Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Proteção & Segurança

Seu dia a dia mais seguro com o Google

produtos com foco em segurança e privacidade

A prioridade do Google é garantir que você tenha controle sobre seus dados. Por isso, criamos nossos produtos com foco em segurança e privacidade como “item de fábrica”. Na edição do Google I/O deste ano, estamos apresentando novos recursos e tecnologias para manter você cada vez mais seguro com o Google.

Você no controle dos seus dados

A privacidade é algo muito pessoal. Por isso, tornamos ainda mais fácil o caminho para que você escolha as configurações mais adequadas às suas necessidades. Isso pode ser na forma de um único lugar na sua Conta do Google, para alterar suas opções de exclusão automática ou dos controles que aparecem em contexto quando você usa nossos produtos. Hoje anunciamos vários controles novos:

  • Limpe seu histórico na Busca. Estamos apresentando uma opção nova que permite apagar os últimos 15 minutos do seu histórico na Busca rapidamente: basta apertar uma única vez o botão no menu da Conta do Google.
  • Uma pasta “trancada” e protegida por senha no Fotos. Já te aconteceu de mostrar uma foto no seu celular para outra pessoa, mas ficar receoso de que essa pessoa sem querer passe pelas imagens e esbarre numa foto que você não deseja exibir (como a foto de um documento ou de uma surpresa que você está preparando)? A “Locked Folder” é um novo recurso do Google Fotos que cria um espaço onde você pode salvar as fotos que deseja proteger com senha. Essas fotos não aparecem quando qualquer pessoa rola a página pelas imagens salvas no rolo da câmera ou nos álbuns compartilhados. O novo recurso chega primeiro nos Google Pixels, e em breve a outros aparelhos Android.
  • Controle o Histórico de Localização a partir da Linha do Tempo no Google Maps. Agora, sempre que você vir na sua Linha do Tempo os lugares que você já visitou, o Google vai mostrar um lembrete de que isso acontece porque o Histórico de Localização está ligado – e você poderá desligar esse histórico de forma simples e rápida, direto na Linha do Tempo.
produtos com foco em segurança e privacidade
produtos com foco em segurança e privacidade
produtos com foco em segurança e privacidade

1. Nova opção “quick delete” na Busca 2. A nova Locked Folder no Fotos 3. Lembretes do Histórico de Localização na Linha do Tempo no Google Maps.

Estamos apresentando novos recursos exclusivos de transparência e permissões no Android 12. O novo sistema operacional inclui um Painel de Privacidade. Nele é possível ver uma linha do tempo dos momentos em que diferentes aplicativos acessaram sua câmera, seu microfone ou a localização do seu aparelho. Também colocamos indicadores que mostram quando a câmera e o microfone estão sendo usados, bem como botões simples para desabilitar o acesso a esses dois recursos do celular. Além disso, já é possível optar por compartilhar a localização aproximada com um aplicativo, em vez da localização exata.

Produtos seguros como padrão

Incidentes de segurança na indústria ocorridos recentemente mostram que a informação do usuário nunca será privada se não estiver segura. Os produtos do Google contam com tecnologias baseadas em inteligência artificial (IA) capazes de proteger bilhões de usuários em todo o mundo – e, por isso, têm a segurança como item “de fábrica”. Diariamente, bloqueamos 100 milhões de tentativas de ataques phishing e 15 bilhões de mensagens spam no Gmail; além de encriptar 4 bilhões de imagens no Google Fotos. A Navegação Segura presente no Chrome e na maioria dos outros navegadores ajuda a manter a internet segura protegendo automaticamente mais de 4 bilhões de dispositivos no mundo todo.

Uma das maiores ameaças à segurança continua sendo a dependência de senhas. Elas são fáceis de serem descobertas, acabam sendo usadas em diversos sites e podem ser roubadas em ataques de phishing. Por isso o Google trabalha por um futuro sem senhas – um esforço centrado em outras formas de verificar a identidade do usuário e criar várias camadas de proteção para a sua Conta do Google, como a adesão agora automática à verificação em duas etapas.

No entanto, como a maior parte das contas de internet ainda exige o uso de senhas, continuamos aprimorando nosso Gerenciador de Senhas, presente no Chrome, no Android e agora no iOS. Ele ajuda o usuário a criar, lembrar, salvar e preencher automaticamente senhas em vários sites da web. Hoje estamos anunciando novas melhorias ao Gerenciador de Senhas:

  • Uma nova ferramenta que facilita a importação de senhas a partir de outros gerenciadores de senha
  • Maior integração com Chrome e Android para preenchimento de senhas de forma simples e rápida em diversos sites e apps, não importando se o usuário está num desktop ou aparelho móvel
  • Alertas de Senha que avisam automaticamente caso alguma de suas senhas salvas tenha sido comprometida por uma violação de terceiros
  • Um jeito inteligente de resolver o problema com senhas comprometidas no Chorme com apenas um toque. Em sites que suportam essa tecnologia, sempre que o Gerenciador de Senhas identificar uma senha que tenha sido comprometida, você verá a opção “alterar senha” no Assistente. Ao tocar no botão, o Assistente não apenas navega para o site em questão, mas também já passa por todo o processo de alterar a senha comprometida. Esse recurso está disponível em dispositivos Android e para mais sites e apps no futuro.
produtos com foco em segurança e privacidade
produtos com foco em segurança e privacidade
produtos com foco em segurança e privacidade

1. Um novo modo de resolver senhas comprometidas no Chrome. 2.Uma nova ferramenta para importar senhas de outros gerenciadores de senhas. 3. Alertas de Senhas.


Sua privacidade protegida em nossos produtos desde o início

As novas tecnologias de computação ajudam a resolver grandes desafios de privacidade da indústria. Elas. A iniciativa open source Privacy Sandbox é um exemplo recente disso.

O Google foi pioneiro no desenvolvimento de tecnologias como a Federated Learning (criada por pesquisadores do Google em 2016) que permitiu oferecer experiências personalizadas e úteis ao mesmo tempo em que protege dados individuais e a privacidade das pessoas. Ou ainda a Privacidade Diferencial, que alimenta alguns dos nossos recursos e produtos mais úteis, desde os nossos Relatórios de Mobilidade da Comunidade de COVID-19 até previsões de trânsito do Maps, sem identificar usuários individualmente. E essa experiência orienta nosso trabalho em iniciativas mais amplas do setor, como o Privacy Sandbox, feito sob código aberto.

Agora estamos avançando esse trabalho com a nova Private Compute Core do Android, que garante a segurança e a privacidade das informações – e sua permanência no aparelho. Ela funciona em uma série de recursos populares que usam IA, como Live Caption (que mostra legendas baseadas no áudio), Now Playing (que informa qual música está tocando) e Smart Reply (que sugere respostas curtas para mensagens e e-mails). No caso desses recursos, o processamento de áudio e linguagem ocorre apenas no aparelho. Assim como todo o resto do sistema Android, a tecnologia Private Compute Core é open source – o que significa que ela pode ser auditada e verificada pela comunidade de segurança.

Seguiremos trabalhando para que o dia a dia seja cada vez mais seguro com o Google, graças aos novos controles, à segurança avançada e a tecnologias que protegem a privacidade.