Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial no Maps: novas formas de manter as pessoas seguras e bem-informadas



A tecnologia de inteligência artificial e mapeamento do Google permite que pessoas de todo o mundo tenham acesso às informações úteis e confiáveis necessárias para avançar no enfrentamento a desafios globais, como as mudanças climáticas. No Search On de hoje, contamos um pouco mais sobre novos recursos de mapeamento que ajudam a manter a população segura, de uma forma mais sustentável e fácil de encontrar – não importa onde você esteja no mundo.   


Google apresenta nova camada do Maps com informações sobre queimadas

Como resultado das mudanças climáticas, as queimadas têm se tornado cada vez mais frequentes em diversas regiões. No ano passado, lançamos um mapa mostrando os limites de queimadas, baseado em dados de satélite. Essa ferramenta ajudou cidadãos americanos a compreender, de forma simples, o tamanho e a localização aproximados desses incêndios, usando apenas o celular.  


Dando prosseguimento a esse trabalho, estamos reunindo agora todas as informações do Google sobre queimadas e lançando esse recurso mundialmente, com uma nova camada no Google Maps. Graças a ela, é possível obter detalhes atualizados sobre vários incêndios florestais de uma só vez, o que ajuda a tomar decisões ágeis e bem-fundamentadas em situações de emergência. Basta clicar na área de uma queimada para visualizar links que levam a autoridades locais, sites de emergência, números de telefones para pedir ajuda e obter informações, bem como formas de evacuar o local. Também é possível ver, caso estejam disponíveis, informações importantes sobre o incêndio florestal – como a contenção do fogo, quantos acres foram consumidos e qual a data e hora da última atualização.  


A camada sobre queimadas começará a ser lançada esta semana em todo o mundo para Android, e em outubro chega ao sistema iOS e a computadores desktop. Ela vai mostrar os incêndios mais importantes, que levam muitas pessoas a evacuar a área. Nos Estados Unidos, essa camada será ampliada para incluir mais focos, graças a dados fornecidos pelo National Interagency Fire Center (NIFC). Nosso plano é oferecer esse tipo de informação detalhada também em outros países, começando com a Austrália nos próximos meses.  

Google apresenta nova camada do Maps com informações sobre queimadas

Nova camada do Google Maps sobre incêndios florestais traz informações importantes e atualizadas


Tree Canopy Insights vai chegar a 100 novas cidades

Cidades de todo o planeta vêm nos dizendo que estabelecer metas climáticas concretas pode ser difícil quando não existe acesso a informações confiáveis e precisas. Por isso, em 2022 vamos ampliar a ferramenta Environmental Insights Explorer (EIE) Tree Canopy de 15 municípios americanos para mais de 100 novas cidades do mundo, como Guadalajara, Londres, Sydney e Toronto.


O Tree Canopy Insights usa imagens aéreas e tecnologia avançada de inteligência artificial para identificar regiões urbanas que correm mais risco de ver um aumento acelerado na temperatura. Esses locais, conhecidos como ilhas de calor, causam um impacto desproporcional sobre populações de baixa renda, e estão relacionados a várias preocupações na área de saúde pública – desde baixa qualidade do ar até desidratação. Os dados do Tree Canopy (“copa de árvore”, em inglês) dão a governos acesso gratuito a informações sobre regiões onde o plantio de árvores pode aumentar a sombra, reduzir o calor e mitigar os efeitos adversos da falta de vegetação.


O Tree Canopy teve seu primeiro piloto em Los Angeles, e os dados da ferramenta se tornaram peça fundamental na meta de longo prazo da cidade: aumentar o sombreamento por árvores em no mínimo 50% até 2028. Clique aqui para ver mais informações sobre os projetos de outros governos para usar os dados do Tree Canopy Lab este ano. 

Tree Canopy Insights vai chegar a 100 novas cidades

Cobertura de copas de árvore (ou “tree canopy”, em inglês) na cidade de Los Angeles

Novo aplicativo Address Maker permite designar endereços em larga escala

Além de ajudar municípios com iniciativas ambientais, também estamos apoiando o trabalho de governos e ONGs para oferecer endereços oficiais para domicílios e empresas de todo o mundo. Bilhões de pessoas ao redor do planeta ainda não têm um endereço oficial. Isso complica muito a vida na hora de fazer coisas aparentemente simples, como votar em eleições, abrir uma conta bancária, se candidatar a um emprego ou simplesmente receber uma entrega em casa. O novo aplicativo gratuito Address Maker permite que essas entidades usem o sistema open-source do Google, chamado Plus Codes, e criem endereços únicos e exclusivos para cada casa, que funcionam na prática - usando apenas o app Android e com capacidade para atingir grande escala.

Cobertura de copas de árvore (ou “tree canopy”, em inglês) na cidade de Los Angeles

Criação de endereços Plus Codes usando o Address Maker


Antigamente, criar endereços para uma cidade inteira podia levar anos. Graças ao Address Maker, endereços Plus Code podem ser criados de forma simples e fácil, em grande escala, reduzindo esse prazo para poucas semanas. Isso ajuda populações que ainda não têm endereços oficiais a entrarem no mapa, sem espera – e ainda reduz os custos do processo. O Address Maker permite que os órgãos responsáveis designem endereços e coloquem no mapa ruas que até então não apareciam, de forma rápida, num esquema que funciona muito bem no Google Maps e nas APIs do Maps. Governos e ONGs de Gâmbia, do Quênia, da Índia, da África do Sul e dos Estados Unidos já estão usando o Address Maker, e outros locais vão aderir em breve. Caso você trabalhe para uma ONG ou administração pública e acredite que o Address Maker pode ajudar a sua comunidade, fale conosco aqui: g.co/maps/addressmaker.


Uma das principais missões do Google é oferecer acesso a informações úteis, que tenham impactos práticos na vida das pessoas e possam levar a transformações reais. Para saber mais sobre como usamos a tecnologia para ajudar a resolver problemas, confira o que mais anunciamos durante o Search On.