Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Notícias

Uma nova experiência do Google Notícias para mantê-lo informado nas eleições



No próximo dia 15 de novembro, milhões de brasileiros vão deixar suas casas para votar no primeiro turno das Eleições Municipais de 2020. Sabemos que ter acesso a informações relevantes e confiáveis em nosso dia a dia é fundamental durante o período eleitoral. É por isso que hoje estamos levando uma nova experiência de eleições para o Google Notícias com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e um painel que reúne conteúdo verificado de agências de checagem e veículos de imprensa.


A novidade se soma aos recursos anunciados sobre a Busca em parceria com o TSE para oferecer respostas a perguntas essenciais sobre o pleito eleitoral, como quais documentos são necessários para o dia de votação e os cuidados sanitários que devem ser seguidos, tudo diretamente na Busca. Nosso objetivo é, assim, ajudar os brasileiros a votar de forma informada e segura.

Uma nova experiência do Google Notícias para mantê-lo informado nas eleições

Vote informado e com segurança

Antes de tudo, para acessar o Google Notícias você pode abrir o site news.google.com.br de qualquer dispositivo ou baixar o aplicativo para Android ou IOS. Em seguida, acesse a seção “Principais Notícias” (web) ou “Para você” (mobile) para encontrar os cartões chamados “Voto com segurança” e “Seu voto é importante” que o levarão a conteúdos produzidos pela Justiça Eleitoral por meio do Posts on Google e aos painéis de pesquisa “Como Votar”, respectivamente.

Uma nova experiência do Google Notícias para mantê-lo informado nas eleições

Após o primeiro turno no dia 15 de novembro, você vai encontrar um novo painel, intitulado “Eleições Municipais de 2020 no Brasil”, dentro do Google Notícias que o levará diretamente para a página do TSE com os resultados oficiais das urnas em tempo real para todo o país.

Fatos verificados sobre as eleições, em um só lugar


Informações precisas são críticas especialmente num momento como este, por isso apresentamos hoje um novo painel no Google Notícias que destaca fatos checados por agências de verificação e veículos jornalísticos. Você pode agora encontrar a seção na aba "Manchetes" no aplicativo do Google Notícias (bem como na coluna à direita do Google Notícias no desktop). O Google não tem envolvimento no trabalho dos checadores ou nas suas conclusões. Nosso objetivo é tornar ainda mais fácil o acesso ao conteúdo verificado disponível e, assim, ajudar o brasileiro a determinar o que é fato ou ficção neste momento importante.

Uma nova experiência do Google Notícias para mantê-lo informado nas eleições

Levamos o problema da desinformação muito a sério e acreditamos que uma das melhores maneiras de enfrentar um desafio tão complexo é destacar conteúdo de qualidade em nossos produtos. E é exatamente isso que estamos fazendo no Google Notícias, priorizando as informações oficiais do TSE e criando um hub dedicado às eleições.

Nosso objetivo é ajudar os cidadãos a encontrar conteúdo confiável durante o período eleitoral e esperamos que a nova experiência do Google Notícias seja uma ferramenta poderosa para ajudar a garantir um processo de votação mais informado e seguro para todos os brasileiros.