Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Busca

Como atualizamos a Busca para melhorar seus resultados

Article's hero media

Nossos computadores, celulares e aplicativos são atualizados regularmente para que sempre funcionem melhor. A mesma coisa acontece com a Busca do Google, que é atualizada milhares de vezes por ano para melhorar a experiência e a qualidade dos resultados. A seguir, saiba mais sobre como esse processo funciona.

Por que as atualizações são importantes

A Busca do Google recebe bilhões de consultas todos os dias vindas de diferentes países ao redor do mundo em cerca de 150 idiomas. Nossos sistemas automatizados identificam as informações mais relevantes e confiáveis ​​de centenas de bilhões de páginas em nosso index para ajudar as pessoas a encontrar o que procuram. Entregar ótimos resultados com essa escala e complexidade requer muitos sistemas diferentes, e estamos sempre procurando maneiras de melhorar esses sistemas para que possamos exibir os resultados mais úteis possíveis.

Graças às melhorias constantes que fazemos, nossos processos de avaliação mostram uma redução de mais de 40% do número de resultados irrelevantes que aparecem em uma página de resultados de pesquisa nos últimos cinco anos. O Google envia bilhões de visitas a sites todos os dias e, ao fornecer resultados de maior relevância, podemos continuar a aumentar o tráfego que enviamos aos sites todos os anos.

A variedade de sites que recebem esses visitantes – mais de 100 milhões todos os dias – também é muito grande, o que nos permite ajudar que novos sites de toda a web e de todo o mundo sejam descobertos todos os dias. À medida que novos sites surgem e a web muda, atualizações na Busca são essenciais para garantir que estejamos apoiando uma ampla gama de publishers, criadores e empresas, ao mesmo tempo que fornecemos aos usuários as melhores informações disponíveis.

Como as atualizações tornam a Busca melhor

Aqui estão alguns exemplos do que essas atualizações incluem:

No mês passado, lançamos uma melhoria que fizemos para ajudar as pessoas a encontrar melhores avaliações de produtos por meio da Busca. Temos um sistema automatizado que tenta determinar se uma avaliação parece ir além do simples compartilhamento de informações básicas sobre um produto e, em vez disso, apresenta uma pesquisa ou experiência mais aprofundada. Isso ajuda as pessoas a encontrar informações de mais qualidade de produtores de conteúdo.

Outro exemplo é uma atualização que fizemos anos atrás que busca determinar se o conteúdo dos sites é compatível com dispositivos móveis, como celulares e tablets. Em situações em que há muitas correspondências possíveis com relevância relativamente igual, dar preferência àquelas que carregam melhor em dispositivos móveis é mais útil para quem busca por meio desses aparelhos.

Eventualmente, em apenas uma semana, realizamos dezenas de atualizações com o objetivo de melhorar a Busca de maneira incremental. Como já dito, todas essas atualizações são rigorosamente testadas e avaliadas por meio de nosso processo de classificação. Sabemos que quem usa a Busca diariamente para encontrar informações úteis e relevantes para o seu dia a dia pode nem notar essas atualizações, mas o Google fica um pouco melhor com cada uma delas. Apesar disso, buscamos dar visibilidade sempre que entendemos que uma atualização inclui informações úteis para os proprietários de sites ou produtores de conteúdo, como nos casos acima.

As principais atualizações envolvem melhorias amplas na Busca

Periodicamente, fazemos melhorias mais substanciais em nossos processos gerais de classificação. Nos referimos a elas como core updates (atualizações principais), e elas podem produzir algumas mudanças perceptíveis – embora normalmente sejam percebidas com mais frequência por pessoas que administram ativamente sites ou realizam otimização de mecanismos de pesquisa (SEO).

É por isso que avisamos antes quando esse tipo de atualização está chegando. Queremos que proprietários de sites entendam que essas mudanças não se devem a algo que eles fizeram, mas sim em razão de aprimoramentos nos nossos sistemas de análise do conteúdo de modo geral e, assim, atender melhor às expectativas dos usuários. Também queremos lembrá-los de que nada em uma atualização principal (ou em qualquer atualização) se volta a um site em específico, mas sim para melhorar a Busca como um todo. Como dissemos antes em nossa orientação a respeito do assunto:

“Não há nada de errado com algumas páginas que perdem um pouco do desempenho depois de uma atualização principal. Elas não violaram nossas diretrizes para webmasters nem foram submetidas a uma ação manual ou algorítmica, como pode acontecer com sites que não seguem essas regras. As atualizações principais não são voltadas a páginas ou sites específicos. Na verdade, essas mudanças servem para melhorar a maneira como nossos sistemas avaliam o conteúdo em geral. Elas podem até melhorar o desempenho de algumas páginas que não tinham resultados à altura.

Para entender como uma atualização principal funciona, imagine que você fez uma lista dos cem melhores filmes em 2015. Alguns anos depois, em 2019, você atualiza essa seleção. Naturalmente, os títulos serão diferentes. Alguns filmes excelentes que não existiam antes poderão entrar na sua lista. Talvez você também reavalie alguns títulos que já estavam nela e decida que eles merecem uma classificação melhor.

A lista ficará diferente, e isso não significa que os filmes que foram para posições mais baixas são ruins. Apenas existem outros que merecem uma classificação melhor.”

As atualizações principais são projetadas para aumentar a relevância geral dos nossos resultados de pesquisa. Em termos de tráfego que enviamos, é basicamente uma troca de rede. Algum conteúdo pode ter um desempenho pior, mas outros podem melhorar ainda mais. A longo prazo, melhorar nossos sistemas dessa forma é como continuamos a melhorar a Busca e a enviar mais tráfego para sites na web todos os anos.

Como ajudamos negócios e criadores com orientações e ferramentas

Embora não haja nada que sites específicos precisem implementar para atualizações principais, nós oferecemos orientações e conselhos acionáveis ​​que podem ajudá-los a obter sucesso com a Busca do Google em geral. Seguir essa orientação não é garantia de que um site terá uma boa classificação para todas as pesquisas que almeja. Isso não é algo que o Google ou qualquer outro mecanismo de busca poderia garantir.

Para qualquer busca específica é possível que existam milhares de páginas ou outros conteúdos que sejam relevantes de alguma forma. É impossível mostrar todo esse conteúdo no topo de nossos resultados. E isso não seria útil para os usuários que recorrem à Busca do Google exatamente porque esperam que mostremos as informações mais úteis primeiro.

Seguindo nossas orientações básicas de atualização, negócios, proprietários de sites e criadores de conteúdo podem nos ajudar a entender melhor quando eles realmente têm o conteúdo mais relevante e útil para exibir. Recomendamos também que os sites sigam nossas diretrizes de qualidade, implementem nossas dicas de otimização e façam uso da ferramenta Search Console que é gratuita e pode ser usada por qualquer pessoa.

Esses tipos de atualizações, junto com as ferramentas e orientações que oferecemos, são a forma de nos certificar que continuamos a conectar criadores de conteúdo, empresas e outras pessoas que dispõem das informações úteis que os usuários procuram na Busca do Google.