Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Google Play

Agora qualquer pessoa pode compartilhar seu próprio mundo usando o Street View



Sempre que conto para alguém que trabalho no Street View, a primeira coisa que me perguntam é: “posso dirigir o carro que faz as imagens?”. Infelizmente o Google não aluga esses famosos veículos. Mas... e se qualquer carro pudesse se transformar num carro Street View? Melhor ainda: e se qualquer pessoa pudesse colaborar com o Street View usando o próprio celular?


Graças às últimas atualizações do aplicativo Street View para Android, está mais fácil do que nunca registrar suas próprias imagens Street View e publicá-las no lugar certo, no Google Maps. A nova ferramenta Fotos Conectadas do app permite registrar uma série de imagens conectadas à medida que você se movimenta por uma rua ou percurso.  


As imagens são coletadas usando ARCore – mesma tecnologia de realidade aumentada que o Google utiliza para criar experiências como o Live View. Depois de fazer suas imagens e publicá-las usando o aplicativo do Street View, nós faremos automaticamente a rotação, o posicionamento e a criação de uma série de fotos conectadas entre si. Depois essa série de imagens é colocada no lugar certo no Google Maps, e assim seu Street View pode ser encontrado no local exato onde as fotos foram tiradas, para que outras pessoas vejam e conheçam.  

Street View

Faça e publique suas fotos conectadas com o aplicativo do Street View
Antes do lançamento desse recurso, o normal era precisar de câmeras especiais 360 graus para registrar e publicar as imagens do Street View. Parte desse equipamento podia ser acoplada ao teto de qualquer carro, mas esse processo custava milhares de dólares – o que o tornava inacessível para a maior parte das pessoas.  


Agora, qualquer usuário pode criar as próprias fotos Street View conectadas. Com isso, oferecemos mapas ainda melhores para cada vez mais gente em todo o mundo, mostrando lugares que ainda não estavam no Google Maps ou que passam por muitas transformações. Basta ter um smartphone, não é preciso nenhum outro equipamento complicado.  


Agora o Google Maps mostra mais lugares e comunidades

Os “trekkers” e carros do Street View já registraram mais de 170 bilhões de imagens de 16 milhões de quilômetros em todo o mundo. Mesmo assim, ainda existem muitos lugares do planeta que nunca foram mapeados. É exatamente por isso que trabalhamos há anos no desenvolvimento de novas formas para que as pessoas possam colaborar com as imagens do Google Maps. Na verdade, já recebemos milhões de imagens do Street View enviadas por gente de todos os cantos – de Bermuda a Tonga, de Zanzibar ao Zimbábue.


Nos lugares onde o próprio Google não fez um acervo de imagens do Street View, damos destaque às fotos Street View conectadas enviadas pelos usuários marcando-as com uma linha pontilhada azul no Google Maps. Basta arrastar o bonequinho por cima do mapa para ver essas linhas. Nos casos em que não existem imagens próprias do Google Street View, essas contribuições serão exibidas como a principal experiência do Street View. Embora esse recurso beta ainda esteja no início, muita gente já contribuiu com fotos conectadas feitas em lugares como Nigéria, Japão e Brasil. 


Assim como as imagens produzidas por nós, as fotos dos usuários ajudam a deixar o Google Maps mais preciso e atualizado para todas as pessoas que o acessam. Um exemplo: podemos usar as informações nessas fotos para atualizar o Maps com detalhes como nomes e endereços de lojas e comércios que ainda não estavam no mapa – e, em alguns casos, até o horário de funcionamento que está descrito na porta. Essas fotos conectadas serão tratadas com os mesmos controles de privacidade, incluindo rostos e placas de carro borrados como você já vê nas fotos normais do Street View registradas pelo Google.


Estamos também facilitando o processo para quem quiser relatar imagens ou outros tipos de conteúdo vindo de contribuições, para que ele seja revisado pelo Google.  

Todo mundo pode ajudar a fazer os mapas

Você está passando por uma cidade que nunca foi visitada por um carro do Street View? Agora, basta ter em mãos um celular para dizer ao Google Maps o que você está vendo – e ajudar pessoas de todo o mundo a conhecer aquele lugar graças ao seu olhar.  
As fotos conectadas são um recurso beta, já disponível para quem usa o aplicativo Street View com aparelho Android compatível com ARCore nas cidades de Toronto (Canadá), Nova York, Austin (EUA) e também na Nigéria, na Indonésia e na Costa Rica. Em breve, novas regiões serão acrescentadas à lista.