Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Android

Um novo lar para as Web Stories no Discover

Article's hero media

Hoje estamos trazendo as Web Stories para o Discover. Histórias imersivas e visuais incríveis estarão presentes no Discover, disponível por meio do aplicativo do Google para Android e iOS, para usuários no Brasil, Estados Unidos e Índia. Esse carrossel de Stories vai ajudar leitores a encontrar alguns dos melhores conteúdos visuais da internet. No futuro, pretendemos expandir as Web Stories para mais países e interfaces do Google.

Um novo lar para as Web Stories no Discover

Navegar nos Stories é simples. Ao tocar em uma Story no carrossel, você entra em uma experiência envolvente em tela cheia. Toque para avançar para a próxima página ou deslize para uma história totalmente diferente na sequência.

um-novo-lar-para-as-web-stories-no

Além do novo carrossel no Discover, continuamos a sugerir mais Web Stories nos resultados da Busca do Google nos dispositivos móveis em todo o mundo. 

Um novo lar para as Web Stories no Discover

Feito para a Web

As publicações têm total controle de suas Web Stories, assim como qualquer conteúdo presente em seus sites. Os autores decidem como monetizar e hospedar seus conteúdos, bem como seu compartilhamento e inclusão de links. Muitos já vêm obtendo bons resultados com as histórias exibidas em suas páginas, redes sociais, newsletters, entre outros canais. No Discover, com mais de 800 milhões de usuários todos os meses, as Web Stories ganham mais um lar – e você, mais uma forma de encontrar conteúdos úteis e relevantes para o seu dia a dia.


Para ajudar a impulsionar o ecossistema das Web Stories, trabalhamos durante este ano com um grupo diverso de publicações e desenvolvedores no Brasil, EUA e Índia para colaborar no produto e seus recursos.


"A parceria com o Google nos possibilitou experimentar este novo formato das Web Stories, projeto muito rico para todos da equação”, diz Ricardo Fiorotto, diretor de Inovação em Marketing e Vendas da Editora Globo. “Para os usuários, um jeito muito envolvente para conhecer novos temas e ver/revisitar histórias usando animações, vídeos, fotos e pequenos textos concatenados. Para as redações que produziram os Stories, um jeito inovador de pensar o jornalismo e a entrega de conteúdo, de forma hipermídia e perene, o que difere de outros formatos digitais em que eles estavam acostumados a trabalhar."

Um novo lar para as Web Stories no Discover

Para Felipe Gil, diretor de Conteúdo na Editora Trip, o formato das Web Stories se combinou ao conteúdo da marca: “visualmente impactante, privilegiando personagens e temas que façam a sociedade se transformar para melhor”. “Os primeiros resultados são animadores do ponto de vista do engajamento e da retenção e evidenciam o potencial que essas páginas têm”. 
Eduardo Grandelle, diretor na Webedia Trends, também se diz confiante sobre o engajamento dos leitores com as Stories produzidas pelas marcas do grupo, como Hypeness e Purebreak. “Estamos confiantes no sucesso do novo formato e nas possibilidades de interação e informação que ele proporciona para nossa audiência.”

É fácil começar

As Web Stories podem ser feitas por qualquer pessoa, seja você um criador individual ou uma empresa produtora de conteúdo, e mais de 2.000 sites já publicaram Stories que foram indexadas pelo Google.


Ferramentas de “arrastar e soltar”, como o editor Web Story para WordPress, MakeStories e NewsroomAI tornam mais fácil criar Web Stories em minutos para seu site. E com a técnica necessária, você pode também programar suas Web Stories por conta própria. Saiba mais sobre como criar histórias de alta qualidade em nosso novo site stories.google e com a série Storytime no YouTube (em inglês).

Um novo lar para as Web Stories no Discover

“As possibilidades que esse novo formato proporciona vai deixar mais acessível diversos conteúdos com um custo baixo e com todo o poder de indexação do Google. Uma revolução para quem produz jornalismo e procura inovar no formato”, afirmou Alexandre De Maio, diretor de audiovisual Catraca Livre. 


Levar as Web Stories para o Discover é uma das diversas formas nas quais o Google vem trabalhando com o objetivo de conectar o usuário a conteúdo de qualidade de modos inovadores e, ao mesmo tempo, dar ainda mais visibilidade e tráfego para publicações. Queremos impulsionar o ecossistema das Web Stories dando um lar para todas as histórias que já estão sendo contadas – e também para as Stories que ainda estão por vir.