Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Notícias

Destaques chega ao desktop e ganha novos veículos de notícia no Brasil



No ano passado, anunciamos o lançamento do Destaques, o Google News Showcase no Brasil. É o nosso produto e programa de licenciamento que paga a veículos jornalísticos para que eles possam trazer sua voz e curadoria aos produtos de notícias do Google. Apoiado por um investimento de US$ 1 bilhão, o produto já chegou aos mercados do Reino Unido, Austrália, Alemanha, Brasil, Argentina, Itália, República Tcheca e Índia. Noventa por cento dos veículos inscritos no Destaques em mais de uma dezena de países representam jornais locais, regionais ou comunitários.

Neste período também lançamos novos recursos como o Acesso Estendido, que dá aos leitores do Destaques a possibilidade de acessar conteúdo pago e selecionado pelos veículos parceiros. Dessa forma, mais leitores podem descobrir o valor das notícias de alta qualidade produzidas por esses veículos.

Hoje, estamos anunciando alguns novos recursos para o Destaques. Primeiro, estamos lançando o Destaques para usuários de desktop do Google Notícias (em news.google.com.br). Agora, todos os usuários do Google Notícias, independentemente do dispositivo que estejam usando, podem ver painéis aprimorados de conteúdos de nossos parceiros do Destaques. Este recurso está disponível nos oito países onde lançamos o produto.

Painéis do Destaques no Google Notícias pelo desktop

A maioria das pessoas verá os painéis do Destaques direto na página de Principais Notícias. Aqui, logo abaixo das principais notícias do dia, adicionamos um novo carrossel contendo os painéis dos Destaques mais recentes de veículos já seguidos e de outros pelos quais os leitores podem se interessar.

Destaques chega ao desktop e ganha novos veículos de notícia no Brasil

Para os usuários que desejam explorar mais painéis, adicionamos a página Destaques Jornalísticos, acessível diretamente pela navegação do lado esquerdo. Aqui, os usuários podem ver os painéis mais recentes de todos os veículos ativos no programa em seus países. Incluem-se publicações de alcance nacional, cobrindo questões sobre o país e o mundo; mas também pequenos veículos pequenos e médios atentos aos fatos que afetam suas regiões, cidades e comunidades.


No Brasil, o número de veículos parceiros já passa de 45, incluindo novas publicações como Carta Capital, Exame, IstoÉ Dinheiro e R7, e outras pequenas e médias que atuam garantindo a cobertura sobre os fatos que mais importam em suas regiões. Entre eles estão A Crítica (AM), A Tarde (BA), A Tribuna de Santos (SP), Correio do Povo (RS), Diarinho (SC), Diário do Nordeste (CE), Diário do Rio (RJ), Jornal do Commercio (PE), Jornal do Tocantins (TO), ND Mais (SC), O Liberal (PA), O Povo (CE), Tribuna Independente (AL), e Tribuna de Minas (MG).

Destaques chega ao desktop e ganha novos veículos de notícia no Brasil

E, para os usuários que desejam se aprofundar, adicionamos uma nova seção de Destaques diretamente nas páginas dos veículos no Google Notícias. Nela os leitores vão encontrar todos os painéis recentes produzidos por aquela publicação, incluindo o conteúdo selecionado como “mais importante do dia” e seus demais painéis, levando mais contexto e aprofundamento dos assuntos do dia aos leitores.

Destaques chega ao desktop e ganha novos veículos de notícia no Brasil

Também estamos lançando um novo recurso nos painéis do Destaques hoje. Agora, os editores das publicações parceiras vão poder adicionar mais contexto a suas matérias, incluindo links em assuntos relacionados à história principal. Você começará a ver esses novos itens com links no seu Destaques pelo celular nas próximas semanas.

Destaques chega ao desktop e ganha novos veículos de notícia no Brasil

Como 'Seguir' suas publicações favoritas

O objetivo dos painéis do Google Destaques é ajudar as pessoas a encontrarem veículos favoritos e novos e, assim, fortalecer o relacionamento entre leitor e publicação. Ao tocar no botão "Seguir”, você passa a encontrar sempre as últimas notícias de uma publicação em que confia. Isso leva tempo, mas o que estamos vendo agora nos encoraja a continuar a expandir e melhorar o produto. Milhões de usuários estão vendo os painéis do Destaques todos os dias, ganhando acesso a conteúdo aprofundados sobre os assuntos do dia diretamente em seus feeds de notícias. Além disso, os leitores clicam para acessar o conteúdo completo nos sites dos veículos: atualmente estamos gerando mais de 10 milhões de cliques por mês nas publicações dos conteúdos do Destaques.

Destaques chega ao desktop e ganha novos veículos de notícia no Brasil

As pessoas continuam nos dizendo que querem mais de suas publicações favoritas. Os usuários tocaram no botão “Seguir” mais de 460 mil vezes nos painéis do Destaques (acima do dobro do que há alguns meses), visando garantir que não perderão nenhum painel dos seus veículos favoritos. Vamos trabalhar com os veículos para saber mais sobre como as pessoas se envolvem com o Destaques para ter certeza de que estamos cumprindo nosso objetivo de fortalecer o relacionamento entre leitores e publicações.

O Destaques ou Google News Showcase é uma parte do nosso compromisso com a indústria de notícias. Fazemos parceria com veículos jornalísticos por meio da Google News Initiative, oferecemos produtos inovadores como o Assine com o Google para ajudá-los a gerar mais receita de modo sustentável, e oferecemos ferramentas como as do Journalist Studio para ajudar a tornar mais simples e acessível descobrir e escrever histórias. O jornalismo é importante para nós, para nossos usuários e para a sociedade como um todo, e estamos empenhados em garantir um futuro positivo junto com nossos produtos e investimentos.