Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Proteção & Segurança

Um 2021 com mais segurança para todos na internet



O ano de 2020 foi repleto de desafios. Trabalhar de casa enquanto cuidamos da saúde de todos à nossa volta exigiu mudanças nas rotinas de muitas famílias. Impossível não pensar no impacto disso em nossos filhos, que de um dia para o outro tiveram que trocar os espaços das salas de aula por telas conectadas à internet. De acordo com um estudo do Google, para o qual foram entrevistados pais e responsáveis na Argentina, na Colômbia, no México e no Brasil, mais de 80% das famílias tiveram que se adaptar a uma educação 100% virtual. A nova realidade impõe ainda mais um desafio: além da relevância da tecnologia em nossas vidas, tornou-se cada vez mais necessário também estarmos atentos à importância da segurança para as crianças quando estão online.


Até pouco tempo atrás, era comum pedir às crianças que fossem brincar com os amigos e não passassem tanto tempo em casa, grudados em uma tela. Mas o que acontece quando isso se torna nossa realidade e rotina? Estes últimos meses nos levaram a desenvolver novos mecanismos de interação com nossos entes queridos e, por sua vez, nos fizeram considerar algumas práticas anteriores. Por exemplo, houve uma mudança no comportamento dos pais em relação ao uso de dispositivos conectados. Mais de 81% dos pais na Argentina, Brasil, Colômbia e México optaram por mudar suas regras sobre o uso de dispositivos em casa. Além disso, ainda de acordo com o estudo, entre as maiores preocupações dos pais estão o cyberbullying, o acesso a conteúdos inapropriados e a privacidade das informações pessoais. 

Um 2021 com mais segurança para todos na internet

(clique na imagem para ampliar)

Diante desse cenário, quero compartilhar uma série de dicas que podem ser bastante úteis nestes tempos de educação virtual e contato constante com dispositivos digitais:
1. Proteja suas identidades digitais

Protegendo a conta de seus filhos: no Brasil, 16% dos pais afirmaram que seus filhos foram, ao menos uma vez, vítimas de hackers que roubaram informações de suas contas na pandemia. Aos pais, é importante conscientizar os filhos sobre a importância de: 
2. Atenção aos contatos on-line

A falta de interações sociais fora de casa e a impossibilidade de se encontrarem com os amigos têm um grande impacto nas crianças. Muitas recorrem às plataformas na internet para conversar com os amigos e se desconectar dessa realidade complexa. Nessa situação, é necessário fortalecer nossa comunicação com os pequenos, deixando clara a importância de ter cuidado com quem se fala por meio dessas plataformas. De acordo com o estudo, 82% dos pais brasileiros se sentem confiantes de que seus filhos virão até eles em caso de problemas de segurança on-line, e 79% disseram estar suficientemente bem-informados sobre segurança para falar com seus filhos, caso sejam procurados. O Seja Incrível Na Internet, programa de segurança digital do Google voltado a pais e educadores, inclui um Guia para a Família com dicas e ferramentas para facilitar a incorporação e a prática de bons hábitos digitais no cotidiano, bem como sugestões para a família de como discutir, aprender e pensar juntos sobre segurança on-line.


3. Entenda qual conteúdo é adequado para sua idade
Hoje, o acesso à informação está ao alcance de todos. Embora isso tenha grandes benefícios, também traz grandes responsabilidades. Como família, temos que conhecer as diferentes ferramentas que temos em mãos para dar aos nossos filhos uma experiência melhor. O Google possui uma série de ferramentas que nos permitem acompanhar o tipo de conteúdo ao qual eles são expostos:
Essas e outras dicas você encontra na Central de Segurança do Google. O Google conta ainda com ferramentas úteis como a Verificação de Segurança, para obter recomendações personalizadas para ajudar a proteger seus dados e dispositivos; com o Check-up de senhas, é possível descobrir se alguma das suas senhas é fraca e como alterá-la; por fim, para ajudar a lembrar e armazenar com segurança senhas fortes para todas as suas contas on-line, uma boa dica é adotar o Gerenciador de senhas na sua Conta do Google.
Segurança e privacidade estão no centro de tudo que fazemos no Google. Trabalhamos duro para oferecer uma navegação mais segura em todas as nossas plataformas e para garantir que você esteja no controle das suas informações. Muita coisa evoluiu ao longo dos anos e você faz parte dessa jornada. Confira abaixo um breve resumo do que fizemos para deixar você mais seguro com o Google:

  • Criar senhas fortes que não sejam fáceis de quebrar e não compartilhá-las com ninguém, exceto seus pais. Da mesma forma, ativar a Verificação em Duas Etapas pode ser uma ótima ideia, pois ela acrescenta uma camada extra de segurança, bloqueando possíveis tentativas de hacking. Saiba mais sobre como criar senhas mais fortes neste vídeo:
  • Identificar as condições de segurança de uma página web evita prejuízos e reduz a chance de cairmos em golpes. Por isso, é recomendável 1) Verificar a URL antes de acessar qualquer link; 2) Não acessar um link desconhecido; 3) Fazer uma pesquisa preliminar sobre o site onde deseja entrar, 4) Se for baixar um aplicativo, opte por sites reconhecidos como Google Play, Apple Store, etc. Saiba mais como evitar cair em armadilhas on-line neste vídeo.
  • Por fim, crie um espaço de diálogo no espaço familiar, no qual se discuta a importância do cuidado que devemos todos ter com nossos dados pessoais, e que se defina em quais espaços virtuais esses dados não devem ser compartilhados.
  • Com o SafeSearch na Busca do Google você pode filtrar qualquer tipo de conteúdo explícito, evitando o risco de que nossos filhos encontrem resultados indesejados. Você pode criar uma conta família do Google, o que torna possível bloquear o acesso a sites que possam representar um risco.
  • Family Link é um app do Google que permite estabelecer regras digitais para crianças, onde você pode monitorar sua atividade online, gerenciar e incentivar o uso de apps com conteúdo educacional adequado e monitorar suas horas de uso. Isso permite que as famílias tenham uma experiência on-line melhor e mais segura.
  • Por fim, o YouTube também possui ferramentas, as quais permitem que o conteúdo não adequado possa ser filtrado. Às crianças, o YouTube Kids oferece um espaço seguro para acessarem o conteúdo com segurança, a critério dos pais.
Um 2021 com mais segurança para todos na internet
10:25

Juntos para combater o abuso infantilO Google trabalha em conjunto com autoridades e especialistas em proteção à criança para encontrar e remover conteúdos de abuso sexual de crianças ou pornografia infantil de todas as plataformas e do resultados de pesquisa. Na Busca, termos relacionados a esse tema agora passam a retornar um painel com informações, canais de denúncia e de ajuda, como o Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; a Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos e o HelpLine, ambos da Safernet.

Um 2021 com mais segurança para todos na internet

Além disso, no Dia da Internet Segura, a Safernet Brasil torna disponível o quinto módulo do curso “Educando para boas escolhas on-line”, dedicado ao tema ‘Bem-estar e saúde mental’. Nessa nova fase, especialistas abordam o uso positivo e saudável da internet na agenda pedagógica, incluindo aulas sobre temas como a saúde mental na infância e na adolescência, como falar sobre suicídio, autolesão ou desafios perigosos e rotinas saudáveis de uso das telas.


Criado em 2018, o curso on-line, idealizado pela Safernet com apoio do Google, é voltado a educadores com o objetivo de formar cidadãos sobre o uso crítico, seguro, responsável e consciente da tecnologia, dentro e fora da escola. O curso completo envolve temas como direitos e deveres online, cyberbullying, sexualidade on-line e segurança digital.


Além das ferramentas tecnológicas para orientar a experiência on-line de nossos filhos, nossa comunicação com eles é a melhor maneira de mantê-los seguros. O que para nós foi uma mudança importante na rotina, para eles foi uma transformação radical e repentina do mundo como entendiam. Por isso, buscar e compartilhar informação e dar nosso apoio irá ajudá-los a avançar e a fazer o melhor uso da tecnologia, mas de forma mais segura.