Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Inteligência Artificial

Pesquise e explore as informações do mundo com a ajuda da Inteligência Artificial

Article's hero media

Os avanços na inteligência artificial (IA) ampliam as fronteiras do que o Google é capaz de fazer. Em nenhuma situação, isso fica tão evidente quanto no ponto principal da nossa missão: garantir que a informação seja cada vez mais acessível e útil para todas as pessoas.


O Google passou mais de vinte anos desenvolvendo não apenas uma compreensão melhor das informações da internet, mas também um entendimento aprimorado do mundo. Quando entendemos as informações, somos capazes de usá-las melhor – seja para um aluno em ensino remoto, que aprende pela primeira vez uma matéria nova e complexa; seja um cuidador em busca de dados confiáveis sobre a vacina para COVID; seja uma pessoa em busca do melhor percurso para voltar para casa.


MUM e a nova geração da Busca

Um dos problemas mais difíceis para os mecanismos de pesquisa hoje é ajudar você com tarefas complexas - como planejar o que fazer em um passeio em família. Frequentemente, isso exige várias pesquisas para obter as informações. Na verdade, descobrimos que as pessoas levam em média oito pesquisas para concluir tarefas complexas.


Com uma nova tecnologia chamada Multitask Unified Model, ou MUM, podemos entender melhor questões e necessidades muito mais complexas, portanto, no futuro, serão necessárias menos pesquisas para fazer as coisas. Como o BERT, o MUM é construído em uma arquitetura do Transformer, mas é 1.000 vezes mais poderoso e pode realizar multitarefa para desbloquear informações de novas maneiras.O MUM não apenas entende, mas também gera linguagem. Ele foi treinado em mais de 75 línguas diferentes e em várias tarefas simultâneas. Com isso, o novo modelo tem uma compreensão mais abrangente das informações e dos conhecimentos disponíveis no mundo, quando comparado a antecessores como o BERT. Além disso, ele é multimodal – o que significa compreender informações em forma de texto e imagens (e, no futuro, de outras modalidades como vídeo e áudio).


Como exemplo, vamos imaginar uma pesquisa complexa em formato de conversa: “escalei o monte Adams e agora que subir o monte Fuji no outono do ano que vem. Quais são as diferenças na preparação entre uma escalada e outra?”. Os mecanismos de busca atuais ficariam confusos diante de uma pergunta como essa. No futuro, porém, o MUM será capaz de entender essa pesquisa complicada e gerar uma resposta organizada, oferecendo resultados relevantes. Já começamos a realizar pilotos internos com o MUM e estamos animados com seu potencial para melhorar os produtos do Google. 

Com Lens e Realidade Aumentada, as informações ganham vida

As pessoas usam o Google porque querem aprender coisas novas. Nesse tipo de pesquisa, informações visuais podem fazer uma tremenda diferença. O Google Lens permite que o usuário pesquise aquilo que vê – usando uma câmera, as próprias fotos ou até mesmo a caixa da Busca. Já são mais de 3 bilhões de pesquisas com o Lens todos os meses, e uma das situações mais populares para uso desse recurso é o ensino. Como exemplo, um grupo de alunos pode precisar fazer um trabalho para a escola pesquisando num idioma que não domina. Por isso, estamos atualizando o filtro Traduzir do Lens. Com isso, fica mais fácil copiar, ouvir e pesquisar textos traduzidos, o que ajuda os estudantes a ter acesso a conteúdo educativo da internet, em mais de 100 línguas.

MUM e a nova geração da Busca

O recurso de Realidade Aumentada (RA) na Busca é outra ferramenta potente de aprendizado. A partir de hoje, será possível visualizar atletas em 3D na sua sala de estar e conferir movimentos que são a marca registrada de esportistas, como a famosa apresentação na trave de equilíbrio da ginasta americana Simone Biles e as manobras radicais da skatista brasileira Letícia Bufoni.

MUM e a nova geração da Busca

‘Sobre este Resultado’: saiba de onde vem a informação

Para que sejam úteis, as informações precisam ser confiáveis e críveis – sobretudo em momentos como uma pandemia ou uma eleição, quando o público recorre ao Google em busca de dados corretos e verdadeiros. Nossos sistemas de classificação são projetados para dar prioridade a informações de boa qualidade. Mas o Google também ajuda as pessoas a avaliar a credibilidade das fontes – e é possível fazer isso diretamente na Busca. O recurso Sobre este Resultado oferece detalhes sobre um site antes mesmo que a pessoa clique no link, incluindo uma descrição, mais informação de quando foi indexado pela primeira vez e dados sobre a segurança da conexão entre o usuário e o site.
Este mês começaremos a lançar Sobre este Resultado para todos os resultados em inglês, em todo o mundo. Em breve, acrescentaremos mais idiomas. Até o final do ano vamos colocar mais detalhes sobre os sites – incluindo uma autodescrição oferecida pela própria página, o que outras fontes dizem sobre ela e artigos relacionados para fins de consulta.

MUM e a nova geração da Busca

Explorando o mundo real com Google Maps

O Google Maps mudou nosso jeito de circular, explorar e fazer coisas no mundo. Continuamos ampliando as fronteiras de tudo o que um mapa é capaz de oferecer, como a navegação com Realidade Aumentada no Live View, em grande escala. Há algumas semanas anunciamos que estamos caminhando para lançar mais de 100 melhorias impulsionadas por Inteligência Artificial para o Maps, até o fim deste ano. Hoje,  apresentamos as mudanças mais recentes


Nossas novas atualizações de rotas foram criadas para reduzir a probabilidade de freadas bruscas durante os trechos percorridos usando machine learning e informações históricas de navegação. Acreditamos que essa mudança poderá eliminar mais de 100 milhões de freadas bruscas por ano em caminhos percorridos com a ajuda do Google Maps.
Quem quer descobrir atividades para fazer agora conta também com um mapa sob medida, que destaca pontos relevantes na hora certa. Melhorias como Live View e mapas detalhados das ruas ajudam a explorar e compreender melhor as regiões, da forma mais rápida possível. Para quem quer saber se um determinado bairro ou pedaço da cidade está congestionado, já é possível fazer isso com uma única olhada no mapa, logo que o aplicativo é iniciado.

MUM e a nova geração da Busca

Novas maneiras de comprar com o Google

As pessoas usam o Google mais de um bilhão de vezes por dia para fazer compras. Nosso Shopping Graph, baseado em IA, garante uma compreensão profunda dos produtos, vendedores, marcas, críticas de usuários, informações sobre cada item e sobre estoques. Graças a ele, os usuários conseguem encontrar exatamente o que estão procurando.


Sabemos que fazer compras não é necessariamente uma experiência sempre linear e igual. Por isso, estamos apresentando novas formas de explorar e acompanhar produtos. Agora, sempre que você tira uma foto da tela, o Google Fotos oferece a possibilidade de pesquisar a imagem usando o Lens. Com isso, é possível comprar imediatamente aquela peça que você fotografou, se quiser. Enquanto isso, o Chrome ajuda a acompanhar os carrinhos de compras virtuais que você encheu mas abandonou, facilitando a vida no momento em que você retomar a compra. Além disso, estamos trabalhando com os lojistas para exibir claramente, e mais rápido, os benefícios de fidelidade para clientes recorrentes.


No ano passado, passamos a permitir que os lojistas vendam gratuitamente seus produtos no Google, sem ter de pagar à plataforma. Agora estamos adotando um processo novo e ainda mais simples que vai ajudar 1,7 milhão de lojistas do Shopify a deixar seus produtos mais visíveis no Google, com apenas alguns cliques.
O Google está sempre trabalhando para entender cada vez melhor todas as informações do mundo – e para ajudar você a entender também. Queremos que nossos produtos sejam mais e mais úteis a cada dia. Graças à inteligência artificial conseguimos oferecer resultados melhores e mais relevantes para as perguntas que as pessoas fazem. Quanto mais complexo, melhor.