Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Google News Initiative

Alguns números sobre o Google News Showcase no mundo

Article's hero media

Nas últimas duas décadas, temos trabalhado de perto e em colaboração com a indústria de notícias para ajudar os veículos a crescerem na era digital. Uma das principais formas de apoiar o jornalismo é por meio do Google News Showcase (Destaques, no Brasil), nosso novo produto e programa de licenciamento que paga a veículos de notícias para selecionar conteúdo no Google Notícias e no Discover, sustentado pelo nosso recente investimento de US$ 1 bilhão em jornalismo. O News Showcase também beneficia os leitores, ajudando-os a compreender histórias complexas e encontrar os veículos jornalísticos com atuação local e nacional cobrindo os assuntos que mais importam.


Nos últimos seis meses, lançamos o News Showcase no Reino Unido, Austrália, Argentina, Brasil e Alemanha e assinamos acordos com cerca de 600 organizações jornalísticas em mais de uma dúzia de países; mais de 90% dos veículos são considerados jornais locais, regionais ou comunitários. Hoje, lançamos o News Showcase também para usuários na Itália.


Agora que esse número de veículos de notícias já usaram o News Showcase por alguns meses, gostaríamos de fornecer uma atualização sobre como ele está funcionando para as organizações de notícias que atualmente usam o produto.


Em primeiro lugar, estamos entusiasmados com a quantidade de conteúdo de qualidade que nossos parceiros estão fornecendo aos leitores por meio do News Showcase. Organizações como o Evening Standard e The Financial Times no Reino Unido a The Canberra Times, The Illawarra Mercury e The Saturday Paper na Austrália, a Infobae, Página12 e El Día na Argentina, Der Spiegel, Stern e Die Zeit na Alemanha e Folha de S.Paulo e A Crítica no Brasil estão produzindo mais de 7.000 painéis por semana, garantindo que haja uma grande variedade de histórias detalhadas e oportunas para os leitores.

Google News Showcase no mundo

Muitos dos painéis que estão sendo criados têm como objetivo ajudar a informar os usuários no início ou no final do dia, escolha que os editores podem fazer graças à flexibilidade do produto. Essa variedade e flexibilidade garantem que os editores tenham controle sobre sua voz, narrativa e capacidade de alcançar os leitores, uma escolha que os editores fazem em seus próprios sites e que agora podem também fazer nos produtos do Google com o News Showcase. Em uma era de notícias em ritmo acelerado, os veículos no News Showcase estão ajudando os leitores destacando as notícias que eles podem ter perdido e atualizando-os sobre os eventos do dia.


No Google Notícias, os leitores podem seguir um veículo quando quiserem ver mais conteúdo dele. Quando isso acontece, sabemos que o produto está funcionando: o leitor encontrou um veículo de que gostou o suficiente para querer ouvir mais a cada dia. Desde o lançamento, os usuários seguiram os veículos de notícias mais de 200.000 vezes, graças aos recursos que lançamos junto com o News Showcase. Este é um grande aumento, e estamos ansiosos para ver essas relações novas se desenvolverem.


Procuramos constantemente melhorar a contribuição do News Showcase para um ecossistema de notícias sustentável, e esses primeiros sinais são encorajadores. Nossos primeiros parceiros de notícias lançaram recentemente nosso recurso de acesso estendido, que paga aos veículos participantes para permitirem que os leitores acessem parte de seu conteúdo pago fornecido por meio do News Showcase. Esta prévia do conteúdo premium dos editores pode ajudar os usuários a perceber o valor de ser um assinante pagante, e esperamos que os usuários fortaleçam seu relacionamento com as marcas jornalísticas como resultado deste novo recurso.


“A experiência de trabalhar junto com o Google tem sido surpreendentemente fluida e enriquecedora”, diz Daniel Dessein, presidente do La Gaceta, um jornal regional que cobre a província de Tucumã, na Argentina. “O processo de criação do News Showcase foi muito mais ágil do que originalmente pensamos e recebemos suporte de desenvolvedores de alto nível que nos deram informações e aprendizados valiosos para La Gaceta. O acesso estendido abriu maneiras novas e empolgantes para o público se conectar com nosso conteúdo. ”


Pessoas que entendem profundamente o valor do jornalismo de seus veículos favoritos têm muito mais probabilidade de assinarem, e são esses usuários que mais fazem para ajudar a apoiar a criação de um excelente jornalismo. O News Showcase já está entregando valor para usuários e veículos de notícia e continuaremos a fazer parcerias ativas e solicitar feedback para desenvolver esse esforço.


Destaques, o Google News Showcase no Brasil, é apenas uma das inúmeras maneiras pelas quais trabalhamos com veículos jornalísticos para ajudá-los a expandir seus negócios, seu público e suas habilidades. Os exemplos incluem o Assine com o Google, um produto criado para e com veículos de notícias para facilitar a transformação de leitores em assinantes leais, bem como a Google News Initiative, pela qual oferecemos uma ampla gama de ferramentas, treinamento e fundos. Ao longo dos anos, fornecemos bilhões de dólares para apoiar o jornalismo de qualidade e continuaremos investindo e, assim, contribuir para um futuro sustentável para a indústria de notícias.