Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Diversidade, Equidade e Inclusão

Next Step: como estamos trabalhando para aumentar a representatividade negra no mercado de tecnologia

Samanttha Neves

No início de 2019, anunciamos o Next Step, nosso primeiro programa de estágio focado em aumentar a representatividade de talentos negros no Google Brasil. Esse foi um projeto-piloto do Google Brasil, criado com o objetivo de refletir melhor a diversidade do país na nossa força de trabalho. Por meio do Next Step, eliminamos barreiras de entrada que muitas vezes impedem o acesso de grupos sub-representados a empresas como o Google.

Na primeira edição, remover a exigência do inglês como pré-requisito foi fundamental em um país em que a minoria da população fala o idioma, apenas 5% da população brasileira fala inglês de acordo com levantamento do British Council. Dois anos depois da entrada da primeira turma, tivemos muitos aprendizados e continuamos trabalhando para tornar nossa força de trabalho mais representativa em relação aos nossos usuários e para construir um local de trabalho que cria um sentimento de pertencimento para todos. Hoje, estamos felizes em compartilhar mais um capítulo dessa história: abrimos as inscrições para a segunda edição do Next Step e estamos expandindo as vagas para a área de Engenharia de Software no nosso Centro de Engenharia em Belo Horizonte

Next Step abre vagas

Samanttha Neves participou da primeira turma do Next Step e em abril deste ano foi efetivada como Líder de Análise, função focada em geração de insights e mapeamento de tendências do mercado. 

Next Step e nossos compromissos com a equidade racial 

Muitas mudanças aconteceram desde que lançamos a primeira edição do programa no início de 2019. O mundo foi abalado pela pandemia, uma das principais crises globais da humanidade, alterando a vida de bilhões de pessoas e acentuando desigualdades. No Brasil, aqueles que já enfrentavam a desigualdade social e econômica foram atingidos de forma desproporcional. No mercado de trabalho, por exemplo, pretos e pardos estão sofrendo com taxas de desemprego em proporções muito maiores que os brancos, como mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.   

Next Step e nossos compromissos com a equidade racial

João Victor Nascimento participou da primeira turma do programa e hoje atua como Gerente de Contas. Para ele é essencial ter referências mais diversas no mercado de tecnologia.

Investir em equidade racial no mercado de trabalho é urgente e o Next Step é uma das iniciativas que fazem parte do comprometimento global do Google em aumentar a representatividade de negros na nossa força de trabalho e criar um maior senso de pertencimento para todos os Googlers. 

João Victor Nascimento

Mayara Chrispim ingressou na primeira turma do Next Step e hoje faz parte da área jurídica do Google. Está se especializando em relações étnico-raciais para fomentar cada vez mais o debate no mercado.

Sabemos que o Next Step é apenas um passo nesse processo e ainda temos muito a avançar, mas temos ouvido relatos encorajadores dos estagiários da primeira turma do Next Step. A maioria deles foi efetivada após o fim do estágio, um sinal que nos mostra que estamos indo na direção certa. "Nestes quase dois anos de empresa, além da minha função principal, liderei projetos para tornar a comunicação mais inclusiva para pessoas trans, apoiando lideranças na construção de um ambiente em todas as pessoas se sintam à vontade para se expressar'', diz Samanttha Neves, 32 anos, Líder de Análises. "Minha longa jornada atuando com pessoas em diversas ações sociais foi essencial para agregar novas perspectivas para as áreas nas quais atuei durante o programa", afirma Lendric Silva, 25 anos, Gerente de Contas. "Com meu conhecimento em relações étnico-raciais na área jurídica, pude trazer mais diversidade de olhares e promover o debate sobre o tema no Google", diz Mayara Chrispim, 29 anos, Especialista em Políticas. "Virei referência para amigos que desejam alcançar seus sonhos. Precisamos de mais referências para nos sentirmos parte de empresas como o Google", conta João Victor Nascimento, 21 anos, Gerente de Contas.

Mayara Chrispim

Lendric Silva foi um dos aprovados da primeira edição do Next Step e, um ano e meio depois, foi efetivado na área de vendas, sendo responsável por ajudar empresas de pequeno e médio porte com estratégias de marketing digital.

Como se inscrever no Next Step

Este ano, as vagas do Next Step serão distribuídas nas áreas de Negócios e Engenharia de Software. No caso da primeira, vamos selecionar estagiários para atuar no escritório do Google em São Paulo, em diversas equipes, como vendas, marketing, suporte e soluções para clientes, finanças, jurídico, entre outras. Poderão participar do processo de seleção estudantes de graduação matriculados em qualquer curso superior de uma universidade na região de São Paulo, com formação prevista entre março de 2024 e junho de 2024. Já as vagas do programa de Engenharia de Software serão oferecidas no escritório do Google em Belo Horizonte. Neste caso, poderão participar estudantes matriculados em cursos de graduação relacionados às áreas de tecnologia, como Ciência da Computação, Engenharia da Computação, entre outros, com previsão de término para o período entre março de 2024 e junho de 2024. Para participar, é preciso ter noções básicas de alguma linguagem de programação, como: C, C ++, Java, JavaScript ou Python, assim como inglês básico para programar. A segunda edição do Next Step terá duração de dois anos, entre março de 2022 e março de 2024. Os estudantes precisam ter disponibilidade para residir durante esse período nas cidades onde ficam localizados os escritórios: São Paulo, para as vagas de Negócios, e Belo Horizonte, para as de Engenharia de Software.
As inscrições para a área de Negócios já estão abertas por meio da consultoria externa Empodera e vão até 30 de agosto. Para as vagas em Engenharia de Software as inscrições começam no início de setembro e estarão disponíveis na plataforma da consultoria Olabi.  As fases do processo seletivo serão 100% virtuais e vão contar com sessões para desenvolvimento e entrevistas com as equipes do Google. Saiba mais e Inscreva-se aqui.