Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Maps

Encontre locais da vacinação contra COVID-19 direto no Google Maps



Desde o início da pandemia, nosso time está focado no desenvolvimento de novos recursos nas plataformas e produtos do Google para ajudar no combate à COVID-19. Uma boa parte desse esforço está concentrada na criação de soluções que garantam acesso rápido a informações seguras e confiáveis sobre sintomas, prevenção e sobre o processo de vacinação contra a doença. 


Hoje, estamos dando mais um passo importante nessa direção. A partir de agora, é possível consultar diretamente na Busca e no Google Maps informações dos locais de vacinação contra o coronavírus na sua cidade e encontrar aqueles mais próximos de você. 


De janeiro de 2021 para cá, as buscas no Google por “vacinas perto de mim” aumentaram 5 vezes e queremos garantir que as pessoas tenham as informações mais relevantes  localmente. O novo recurso do Maps já está disponível em mais de 30 cidades do país, entre elas as capitais, e traz contatos e dados de localização de mais de 1800 pontos e unidades de saúde onde estão sendo aplicadas a vacina contra a doença. Ao longo das próximas semanas, o nosso objetivo é acrescentar dados de outras localidades nessa experiência. 


Para ter acesso rápido à localização dos postos de vacinação, basta digitar, por exemplo, “vacina covid perto de mim”,  “vacina covid”, “onde vacinar contra covid em [cidade]” ou “lugar para vacinar contra coronavírus perto de mim em [cidade]”. Ao lado dos endereços e contatos, vamos mostrar detalhes informados pelos órgãos governamentais locais, como o acesso ou não a grupos específicos, a disponibilização da modalidade drive-thru ou a necessidade de agendamento.

Encontre locais da vacinação contra COVID-19 direto no Google Maps

Novo recurso na Busca e no Maps em Salvador (BA) 
Para reunir as informações sobre postos de vacinação no Brasil e disponibilizá-las na ferramenta, estamos trabalhando com parceiros locais a partir de fontes oficiais como as secretarias de saúde e agências sanitárias. É importante ressaltar que esses dados variam de acordo com o município e podem mudar com frequência, estando sujeitos às orientações disponibilizadas publicamente por cada autoridade local de saúde. 


Desta forma, sempre recomendamos conferir as informações no website oficial do órgão de saúde pública da sua região antes de ir ao local. Ao mostrar os pontos de imunização na Busca e no Maps, é possível conferir o link direto para a página oficial das agências sanitárias e secretarias de saúde.


Durante a pandemia, acrescentamos mais de 250 recursos ao Google Maps para apoiar pequenas empresas e ajudar as pessoas a encontrar as informações de que precisam para manter suas famílias seguras e saudáveis. Ao pesquisar para chegar a algum destino no aplicativo, por exemplo, você poderá consultar horários de pico, com a previsão de lotação de estabelecimentos, e ainda ter alertas de mobilidade, que podem mostrar serviços de transporte cuja circulação está limitada ou necessidade de uso de máscara.
Vamos continuar fazendo a nossa parte na luta diária contra a pandemia e estaremos sempre comprometidos em tornar mais fácil para você o acesso à informação mais confiável e atualizada nas nossas plataformas. 
Postado por Wilson Rodrigues, gerente de parcerias do Google na América Latina