Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Fotos

Google Fotos: novos recursos levam fotos e vídeos a um novo patamar



No ano passado o Google lançou um novo editor de fotos, ainda mais útil, dentro do aplicativo Fotos para Android. Ele trazia ajustes detalhados e fáceis de usar, além de sugestões inteligentes que ajudam a aperfeiçoar suas imagens. Agora estamos acrescentando ainda mais recursos de edição ao Google Fotos, para que você possa fazer o ajuste fino às fotos sem complicações e sem precisar ser especialista no assunto.

Em primeiro lugar estamos apresentando um editor de vídeo turbinado, com ajustes detalhados semelhantes ao do editor de fotos. Com isso, será possível criar um visual exclusivo para seus vídeos. Estamos trazendo também mais formas de editar fotos para assinantes do Google One, que até hoje estavam disponíveis apenas no Pixel.

Novo editor de vídeos

O novo editor de vídeos permite editar, estabilizar e girar vídeos, além de cortar o enquadramento, mudar a perspectiva, colocar filtros e aplicar edições granulares como brilho, contraste, saturação, temperatura e outras.

Agora já são mais de 30 controles. Um bom ponto de partida é cortar/endireitar o enquadramento, para centrar o foco da imagem no assunto desejado. E, caso a exposição esteja baixa, é possível ajustar a luz para deixar seu vídeo mais iluminado.

Google Fotos: novos recursos levam fotos e vídeos a um novo patamar

Os novos recursos de edição de vídeo já estão disponíveis no Google Fotos para iOS, e serão lançados para a maioria dos usuários de Android ao longo das próximas semanas. O editor redesenhado também vai chegar a aparelhos iOS nos próximos meses.

Recursos avançados de edição para assinantes do Google One

A partir de hoje, vamos trazer para assinantes do Google One recursos de edição que estavam disponíveis apenas no Pixel. São recursos que transformam suas fotos usando aprendizado de máquina. O Portrait Blur [retrato borrado] permite desfocar o fundo da imagem depois que ela foi feita, enquanto o Portrait Light [luz do retrato] serve para melhorar a iluminação nos rostos das pessoas fotografadas. Ambos os recursos funcionam tanto em fotos recém-tiradas quanto em imagens antigas, mesmo que a fotografia original não tenha sido feita no modo retrato.

Tanto o Portrait Blur quanto o Color Pop continuam disponíveis para qualquer usuário do Google Fotos, de graça, para fotos com profundidade (como fotos registradas em modo “retrato”). Com as novidades anunciadas hoje, assinantes do Google One passam a poder usar esses efeitos em ainda mais fotos com pessoas – incluindo imagens sem profundidade, tais como filmes antigos escaneados ou fotografias feitas com câmeras profissionais.

Este é um exemplo de uma foto minha, tirada por meus pais com uma câmera antiga, daquelas que ainda usavam rolo de filme, retocada com Portrait Blur e Portrait Light (na verdade, os ajustes foram uma sugestão automática do Google Fotos para esta imagem):

Google Fotos: novos recursos levam fotos e vídeos a um novo patamar

Assinantes do Google One terão acesso a ainda mais efeitos novos, baseados em aprendizado de máquina. Eles são como super-filtros capazes de fazer edições complexas com um único clique. A sugestão Dinâmica permite melhorar o brilho e o contraste em toda a imagem, quando necessário. Com isso, a foto fica mais dramática e equilibrada. Já as sugestões de céu deixam aquelas imagens da “hora mágica” ainda mais especiais: elas valorizam e ajustam a cor e o contraste do céu com uma série de opções inspiradas em cenas de amanhecer e entardecer de tirar o fôlego.

Google Fotos: novos recursos levam fotos e vídeos a um novo patamar

Portrait Blur, Portrait Light, Dinâmica e sugestões de céu serão lançados para assinantes do Google One nos próximos dias, no aplicativo Google Fotos para aparelhos Android com no mínimo 3GB de memória RAM e para versões Android 8.0 ou posteriores.

A assinatura do Google One começa com um preço mínimo de R$ 6,99 por mês para 100 GB de armazenamento, e inclui benefícios como suporte premium dos especialistas Google, brindes na Google Store, períodos ampliados de teste grátis em serviços como YouTube Premium e outras vantagens.

Agora só falta você sair por aí fotografando! A gente ajuda com o resto.