Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Notícias

‘Destaques’ é ampliado para trazer mais conteúdo jornalístico a leitores



Se parece difícil acompanhar as notícias hoje em dia, você não está sozinho. Nosso compromisso em ajudar os usuários a encontrar notícias de qualidade é um dos motivos pelos quais lançamos o Destaques (Google News Showcase) em outubro. Essa nova experiência foi anunciada como parte do nosso investimento de US$ 1 bilhão em conteúdo jornalístico nos próximos três anos e é uma forma de contribuir para a sustentabilidade dos nossos parceiros de notícias em todo o mundo.

Hoje, estamos anunciando uma série de novidades para o “Destaques”, tornando o produto ainda mais útil para publicações e os nossos usuários.

Em breve, passaremos a oferecer acesso a conteúdo restrito sob paywall aos usuários em juntamente com parceiros de notícias selecionados. Paywall é parte importante das estratégias de receita de alguns veículos. Para apoiar esse objetivo, pagaremos aos parceiros para fornecer acesso limitado a conteúdos sob paywall para usuários do “Destaques”. Para isso, os usuários devem se cadastrar no site da publicação, dando assim uma oportunidade de relacionamento com o leitor, abrindo-se possibilidades de geração de receita, por meio de assinaturas, por exemplo.

Também estamos tornando mais fácil para os usuários encontrar conteúdo com curadoria das publicações em que mais confiam, com um novo tipo de painel de Destaques que inclui uma lista dos conteúdos selecionados pelos seus veículos favoritos. Por exemplo, se um usuário segue um site jornalístico de cobertura local, ele verá atualizações diárias com curadoria das notícias desta publicação sobre sua cidade ou região. Publicações relevantes, nacionais e locais, também serão exibidas na seção “Para Você”, além de uma área dedicada à descoberta de novos painéis na Banca, dentro do Google Notícias. 

Além dessas atualizações para aprimorar o “Destaques”, estamos trazendo conteúdo jornalístico de qualidade para ainda mais usuários. Agora é possível encontrar o produto no Google Notícias no iOS e pelo site mobile – em breve, também no Discover. Métricas do Destaques vão passar a ser exibidas no Search Console para que os editores tenham mais dados à disposição para entender melhor quais artigos e tópicos são mais relevantes e interessantes para os usuários.

Desde que lançamos o Destaques, ou Google News Showcase, há dois meses, quase dobramos o número de publicações de todo o mundo que se inscreveram para usar o produto, partindo de critérios globais e objetivos para selar acordos com todos os veículos parceiros. Agora temos um total de 375 publicações parceiras de notícias em diversos países, tais como Alemanha, Brasil, Argentina, Canadá, França, Reino Unido e Austrália; e há conversas avançando em uma série de outros mercados. Novos parceiros incluem publicações como Le Monde, Courrier International, L'Obs, Le Figaro, Libération e L’Express na França, ou ainda Página12, La Gaceta e El Día na Argentina.

“News Showcase dá a um jornal regional como La Gaceta a possibilidade de avançar nosso processo de transformação digital, expandindo nossa audiência e reforçando a oferta aos seus leitores com uma proposta que agrega profundidade e contexto aos conteúdos”, disse Daniel Dessein, presidente do jornal argentino La Gaceta.

No Brasil, quase 30 veículos, das cinco regiões do país, já fazem parte do “Destaques”. Agora, além de parceiros como Piauí, UOL, Folha de Pernambuco, Estadão, O Tempo e GZH, o usuário agora terá acesso também a conteúdos selecionados de Diário do Pará, Jornal Meio Norte e revista Istoé.

“Estamos animados e confiantes com a parceria, pois vamos conseguir ampliar nossa presença no mercado, oferecendo conteúdos de qualidade produzido pelos nossos profissionais, numa reciprocidade com o Google, que prima pela qualidade e veracidade de suas informações“, diz José Osmando de Araújo, diretor de jornalismo do Grupo Meio Norte de Comunicação.

Entre os parceiros no Brasil, que já fazem parte do Destaques, há relatos de forte engajamento dos usuários por meio do produto. José Roberto de Toledo, editor-executivo da revista Piauí, diz que o “Destaques” se mostrou um projeto muito importante para ampliar a presença digital da publicação. “De um lado, oferece novo e importante canal para mais gente conhecer o conteúdo produzido pela revista. De outro, nos dá condições financeiras para investirmos ainda mais na produção de conteúdo, ampliarmos nossa oferta. Tudo somado, esperamos aumentar a relevância e a influência da Piauí”, afirma.

Enquanto nos aproximamos do fim do ano, é animador observar o progresso do “Destaques” e o entusiasmo de editores e leitores pelo mundo. Vamos continuar a dialogar e incorporar sugestões de parceiros enquanto desenvolvemos novos recursos e ampliamos o produto para promover um futuro sustentável aos nossos parceiros de notícias.