Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Busca

O ano na Busca: o que os brasileiros mais pesquisaram em 2020



2020 foi um ano de imensos desafios e muita resiliência. Enfrentamos uma pandemia global que afetou a vida e a rotina de toda a população mundial. Procuramos maneiras de nos reinventar, conectar e apoiar uns aos outros, incluindo, os profissionais de saúde e outros trabalhadores que precisaram ficar na linha de frente no combate à pandemia.
Para entender tudo o que estava acontecendo à sua volta, milhões de pessoas no mundo inteiro digitaram suas dúvidas no Google em busca de respostas sobre esse novo tempo e também sobre um futuro melhor. Com a ajuda do Google Trends, descobrimos quais foram essas perguntas, os assuntos, as personalidades e acontecimentos que estiveram em alta nos últimos doze meses, e provavelmente, fizeram parte de alguma discussão mesmo à distância na sua roda de amigos ou familiares.

EeLO2gFDYqA
10:25

Embora "coronavírus" seja a pesquisa mais popular no mundo e no Brasil, também pesquisamos pela primeira vez sobre a expressão “lockdown” e logo buscamos respostas sobre o seu significado, assim como aconteceu para “o que é pandemia? ”, “o que é quarentena?”. O brasileiro também foi atrás de informações sobre “cadastro único” e “auxílio emergencial” com o objetivo de compreender e encontrar formas de sobreviver financeiramente durante os meses de isolamento social. 


Diante da nova rotina em casa, os brasileiros também procuraram por novos hábitos:  fazer exercícios, fotos, brincadeiras e horta em casa. Há ainda quem demonstrou interesse em aprender novas habilidades, como tocar violão e novas línguas, como o italiano e o coreano (as bandas k-pop são um sucesso também no Brasil!).


Na categoria “Como fazer”, as questões “como fazer máscara de tecido” e “como fazer tie-dye?", o hit fashion do ano, aparecem entre as perguntas mais populares. O interesse por receitas também nunca foi tão alto quanto na quarentena, entre elas, o pão caseiro bem como suas variedades pão doce e recheado foram sucesso absoluto entre os novos aventureiros da cozinha.


Embora os temas relacionados à pandemia tenham dominado as consultas ao Google em 2020, notamos que o brasileiro também se manteve antenado a outros acontecimentos, como as eleições municipais, a corrida presidencial nos EUA, a explosão em Beirute, a nuvem de gafanhotos e a morte de George Floyd, que desencadeou o movimento “VIdas Negras Importam” e iniciou um ciclo necessário de reflexão sobre racismo em todo o mundo.


2020 também foi um ano singular na área do esporte, com o cancelamento de grandes eventos esportivos, entre eles as Olimpíadas de Tóquio. Além dos tradicionais campeonatos locais e internacionais de futebol, houve um aumento de interesse por outras ligas esportivas, como Roland Garros e a NBA, esta última entrou no rol dos assuntos mais quentes de 2020. Perdas de lendas do esporte, como Diego Maradona e Kobe Bryant, também marcaram o ano. 


Os brasileiros também procuraram por diversão na Busca. Um dos hits do ano, os games ganharam lista própria, liderada por Among Us, Valorant e The Last of Us 2. No universo da TV, estiveram em alta as reprises de novelas como Fina Estampa, Totalmente Demais e Avenida Brasil -- “quem matou Max?”, um dos personagens da trama, foi a pergunta que mais cresceu nas buscas. A liderança na categoria, porém, ficou com o BBB 2020,  que figura ainda na nossa lista global como o segundo programa de TV mais popular no Google em 2020.


Ex-participantes do reality show também aparecem no ranking das personalidades que mais bombaram no ano:  Manu Gavassi, Rafa Kalimann e Babu entraram na lista logo depois de nomes como Donald Trump, Luiz Henrique Mandetta, Joe Biden e Sérgio Moro. Durante a sua participação no programa, Manu Gavassi chamou a atenção para o conceito de “sororidade”, fato que ajudou a alavancar as buscas pelo termo. “O que é sororidade?” se tornou uma das principais perguntas de 2020. Quer conferir tudo o que despertou o interesse do Brasil e do mundo em 2020? Acesse https://trends.google.com/trends/yis/2020/BR/ e navegue por cada uma das principais listas deste ano.