Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Acessibilidade

Construindo um Android mais acessível

acessibilidade android

Todos os dias, as pessoas usam comandos de voz, como “Ok Google”, ou as mãos para navegar em seus smartphones para realizar as mais diversas atividades e acessar informações. No entanto, isso nem sempre é possível para pessoas com deficiências físicas ou que utilizam tecnologia assistiva. Pensando nelas e em todas as pessoas usuárias de Android que precisam de suporte de mobilidade, áudio ou visão para navegar, estamos lançando uma nova ferramenta que torna mais fácil controlar o smartphone e se comunicar usando o movimento dos olhos e os gestos faciais: os Interruptores de Câmera.

Criado a partir de feedbacks de pessoas que usam tecnologias assistivas e em parceria com uma comunidade de especialistas de acessibilidade, a ferramenta usa a câmera frontal do smartphone e a tecnologia de aprendizado de máquina para detectar a movimentação dos olhos e os gestos faciais, associando a comandos, como ouvir música, assistir vídeos ou acessar emails. A partir de hoje, o novo recurso estará disponível globalmente em 80 idiomas diferentes, incluindo o português. Também expandimos os recursos de uma das nossas ferramentas de acessibilidade já existente, o Lookout, para que pessoas cegas ou com baixa visão possam realizar mais tarefas de forma rápida e fácil.

Novo recurso movimentação dos olhos e os gestos faciais

Navegando com movimentos dos olhos e gestos faciais  
Em 2015, lançamos o acesso com interruptor para Android, para pessoas que não conseguem interagir diretamente com o dispositivo poderem navegar com mais facilidade usando botões adaptáveis chamados interruptores físicos, como teclados e computadores. Com o novo recurso de acesso anunciado hoje, a câmera de cada celular Android pode ser transformada em um botão personalizado que detecta gestos faciais e movimentação dos olhos, permitindo que qualquer pessoa utilize o dispositivo sem o uso das mãos ou da voz. 

A pessoa usuária pode escolher um dos seis gestos - olhar para a direita, olhar para a esquerda, olhar para cima, sorrir, levantar sobrancelhas ou abrir a boca - para digitalizar e selecionar no celular. Também é possível atribuir gestos para abrir notificações, voltar para a tela inicial ou pausar a detecção de gestos. Os interruptores de câmera podem ser usados ​​em conjunto com os interruptores físicos.

acessibilidade android

Desde o início, desenvolvemos com a acessibilidade em mente. Ouvimos de pessoas com diversas deficiências físicas ou com alguma impossibilidade de usar a tela sensível ao toque ou controlar o smartphone com a voz, que as opções de personalização seriam fundamentais para viabilizar mais autonomia no uso dos dispositivos. Com as opções de câmera, a pessoa usuária ou cuidadora pode selecionar por quanto tempo manter um gesto e o tamanho que ele deve ter para ser detectado, bem como, usar a tela de teste para confirmar o que funciona melhor.

Acessibilidade android

Para começar a usar o novo recurso, basta acessar as configurações de acessibilidade do Android e procurar por Interruptor de Acesso ou baixar o aplicativo. Para obter mais informações, acesse g.co/cameraswitches.

Lookout: tornando o texto escrito à mão acessível para pessoas com deficiência visual

Estamos sempre atualizando nossos recursos e ferramentas de acessibilidade para que mais pessoas possam ter autonomia e explorar seu potencial. Em 2019, lançamos o Lookout, aplicativo que usa a inteligência artificial para tornar o mundo físico mais acessível para pessoas cegas ou com baixa visão. Por meio da visão computacional, o Lookout reconhece objetos, imagens e textos no mundo físico e os anuncia em voz alta - desde a identificação de embalagens de produtos alimentícios até a descrição de objetos e pessoas ao redor.

No ano passado, introduzimos o modo Documentos para capturar texto em uma página. A partir de hoje, o modo Documentos pode ler textos escritos à mão, incluindo notas adesivas e cartões de aniversário de amigos e familiares. Basta apontar a câmera do smartphone para o texto escrito à mão, que o aplicativo faz a digitalização. 

Acreditamos na criação de produtos realmente úteis e inclusivos para pessoas com deficiência, trabalhamos juntos para entender como usamos os dispositivos, quais obstáculos podemos encontrar e como é o dia a dia das pessoas com deficiências. O resultado é mais do que um novo aplicativo ou dispositivo. É uma forma mais inclusiva para que todos possam explorar o mundo. A seguir, conheça todos os nossos recursos de acessibilidade do Android e suas últimas novidades:

Action BlocksLançado em 2019, o Action Blocks, ou “Blocos de Ação”, está disponível desde o último mês em português, e tem a função de facilitar o acesso e a realização de tarefas nos smartphones através de atalhos, melhorando a experiência digital para pessoas com deficiências intelectuais. O aplicativo reúne ícones personalizáveis na tela inicial, possibilitando a realização de uma ação em apenas uma etapa, como por exemplo, enviar uma mensagem pré-definida para um familiar, iniciar uma chamada de vídeo com um amigo,  tocar música, ler as notícias do dia, procurar o episódio de uma série no YouTube - basta tocar em um bloco para acionar a ação correspondente. 

Transcrição instantâneaLançado em 2019, o Transcrição instantânea é um aplicativo de Android disponível em mais de 80 idiomas, que oferece legendas de voz em tempo real, possibilitando com que pessoas surdas ou com deficiência auditiva alfabetizadas possam traduzir conteúdo em áudio em diversas situações, como palestras, aulas, eventos ou até mesmo conversas cotidianas. O aplicativo também pode ser utilizado por qualquer pessoa que deseja transcrever em tempo real o conteúdo de aulas, entrevistas e outros formatos de áudio.

Notificações de sons Criado em 2020, Notificações de sons é um aplicativo adicional que pode ser baixado com o pacote do Transcrição instantânea. Ele fornece notificações para sons importantes e críticos ao redor, que funcionam completamente off-line e utiliza o microfone do celular para reconhecer 10 ruídos diferentes - incluindo sons de bebês, água correndo, alarmes de fumaça e incêndio, aparelhos apitando e portas batendo. Essa tecnologia se baseia no trabalho de detecção de som no Transcrição instantânea, que mostra mais de 30 tipos de som junto com legendas em tempo real, para fornecer uma melhor percepção geral do som. 

Amplificador de som O Amplificador de som filtra, aumenta e amplifica o som ao redor para melhorar a clareza da audição. Para utilizar o aplicativo, é necessário apenas um aparelho com sistema Android e com fones de ouvido.

Acesso por vozLançado em 2018, o Acesso por voz é um aplicativo Android projetado para permitir que qualquer pessoa controle o celular usando a voz, é particularmente útil para pessoas com deficiência que não conseguem tocar na tela. Com a ferramenta é possível utilizar aplicativos, navegar entre telas, digitar mensagens e até mesmo editar texto.

TalkBack O TalkBack é o leitor de tela incluído nos dispositivos Android. Ele permite o controle do celular sem usar os olhos, especialmente útil para pessoas com deficiência visual.

Para conhecer mais sobre nossos recursos de suporte de áudio, visão e mobilidade,  acesse a página de acessibilidade do Android, com vários conteúdos e soluções que trazem mais autonomia para pessoas usuárias com deficiência, e caso tenha alguma dúvida sobre o uso dessas ferramentas, entre em contato com nossa equipe de suporte à acessibilidade.