Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Proteção & Segurança

Um futuro mais simples e seguro – sem senhas

Um futuro mais simples e seguro – sem senhas

Talvez você não perceba, mas as senhas são a maior ameaça à segurança online de cada um de nós. Elas podem ser roubadas, são difíceis de lembrar e administrar tantas combinações pode encher a paciência. Muita gente acredita que as senhas devem ser bem compridas e complicadas. Em vários casos, porém, isso pode até aumentar o risco. Senhas intrincadas são uma tentação: o usuário pode achar que é seguro aplicar a mesma senha a mais de uma conta. Na verdade, nos EUA, 66% dos americanos confessam que usam a mesma senha em diversos sites, o que significa que todos os sites ficam vulneráveis caso um deles sofra algum problema. 

Em 2020, as buscas pela frase “minha senha é forte?” aumentaram 300%. Infelizmente, até a senha mais robusta pode ser comprometida e usada por pessoas mal-intencionadas. Por isso investimos tanto em controles de segurança que evitem a adoção de senhas fracas ou comprometidas. Para nós, do Google, manter a sua segurança na internet é a maior prioridade. Por isso estamos sempre investindo em novas ferramentas e recursos para garantir que suas informações fiquem protegidas – e isso inclui senhas. No Dia Mundial da Senha, estamos compartilhando informações sobre o trabalho para tornar a gestão de senhas cada vez mais simples e fácil. E vamos dar também uma prévia sobre nossas inovações contínuas – que ajudam a criar um futuro no qual, um dia, não precisaremos mais de senha nenhuma.  

Proteção da segurança do seu acesso ao Google

Uma das melhores maneiras de proteger sua conta contra uma invasão ou uma senha fraca e ter uma segunda etapa de verificação – uma forma adicional de confirmar que a pessoa que está acessando sua conta realmente é você. O Google já faz isso há anos, para garantir que a sua Conta do Google esteja protegida por diversas camadas de verificação. Atualmente, já pedimos às pessoas que se inscreveram na verificação em duas etapas (ou 2SV) que confirmem sua identidade: basta clicar numa mensagem enviada pelo Google para o celular sempre que há um acesso à conta. Em breve vamos começar a inscrever usuários automaticamente na 2SV, sempre que a conta tiver a configuração adequada. (Para verificar a situação da sua conta, acesse a Verificação de Segurança). Usar o celular para fazer esse acesso é uma forma mais segura de autenticar a identidade do usuário, quando comparada com o uso isolado da senha. 

Também estamos adotando tecnologias avançadas de segurança nos aparelhos, para que essa autenticação em múltiplos fatores fique cada vez mais simples, imperceptível – e mais segura do que as senhas. Um exemplo: colocamos nossas chaves de segurança diretamente em aparelhos Android, e lançamos o aplicativo Google Smart Lock para iOS. Com isso, as pessoas podem usar o celular como forma secundária de autenticação. 

Um futuro mais simples e seguro – sem senhas

Senhas seguras, em qualquer lugar

Enquanto as senhas continuarem fazendo parte da nossa vida digital – seja nos aplicativos que usamos, seja nos sites que acessamos –, o Google vai continuar inovando e desenvolvendo produtos e tecnologias para facilitar a gestão de senhas (e, mais importante, para que elas sempre sejam seguras). Nosso Gerenciador de Senhas, que vem embutido no Chrome, no sistema Android e agora no iOS, usa as mais avançadas tecnologias de segurança para proteger suas senhas em todos os sites e aplicativos. Ele facilita na hora de criar e usar senhas complexas e únicas, sem a necessidade de lembrar delas ou de usar a mesma senha duas vezes.

Toda vez que você acessa um site ou faz login em um app, estando ao mesmo tempo logado em sua Conta Google, o Gerenciador de Senhas pode preencher automaticamente aquela senha complicada. O Gerenciador de Senhas também está integrado à Verificação de Segurança do Google, que funciona com um único clique. Ele avisa o usuário caso alguma de suas senhas tenha sido comprometida, caso a mesma senha esteja sendo usada em vários sites e ainda avalia a força de cada senha. Também avisamos automaticamente sempre que uma senha é comprometida, e oferecemos um jeito fácil e rápido de garantir a segurança das informações online.

Um futuro mais simples e seguro – sem senhas

Além disso, lançamos recentemente o novo recurso Importar Senha. Com ele, é possível importar rapidamente até mil senhas de uma só vez, de vários sites de terceiros, e colocá-las no Gerenciador de Senhas do Google (de graça). Essa medida assegura que todas as senhas do usuário ficam protegidas pelos recursos avançados e pelas tecnologias de privacidade do Google. Recursos como Importar Senha, Gerenciador de Senhas e Checkup de Segurança – aliados a processos de autenticação como o Sign-in com o Google, que reduz a disseminação de credenciais frágeis – são exemplos de como trabalhamos sem cessar para que sua experiência na internet seja cada vez mais segura e simples. Não apenas no Google, mas em toda a rede. Um dia, esperamos que o roubo de senhas seja uma história do passado, porque as senhas serão coisa do passado. Até lá, porém, o Google vai seguir garantindo sua segurança, e a segurança das suas senhas. Para saber mais sobre o nosso trabalho incansável pela segurança dos nossos usuários, acesse nossa Central de Segurança.