Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Classroom

Learning with Google: mais de 50 novos recursos para educação

Article's hero media
10:25

O aprendizado está na base de tudo o que o Google faz. Diariamente, mais de um bilhão de pessoas consulta o Google em busca de respostas ou de novas descobertas. Nossa equipe de Learning & Education trabalha para alimentar essa curiosidade e ajudar as pessoas a aumentar seus conhecimentos, conectando usuários a experiências incríveis de aprendizado por meio de nossos produtos – seja a Busca ou o YouTube, o Google Sala de Aula ou os Chromebooks.


Depois de mais de vinte anos construindo a Busca, recentemente passei a comandar essa equipe e trabalhar ao lado de Avni Shah, veterana que está na empresa há 17 anos e é líder do Google for Education. O objetivo do Google for Education é trazer o melhor do Google para a educação - uma meta na qual nos concentramos há mais de 15 anos. Durante a pandemia, as pessoas recorreram à tecnologia mais do que nunca para ajudá-las a aprender e ensinar em qualquer lugar. Embora as circunstâncias atuais não tenham mudado nossa missão, elas aceleraram nossa vontade de fazer ainda mais com nossa tecnologia, para ajudar ainda mais gente.


Ao longo de 2020, a criatividade e a resistência da comunidade de Educação foram uma imensa fonte de inspiração, com seu incansável foco nos alunos. Hoje gostaríamos de falar sobre nosso compromisso com essa comunidade e sobre mais de 50 recursos novos em nossos produtos de educação – que, esperamos, vão apoiar ainda mais oportunidades de aprender. Para saber mais sobre essas novidades, assista ao evento global ao vivo Learning with Google, que será transmitido em 15 idiomas. Nessa ocasião, nossa equipe vai compartilhar ainda mais detalhes.

Nosso primeiro compromisso é ajudar todos os coordenadores e gestores a levar inovação para dentro de suas escolas e universidades. Queremos que esses profissionais fiquem tranquilos, sabendo que estão investindo em produtos seguros e capazes de se ajustar a necessidades específicas.


Em segundo lugar, temos também o compromisso de criar tecnologias que apoiem todos os educadores. Graças a ferramentas simples e úteis, os professores podem se concentrar no que fazem melhor: ajudar os alunos a atingir seu pleno potencial.

  • A próxima geração do G Suite for Education e do Google Workspace for Education oferece mais alternativas e controle aos líderes de instituições de ensino.
  • O Sala de Aula está ganhando novas ferramentas, incluindo analytics avançado que ajuda os administradores a entender melhor o uso e organizar a sincronização, reduzindo o tempo gasto criando aulas.
  • No Meet, os novos recursos que vêm por aí aumentam a visibilidade e o controle dos educadores. Eles incluem, por exemplo, a possibilidade de estabelecer regras sobre quem pode participar das chamadas de vídeo da escola.
  • Já no Chrome, vamos estrear mais de 40 novos modelos de Chromebooks criados para educação, com informações sobre como escolher o aparelho certo para as necessidades específicas de cada escola – além de 500 novas políticas para Consoles de Administração que ajudam a administrar e otimizar os Chromebooks de cada instituição.
  • No caso de escolas que estejam tentando entender as necessidades dos alunos e aumentar a escala do suporte oferecido tanto para ensino remoto quanto presencial, o Google Cloud Student Success Services traz uma ampla gama de opções.
  • Aditivos que serão lançados ao longo de 2021 vão permitir aos educadores integrar ferramentas e conteúdos preferidos de outros provedores diretamente à interface do Google Sala de Aula. Eles também terão acesso mais fácil a ferramentas de rastreamento de participação dos alunos, que ajudam a entender melhor como a turma interage com a aula e identificar quem está tendo dificuldades.
  • Novidades no Google Meet vão dar aos professores mais controle sobre a sala de aula virtual – incluindo a possibilidade de encerrar a reunião para todos os participantes e a opção de mutar todos de uma vez, rapidamente.
  • Além disso, vamos colocar uma ferramenta de gravação de tela diretamente no sistema operacional do Chrome. Com isso, professores e alunos podem registrar as instruções em tempo real, tanto na sala de aula quanto em casa.
Learning with Google: mais de 50 novos recursos para educação

O Google trabalha ainda para dar a todos os alunos as ferramentas e habilidades necessárias para se sair bem na vida acadêmica. Isso significa estar atento à inclusão e acessibilidade, para que seja possível alcançar os estudantes em qualquer lugar.


Finalmente, temos o compromisso de melhorar todos os dias, sempre ouvindo e aprendendo com quem mais entende de nossos produtos: os usuários. O que ontem parecia magia hoje é esperado por todos. Por isso, à medida que a tecnologia avança e se aprimora, queremos garantir que esses progressos estejam refletidos nas nossas ferramentas de Educação.


A despeito de todos os obstáculos e surpresas inesperadas que enfrentamos em 2020, o ensino e o aprendizado continuaram acontecendo ao longo do ano passado. Isso é resultado do trabalho heroico da comunidade educacional – de professores a coordenadores e gestores, passando por alunos e suas famílias. Estamos animados para seguir trabalhando juntos, reimaginando o significado de “aprender” e ampliando as fronteiras do que é possível, para que todos os alunos tenham acesso ao ensino de qualidade que merecem.

  • Mais adiante no ano vamos lançar recursos para subir fotos de tarefas em papel, e vamos permitir também que o aplicativo Sala de Aula para Android funcione offline. Desse modo, os alunos poderão baixar as tarefas e trabalhar nelas sem precisar estar conectados à internet.
  • Também este ano vamos lançar emojis no Meet, para que os alunos possam interagir de forma leve, sem prejudicar o andamento da aula. O Meet também irá funcionar melhor mesmo que a qualidade da conexão não esteja boa, contemplando alunos com internet mais lenta para que também eles possam acompanhar as atividades.
  • Haverá outras ferramentas de acessibilidade, como cursores coloridos nos Chromebooks e acesso por Switch. Tudo isso ajuda os estudantes a aprender da forma mais adequada às suas necessidades.