Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Google Shopping

Google Shopping: agora você pode exibir seus produtos gratuitamente



No futuro, quando a gente pensar em 2020, provavelmente vai lembrar das grandes mudanças que este ano trouxe para nossa vida. Isso vale sobretudo para os hábitos de consumo: a pandemia exigiu que a gente encontrasse novas formas de interagir com as lojas e empresas que costumávamos frequentar presencialmente. Para os donos dessas lojas, as mudanças no comportamento de compras impuseram desafios desconhecidos, que tiveram de ser superados para que os lojistas continuassem vendendo. 

Nós, do Google, trabalhamos constantemente para apoiar as empresas, e fazemos parcerias com negócios de diferentes portes nesse percurso da transformação digital. Em abril, anunciamos a listagem gratuita de produtos na aba Google Shopping. Esse plano começou nos Estados Unidos, e agora está sendo ampliado para outros países. Como parte da expansão, e reconhecendo que as ferramentas digitais serão fundamentais para a recuperação econômica do Brasil, é um orgulho anunciar que, a partir da segunda quinzena de outubro, os varejistas Brasileiros poderão exibir seus produtos na aba Google Shopping, sem a necessidade de anunciar no Google. O que isso significa na prática? Bem, quando um consumidor procurar um produto específico (um brinquedo ou uma peça de roupa, por exemplo), os resultados da busca exibidos na aba Shopping serão, em sua maioria, listagens gratuitas. Isso vai ajudar empresas e negócios a se conectarem com possíveis compradores – não importa se o lojista anuncia ou não no Google. 

Google Shopping: agora você pode exibir seus produtos gratuitamente

Do lado das empresas, essa nova possibilidade de aparecer no Google Shopping sem pagar pelo espaço vai conceder acesso a um número maior de pessoas, para oferecer seus produtos. Isso representa uma via de contato com as milhões de pessoas que acessam o Google todos os dias em busca de alguma mercadoria. Quem já usa o Merchant Center poderá aproveitar a listagem gratuita de forma simples, aumentando o alcance de suas campanhas graças a esse novo recurso. Nos Estados Unidos, anunciantes que usaram a listagem gratuita combinada com os anúncios pagos tiveram um aumento médio de 50% nos cliques, e mais de 100% de aumento nas impressões – tanto na listagem gratuita quanto nos anúncios exibidos no Shopping. Para quem é novo no Merchant Center, continuaremos alinhando os processos de treinamento de empresas recém-chegadas e fazendo parcerias para que a entrada dos lojistas no Google seja ainda mais simples. Do lado do usuário, o Shopping será uma central ainda mais útil na hora de encontrar os produtos procurados, de forma fácil e rápida, graças a uma oferta mais ampla, que se ajusta às necessidades de cada pessoa.

A central de ajuda do Google traz mais detalhes sobre como participar da listagem gratuita de produtos, e como anunciar na aba Shopping. Esperamos que essa nova possibilidade ajude empresas e comerciantes brasileiros neste momento de retomada econômica – sobretudo a estabelecer contato com um novo público para a próxima temporada de festas de fim de ano. Afinal, todos nós merecemos um presente de Natal depois de um ano tão desafiador.