Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Busca

Seis maneiras de como você pode usar a Busca para verificar fatos e combater a desinformação



A Busca do Google é o lugar onde você pode encontrar soluções rápidas para uma dúvida, informações úteis para realizar tarefas do cotidiano e até respostas para perguntas triviais sobre o clima. Você também pode recorrer à ferramenta quando quiser consultar e verificar se um conteúdo que circula na internet é verdadeiro ou se uma notícia suspeita já foi checada anteriormente. 


Oferecer uma experiência de pesquisa de alta qualidade é fundamental para tornar o Google útil e acessível a todos. Para tópicos que requerem resultados de fontes respeitadas e confiáveis, como saúde, finanças, notícias e eleições, a Busca prioriza informações de qualidade vindas de fontes relevantes como órgãos públicos e veículos de comunicação.
Não à toa, jornalistas e verificadores de fatos usam mecanismos de pesquisa como parte de sua própria rotina de checagem – por exemplo, recursos da Busca do Google constam como parte das caixas de ferramentas do First Draft ou da Society of Professional Journalists. Os principais cursos da área também incluem a consulta à ferramenta como uma das primeiras etapas de qualquer processo de verificação.


No caso das eleições municipais de 2020, por meio da nossa parceria de longa data com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Busca do Google oferece recursos para permitir que todos os brasileiros acompanhem as principais datas, informações e respostas às dúvidas frequentes sobre o processo eleitoral. Neste momento de pandemia, há ainda destaque para os cuidados sanitários para os dias de votação para que você compareça à sua seção eleitoral e vote com segurança. Esse conteúdo fornecido pelo Tribunal vai aparecer antes de qualquer outro resultado quando o usuário pesquisar sobre “como votar”. 


Para ajudar você a encontrar o que procura, a Busca do Google considera vários fatores, incluindo as palavras na consulta, o conteúdo de páginas, a especialização das fontes, bem como seu idioma e local. Todos os dias, 15% das pesquisas feitas são inéditas, por isso o Google usa sistemas automatizados para encontrar a informação mais relevante e confiável possível. Para medir se as pessoas continuam achando nossos resultados relevantes e confiáveis, há um processo rigoroso que envolve testes extensivos e milhares de pessoas independentes no mundo todo que avaliam a qualidade da Pesquisa.


Por tudo isso, a Busca do Google é um componente essencial dos esforços de verificação de fatos em todo o mundo.

A seguir, confira 6 maneiras de como a ferramenta pode ser usada para checar conteúdo suspeito e ajudar na luta contra desinformação.


1. Confira informações confiáveis no topo da Busca
Os sistemas de classificação da Busca facilitam a descoberta de informações relevantes e confiáveis na web aberta, especialmente para tópicos como saúde e em tempos de crise, como a pandemia de COVID-19.  Em todos os casos, o Google desenvolveu uma série de recursos para disponibilizar e priorizar informações de organizações oficiais, como governos locais, agências de saúde e órgãos eleitorais diretamente na Busca. Assim, você pode ter acesso a conteúdo de qualidade quando mais precisa.


Esse é o caso dos painéis “Como Votar” e “Dúvidas sobre Título de Eleitor” que aparecem no topo dos resultados com respostas para dúvidas frequentes sobre o pleito eleitoral de 2020. Você consegue encontrar rapidamente e antes de qualquer outro resultado orientações da Justiça Eleitoral para votar melhor informado e com segurança. O mesmo ocorre hoje com as consultas sobre saúde e doenças que trazem dados fornecidos por especialistas do Hospital Albert Einstein.

Seis maneiras de como você pode usar a Busca para verificar fatos e combater a desinformação

2. Mantenha-se informado em situações de crise e notícias de última hora


Em contextos que estão mais suscetíveis a boatos e a disseminação de informações falsas, como em situações de desastre natural, pandemias e crises, a Busca pode ser uma aliada para encontrar informação atualizada e de fontes respeitadas.


Em 2018, o sistema de algoritmos foi aprimorado para reconhecer automaticamente as notícias de última hora e garantir que os resultados ofereçam as informações confiáveis disponíveis no momento da pesquisa. Isso foi possível graças aos avanços na capacidade de identificar esse tipo de notícia – e fazer isso cada vez mais rápido. Se há poucos anos esse processo de identificação levava cerca de 40 minutos, hoje, ocorre poucos minutos depois que o acontecimento emerge e chega ao noticiário. 


Para monitorar ativamente ameaças de desinformação, o Google montou a Intelligence Desk, uma central para coletar dados e analisar como nossos sistemas se comportam diante da ascensão de acontecimentos importantes e, assim, ajudar a aprimorar a velocidade e a utilidade dos nossos resultados. Graças a esse trabalho, o Google consegue publicar o Alerta SOS  no topo da Busca  para que as pessoas tenham acesso rápido a informações essenciais. Essas atualizações podem incluir links de fontes oficiais, números de telefone de emergência, mapas, traduções de frases úteis, entre outras.

Seis maneiras de como você pode usar a Busca para verificar fatos e combater a desinformação

3. Encontre informações sobre notícias falsas que já foram verificadas


É possível encontrar o selo de verificação de fatos para notícias que foram desmentidas na Busca, no Google Notícias e agora no Google Imagens. Esses selos e verificações vêm de veículos de comunicação, editores e agências de checagem que usam o sistema ClaimReview para destacar as verificações feitas por eles. No Brasil, temos parcerias com diversas agências e veículos dedicados a checar ou verificar informações. Este ano, pessoas do mundo inteiro já viram checagens na Busca e no Google Notícias mais de quatro bilhões de vezes  – volume superior a todos os doze meses de 2019. 

Seis maneiras de como você pode usar a Busca para verificar fatos e combater a desinformação

4. Tenha mais contexto para as informações que procura 


A Busca do Google está à disposição de todos. É uma ferramenta que se dedica a garantir que cidadãos, sociedade civil, academia e jornalistas, tenham acesso livre e desimpedido ao vasto acervo de informação disponível na web aberta - não é preciso criar uma conta para poder usá-la. Ter acesso a essa diversidade é fundamental para identificar conteúdo enganoso e fraudulento.


Para ajudar você a ter mais contexto para as informações que busca,  a Busca e o Google Notícias oferecem recursos como “notícias relacionadas” e “cobertura completa” priorizando conteúdo de fontes confiáveis, além de imagens e vídeos, que auxiliam a entender como as histórias e fatos evoluem.

5. Acesse conteúdo original e notícias exclusivas rapidamente 


Além do destaque  para versões mais recentes e abrangentes de um assunto ao exibir os resultados de notícias,  houve uma mudança global na Busca para valorizar conteúdo e notícias exclusivas de veículos jornalísticos e assegurar que apareçam por mais tempo no topo dos resultados. Graças a essa alteração, o usuário pode conferir o conteúdo original de uma notícia  e também ter acesso a artigos mais recentes sobre o mesmo tema. Em grandes eventos, por exemplo, isso pode auxiliar na checagem de fatos reportados diretamente na fonte original e direto de páginas de jornalismo profissional.

6. Ajuda para identificar agentes maliciosos e spam
Os algoritmos não conseguem determinar se um conteúdo específico sobre eventos recentes é verdadeiro ou falso, ou mesmo a intenção do autor ou autora do conteúdo apenas lendo o que está na página da web. Por outro lado, a Busca foi desenhada para detectar tentativas de enganar os sistemas de classificação ou burlar nossas políticas. Um exemplo disso são os conteúdos nos quais a intenção de manipular ou enganar as pessoas é evidente, como a caracterização incorreta da identificação ou do objetivo do site. Em outras palavras, um veículo não pode se identificar como sendo de Brasília e apresentar somente notícias relacionadas ao Mato Grosso. A regra de identificação apropriada também vale para anúncios feitos em nossas plataformas: o texto publicitário não pode dizer uma coisa e a página do produto mostrar outra. 


A Busca também está preparada para identificar comportamentos relacionados a spam - uma prática que visa enganar os sistemas de classificação para conseguir mais visibilidade. Embora nem todos os criadores de spam se envolvam em desinformação, muitos dos agentes mal-intencionados que tentam distribuir conteúdo suspeito, independente do nível de sofisticação ou financiamento, envolvem-se em táticas semelhantes. Há ainda os spams que são combatidos manualmente por um equipe de remoção que analisa páginas frequentemente com base em feedback de usuários e canais de denúncia. Quando identificadas, agimos imediatamente. 
Saiba mais sobre o funcionamento da Busca do Google em www.google.com/intl/pt-BR/search/howsearchworks/.