert Einstein. Convidamos ainda influencers digitais para criar uma série de conteúdos nos nossos canais para refletir sobre a importância de um ambiente seguro nas redes sociais e do combate ao cyberbullying.
A seguir, conheça mais sobre as nossas ferramentas e iniciativas para promover informações de qualidade sobre saúde mental no Brasil:

Conectando a conteúdo de qualidade e suporte profissional

Na Busca e no YouTube, trabalhamos para refinar nossos sistemas e dar visibilidade às informações de qualidade relativas à prevenção do suicídio, oferecendo resultados que direcionam para serviços de ajuda especializada. 
Quando alguém pesquisa especificamente por termos como ansiedade ou depressão, mostramos informações sobre sintomas e recursos de tratamento de autoridades de saúde e fontes relevantes na área. E para pesquisas que podem indicar alguém em crise, temos o compromisso de conectá-lo com recursos de suporte gratuito 24 horas por dia, 7 dias por semana.

  • Painéis informativos: Quando as pessoas pesquisam por conteúdo relacionado a termos como depressão e ansiedade, elas têm acesso ao nosso painel sobre saúde, com informações de fontes confiáveis, como o Hospital Israelita Albert Einstein, que detalham sintomas, tratamentos, etc.
Painéis informativos:
  • Canal direto para o suporte gratuito do CVV: Em parceria com o Centro de Valorização à Vida (CVV), lançamos recentemente um painel na Busca e também no YouTube com o contato direto, via chat ou telefone, dos profissionais da instituição, reconhecida por seu trabalho de prevenção ao suicídio. Ao pesquisar por termos sobre o assunto,  as pessoas terão acesso a essas informações e suporte gratuito 24 horas por dia e 7 dias por semana, no topo dos resultados.
Canal direto para o suporte gratuito do CVV


Saúde mental no mapa 
Com o apoio do Google, o Instituto Vita Alere, que atua na promoção da saúde mental e na prevenção e posvenção do suicídio, lançou em 2020 o Mapa da Saúde Mental, que se propõe a ser um guia que mostra uma série de informações úteis, seja para quem procura atendimento online ou para quem prefere atendimento presencial.

No mapa, é possível encontrar profissionais e grupos de apoio disponíveis virtualmente ou presencialmente mais próximos de você por meio do Google Maps, como Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Ambulatórios Médicos e de Especialidades. Desde sua criação, o mapa teve aproximadamente 500 mil acessos.

Também apoiamos, desde 2019, o Movimento Saber Lidar, liderado pela ASEC Brasil, que busca promover o diálogo sobre saúde mental e emocional nas escolas, nos ambientes de trabalho e nas famílias. A organização sem fins lucrativos promove diálogos e formações a partir de metodologias e ferramentas próprias para ajudar jovens, adultos e idosos a enfrentarem os diversos desafios da vida, desmistificando o tema da saúde mental. Em 202o1, o movimento lançou um programa focado no fortalecimento sócio-emocional de adolescentes com encontros e rodas de conversas entre jovens.


Ao fornecer acesso a recursos, serviços e informações de saúde mental em nossos produtos, esperamos tornar mais fácil para as pessoas buscarem ajuda em poucos cliques e receberem o cuidado adequado.  O acesso à informação certa e de qualidade, no momento certo, pode salvar vidas, agora e no futuro.