Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Desenvolvedores

Aprenda a programar com o Grasshopper, agora em português

Grasshopper

Desde o lançamento do Grasshopper, em 2018, um milhão de pessoas passaram pelo menos uma hora aprendendo a codificar por meio do aplicativo. Isso representa aproximadamente 114 anos dedicados a aprender os fundamentos da codificação. Hoje, como parte da iniciativa Cresça com o Google, que reúne uma série de programas do Google para o desenvolvimento de pessoas e negócios, estamos lançando o Grasshopper em português.

O Grasshopper é um aplicativo gratuito desenvolvido pelo Google com o objetivo de ensinar programação para iniciantes através de jogos e lições interativas de JavaScript, a linguagem utilizada por mais de 70% dos programadores. Criado por uma equipe de programadores do Google em sua incubadora para produtos experimentais, a Area 120, o Grasshopper tem como missão remover as barreiras que limitam o acesso à educação e preparar adultos e jovens para carreiras que utilizam a programação.


O aplicativo oferece um ambiente de aprendizagem centrado em quem está começando - ou quer começar - a entender o mundo da programação. Por meio de uma metodologia interativa, o aplicativo traz quebra-cabeças visuais, que instigam os alunos a utilizar os principais conceitos de codificação, como funções, loops e variáveis. Com o Grasshopper, é possível aprender técnicas como: criar animações ou resolver problemas utilizando códigos, ou ainda construir um site com HTML e CSS. Agora, os brasileiros poderão ler as instruções, obter suporte e receber feedback em seu idioma nativo.

Aprenda a programar com o Grasshopper
Aprenda a programar com o Grasshopper

O conhecimento em tecnologia tornou-se quase essencial para quem vislumbra um futuro promissor no mercado de trabalho. No Brasil, programar está se tornando uma habilidade essencial no mercado de trabalho, e queremos que todos possam aprender sobre isso. Segundo a McKinsey, até 2030, o país precisará de 1 milhão de profissionais nesta área. E as oportunidades em programação são uma das que melhor despontam neste cenário. Por isso, tem sido cada vez maior o número de pessoas que estão migrando para a carreira de programador, como mostra, por exemplo, um estudo recente do Google com a consultoria Bain & Company. Hoje, no Brasil, cerca de 30% dos desenvolvedores vieram de outras atividades. Entre eles, 80% apontam melhoria na qualidade de vida e perspectiva de crescimento. Já metade diz que recomendaria a carreira para seus amigos.


Esperamos que você goste do app e que ele te ajude a iniciar ou continuar sua jornada no mundo da programação. O Grasshopper em português está disponível para Android e desktop.