Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Busca

Ajudando pessoas e empresas a entenderem como a Busca do Google funciona

Busca do Google

Todos os dias, bilhões de pessoas usam o Google para pesquisar e fazer perguntas, grandes ou pequenas. Pode ser uma busca por uma receita, por um café no seu bairro ou por informações complexas como saúde, questões cívicas ou financeiras. Para tudo isso e muito mais, a Busca do Google ajuda as pessoas a chegarem à informação de que precisam, na hora certa.  


Mas uma parte importante da nossa missão é garantir que as informações sobre o funcionamento da própria Busca sejam abertas e acessíveis. Por isso revelamos, de forma transparente, como projetamos e aprimoramos a Busca – e como ela funciona para mostrar ao usuário aquilo que ele está procurando.  Assim como tantos assuntos que as pessoas pesquisam no Google, a própria Busca pode parecer complicada, mas queremos que seja fácil entender. Confira a seguir algumas formas de saber mais sobre como a Busca funciona:


Um único lugar para resolver tudo
Estamos lançando hoje a versão totalmente reformulada do site Como a Busca Funciona. Ela explica os detalhes da Busca: como tratamos de questões importantes e filosóficas e os mais minuciosos detalhes de toda essa engrenagem.  


O site foi lançado pela primeira vez em 2016. De lá para cá, milhões de pessoas já acessaram a página para entender o funcionamento da Busca. Agora, atualizamos esse endereço com informações novinhas, facilitamos a navegação e o jeito de marcar seções favoritas, e ainda acrescentamos links para outros lugares que mostram como a Busca funciona, além de responder às perguntas mais comuns dos usuários. 


O site mostra o que acontece desde o momento em que a pessoa começa a digitar no campo da Busca até o momento em que os resultados aparecem na tela. Ele traz uma visão geral da tecnologia e do trabalho envolvidos na organização das informações do mundo, que permitem ao mecanismo entender o que a pessoa está procurando e fazer o elo entre o usuário e as informações mais relevantes e úteis. 


Também nesse site, é possível encontrar detalhes sobre os sistemas de classificação do Google, e sobre como eles analisam centenas de bilhões de páginas da internet e outros conteúdos no índice da Busca. Esses sistemas consideram fatores como significado, relevância, qualidade, usabilidade e contexto, e procuram os resultados mais relevantes e úteis para cada pesquisa digitada – tudo isso numa fração de segundo. Além disso, o site sobre a Busca permite entender como aprimoramos o mecanismo ao longo do tempo. (Só em 2020 foram 4.500 melhorias à Busca!) Conforme você poderá ler por lá, fazemos testes rigorosos antes de cada uma dessas mudanças, com a ajuda de milhares de pessoas que classificam a Qualidade da Busca, espalhadas pelo mundo. Essas pessoas são treinadas e altamente capacitadas para aplicar todas as diretrizes envolvidas nessa tarefa. As diretrizes de classificação estão disponíveis para o público em geral, e descrevem em detalhes como a Busca funciona – e como ela é capaz de apresentar os resultados mais adequados para cada pesquisa.  

Busca do Google

Estamos sempre testando mudanças à Busca, para que ela traga resultados cada vez mais úteis e relevantes


Observar e aprender

Também é possível assistir à série de vídeos Como a Busca Funciona. São explicações fáceis de entender sobre a Busca e como ela conecta usuários com informações relevantes e úteis. Os vídeos oferecem respostas para dúvidas comuns, do tipo: como funciona o recurso de preenchimento automático da Busca? (Não, ele não lê mentes.) Como o Google garante a segurança dos usuários da Busca? Como os anúncios são mostrados? E outras coisas mais. 
Para quem quiser aprender realmente tudo sobre a Busca – e sobre as pessoas de carne e osso que trabalham nos bastidores para que o recurso funcione melhor a cada dia –, recomendamos o filme “Trillions of Questions, No Easy Answers” [Trilhões de perguntas e nenhuma resposta fácil]. Pegue a pipoca e aproveite a sessão!

Busca do Google
10:25

Um filme sobre o funcionamento da Busca do Google


Tendências mundiais

O Google Trends é um jeito fácil de descobrir o que pessoas de todo o mundo procuram na Busca. Esta ferramenta está acessível para qualquer pessoa há mais de 15 anos. Ela revela como os usuários usam a Busca para encontrar informações. O Google Trends é o maior conjunto de dados aberto ao público. Ele usa, de forma anônima, os interesses das pessoas na Busca, em diferentes regiões do mundo, e mostra quais são os assuntos, perguntas e mudanças sociais “quentes” a cada momento. É uma espécie de janela aberta para o que o mundo todo pesquisa na internet. 


Transparência para quem cria websites

Quando o assunto é internet aberta, também investimos muito no apoio a donos de sites, publicadores, empresas, criadores e outras pessoas, para que tenham sucesso e sejam vistas na Busca. A Central da Pesquisa Google oferece dicas e informações de especialistas e webmasters experientes, mais de cem vídeos educativos sobre o mecanismo, melhores práticas de desenvolvimento de sites e muito conteúdo interessante para quem quer maximizar o alcance de suas páginas na Busca.   Nossa equipe melhora a Busca todos os dias, com uma série de ajustes – alguns são pequenos, outros são grandes. Trabalhamos com afinco para comunicar e explicar a donos de sites e produtores de conteúdo as mudanças que fazemos, sempre que há informações que possam ser aplicadas na prática. Nos esforçamos para fornecer o máximo de informação possível, mas ao mesmo tempo sabemos que temos a responsabilidade de proteger a integridade de nossos resultados e mantê-los o mais longe possível de spams. Por isso, não podemos compartilhar absolutamente todos os detalhes sobre as atualizações que fazemos à Busca – embora a gente conte uma porção de coisas sobre ela. Se revelássemos tudo, pessoas mal intencionadas teriam as informações de que precisam para escapar das proteções que criamos contra conteúdo enganoso ou de baixa qualidade.


Nos últimos vinte anos, a Busca do Google evoluiu à beça, mas duas coisas nunca deixaram de ser essenciais: a transparência em relação à nossa estratégia e nosso compromisso de oferecer informações acessíveis para todos. Confira nosso site redesenhado e saiba mais sobre nosso trabalho para seguir melhorando, sempre.