Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Cidadania

Eleições 2020: O que você precisa saber para votar neste domingo

Article's hero media

No próximo dia 15, milhões de brasileiros vão às urnas no primeiro turno das eleições. Para levar conteúdos confiáveis e de fontes seguras para os eleitores, uma parceria do Google com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traz os esclarecimentos mais relevantes para os eleitores na Busca e no Google Notícias. 

Veja algumas das nossas iniciativas em conjunto para te ajudar a votar de forma informada e segura:


Como votar?

Algumas dúvidas importantes podem surgir como “Qual o horário da votação?”, “Quais cuidados sanitários devo tomar?” ou “Quais documentos preciso levar para votar?”. Para ajudar a tornar estas e outras informações sobre as eleições úteis e acessíveis, quando você pesquisar “Como votar” na Busca do Google, aparecerá um painel com respostas oficiais fornecidas pelo TSE antes de qualquer outro resultado.

O que você precisa saber para o dia da votação, de acordo com o painel do TSE na Busca:

Quer saber mais? Acesse o site do TSE.


Voto informado e com segurança

No Google Notícias, você encontra encontra os cartões “Seu voto é importante”, com informações do TSE sobre como votar; “Voto com segurança”, com conteúdos produzidos pelo TSE por meio do Posts on Google; e “Cuidados Sanitários”, que apresenta a página da Justiça Eleitoral com cuidados e dicas de higiene para a data. 
Todas essas informações, além de um painel que reúne fatos verificados por veículos jornalísticos e agências de checagem, estão disponíveis nas seções “Principais Notícias” ou “Para você” (web e mobile) do Google Notícias.

  • Você deve levar um documento oficial com foto e, opcionalmente, também o seu título de eleitor, pois ele contém a numeração da sua zona e seção eleitoral.
  • Alguns lugares de votação sofreram mudanças, consulte essa informação acessando a página do TSE e se planeje para votar entre às 7h e 17h, lembrando que o horário entre 7h e 10h é preferencial para pessoas acima de 60 anos.
  • O aplicativo e-Título é uma opção. Trata-se de uma alternativa digital do título de eleitor, por meio do qual o eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral pode justificar seu voto, caso não possa comparecer presencialmente a um local de votação.
  • Quando sair de casa use máscara. Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara.
  • Se estiver com febre, fique em casa
  • Lembrando também que, em razão da pandemia, o TSE extinguiu a necessidade de biometria nestas eleições.

Apuração das eleições
No dia 15 de novembro, você também vai encontrar um novo painel intitulado “Eleições Municipais de 2020 no Brasil” dentro do Google Notícias que o levará diretamente para a página do TSE com os resultados oficiais da apuração das urnas em tempo real para todo o país.


Google Trends
O que os brasileiros estão mais buscando saber sobre as eleições? Além dessas iniciativas com o TSE, estamos reunindo as principais tendências de Busca durante o período eleitoral em uma página especial do Google Trends. Essa é uma ação inédita para eleições municipais no Brasil e as atualizações acontecem em tempo real. A página mostra o que os brasileiros estão pesquisando sobre candidatos e partidos, além de temas relevantes para o pleito. 
Entre as perguntas mais buscadas estão “Como calcular o quociente eleitoral para vereador 2020?” e “O que acontece se não votar?”. Em parceria com o TSE, o tribunal criou a série "Você pergunta, o TSE (também) entrega a resposta", solucionando as principais dúvidas dos brasileiros em suas redes sociais (Instagram, Twitter e Facebook). 

Você ainda pode descobrir as tendências de busca para os maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Um detalhe importante: os dados representam apenas o interesse de busca no Google e não podem ser interpretados como termômetro da intenção de voto dos eleitores.