Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

YouTube

Um novo espaço para aprender sobre o combate à desinformação no YouTube



A missão do YouTube é dar voz a todos e revelar o mundo. Acreditamos que as pessoas devem ter acesso fácil e aberto às informações e que os vídeos são uma força poderosa para a educação, a construção de conhecimento e o registro de grandes ou pequenos eventos mundiais. Nossas equipes trabalham 24 horas por dia para garantir que nossas políticas sejam aplicadas de maneira consistente, removendo vídeos e canais que violam essas regras. Para dar mais visibilidade aos nossos esforços contínuos em construir e manter o YouTube seguro para todos, estamos lançando hoje a página g.co/youtubefatos, que destaca fatos e desbanca os principais mitos sobre como o YouTube combate a desinformação. 

Um novo espaço para aprender sobre o combate à desinformação no YouTube

O YouTube foi construído para ser uma plataforma aberta. De modo que qualquer pessoa pudesse produzir um vídeo e compartilhá-lo com o mundo. Essa abertura permitiu que milhões de criadores se conectassem com um público global, e muitos deles acabaram construindo negócios de sucesso a partir da plataforma. 

Essa abertura traz oportunidades incríveis, mas também traz desafios. É por isso que temos diretrizes da comunidade que definem as regras do jogo no YouTube. Usando uma combinação de pessoas e máquinas, removemos conteúdo que viola nossas políticas mais do que nunca. Essas diretrizes também são revisadas e atualizadas constantemente para acompanhar assuntos em alta na plataforma. Por exemplo, recentemente atualizamos nossa política ligada à COVID-19 para tratar de alegações falsas sobre uma possível vacina.

Remover conteúdo é apenas um elemento em nossa abordagem que chamamos de “4Rs”: Remover, Recomendar, Reduzir e Recompensar. Em conjunto com a aplicação das nossas políticas, reduzimos as recomendações de conteúdo que chega perto do limite, mas não as viola, ao mesmo tempo em que aumentamos a recomendação de fontes confiáveis ​​em toda a plataforma. Sabemos que esses tópicos são complexos e que podem levar a perguntas sobre como as recomendações funcionam ou como os usuários podem apelar de decisões. Por isso, esperamos que nosso novo site ajude a explicar esses e outros pontos.

Um novo espaço para aprender sobre o combate à desinformação no YouTube
10:25

Desde 2017, o YouTube publica trimestralmente um Relatório de Transparência da aplicação das nossas diretrizes de comunidade, com dados sobre as medidas que tomamos para manter nossa plataforma segura. Entre os meses de abril e junho de 2020, retiramos da plataforma 11,4 milhões de vídeos que violavam nossas regras – 980 mil só no Brasil. Isso significa que fazemos um grande esforço para garantir uma experiência segura, protegendo você de conteúdo prejudicial.

Também continuamos a atualizar nossos algoritmos (só em 2019, foram mais de 30 mudanças) para reduzir a disseminação de conteúdo limítrofe, que atualmente representa menos de 1% do que está no YouTube. Trabalhamos continuamente para reduzir esse número ainda mais. Esses esforços são para garantir que, quando você chega ao YouTube em busca de informações sobre eventos atuais, como a pandemia, ou quando assiste a vídeos de cunho duvidoso, encontre facilmente informações de jornalismo profissional ou fontes de autoridades de saúde, por exemplo. Como resultado, nos primeiros três meses deste ano, o consumo de conteúdo de notícias em nossa plataforma aumentou 75% no Brasil.

Também lançamos recentemente a página Como o YouTube funciona, na qual explicamos em detalhes nossos compromissos, políticas e o impacto positivo que temos na vida das pessoas, ao permitir que milhões aprendam algo novo todos os dias, gerando negócios e outras oportunidades.

Sabemos da nossa responsabilidade em garantir que o YouTube seja uma plataforma segura e aberta para nossos usuários e queremos manter você por dentro do que estamos fazendo para isso. Nosso objetivo é manter o YouTube como um espaço no qual todos podem expressar suas ideias e encontrar conteúdo de seu interesse. Convidamos você a navegar em nossa página de “mitos e fatos” e explorar os materiais que preparamos para mostrar como cuidamos da sua vida diária no YouTube.