Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Google Ads

Google apresenta o novo Analytics



Milhões de empresas, pequenas ou grandes, usam o Google Analytics para entender as preferências dos clientes e aprimorar a experiência dos usuários. Num momento em que cada vez mais negócios migram para o digital e as empresas enfrentam forte pressão para maximizar o retorno, as informações fornecidas pelas ferramentas de analytics são ainda mais importantes. 

Mas as atuais estratégias não conseguem acompanhar as mudanças no comportamento dos consumidores e as alterações nas leis e regras relacionadas à privacidade. Uma pesquisa da Forrester Consulting no exterior mostrou que aprimorar o uso de ferramentas de analytics é uma das principais prioridades dos especialistas em marketing – e que as soluções existentes não permitem obter uma visão completa dos clientes ou extrair informações úteis dos dados. 

Para ajudar as empresas a aumentar o retorno sobre investimentos (ROI) em marketing e oferecer uma solução eficiente a longo prazo, estamos criando uma ferramenta nova de Google Analytics ainda mais inteligente. Ela é um desdobramento da combinação entre App e Web que apresentamos em versão beta no ano passado. A nova ferramenta usa machine learning como fator central de seu funcionamento, sendo capaz de destacar automaticamente informações relevantes para a tomada de decisão. A privacidade é um pilar fundamental dessa novidade, e por isso os relatórios podem continuar a serem usados mesmo que haja mudanças no setor – como restrições a cookies e identificadores, e as lacunas nos dados causadas por esse tipo de limitação. O novo Google Analytics oferece informações fundamentais e prepara você para o futuro.

Informações inteligentes permitem aprimorar decisões de marketing e maximizar o ROI


O novo Analytics usa os modelos mais avançados de machine learning do Google. Com isso, é possível oferecer alertas automáticos sobre tendências importantes indicadas pelos dados – como um aumento na demanda por determinado produto, causado por novas necessidades de consumo. A ferramenta ajuda a investir com mais eficiência na retenção de clientes – justamente num momento em que os orçamentos de marketing andam bem apertados. Acrescentamos novas métricas preditivas, tais como o potencial de receita que pode ser gerada por um grupo específico de clientes. Isso permite criar estratégias para audiências determinadas e alcançar clientes de maior valor agregado, além de rodar análises para entender melhor porque determinados clientes estão propensos a gastar mais do que outros. Todas essas informações permitem agir com maior precisão e, em última análise, obter resultados melhores.

Google apresenta o novo Analytics

Probabilidade de rotatividade (churn) mostrada pelo módulo Analysis

As novas integrações entre diferentes produtos de marketing do Google facilitam ainda mais o uso das informações obtidas para melhorar o retorno sobre investimento. A crescente integração com o Google Ads, por exemplo, possibilita criar audiências para atingir os clientes com experiências mais úteis e relevantes, toda vez que eles interagirem com a sua empresa. 

A nova estratégia também chega para atender solicitações que os anunciantes vinham fazendo há tempos. Uma vez que o novo Analytics é capaz de medir interações no app e na web, de forma unificada, agora é possível incluir nos relatórios as conversões de visualizações no YouTube, ocorridas tanto no aplicativo quanto no browser. Tudo isso permite entender melhor o impacto combinado de todos os esforços de marketing da sua marca. 

Google apresenta o novo Analytics

Relatório do Analytics mostra conversões vindas de visualizações com engajamento pelo YouTube

Empresas que participam da versão beta já estão colhendo os benefícios. No início da pandemia, a Vistaprint conseguiu reagir às rápidas mudanças que afetaram a marca, medir e compreender a resposta dos clientes a uma nova linha de máscaras protetoras lançada por eles. Já Jeff Kacmarek, vice-presidente da Domino’s Pizza no Canadá, descobriu que “conectar o novo Google Analytics ao Google Ads permite otimizar para as ações mais importantes para nossos clientes, independente de como eles interagem conosco”.

Compreensão completa da interação dos clientes com a sua empresa

O novo Analytics oferece medições centradas no cliente, e não em números e dados fragmentados por aparelho ou plataforma. A ferramenta usa vários tipos de identidade, incluindo IDs de usuário fornecidos para fins de marketing e sinais Google únicos enviados por usuários que aderiram à personalização de anúncios. Com isso, sua marca tem uma visão mais completa e abrangente da interação dos clientes com a empresa. Como exemplo, é possível saber se o cliente descobriu sua marca num anúncio na internet e depois instalou o aplicativo para fazer compras com ele.

Além disso, o negócio consegue entender melhor todo o ciclo de vida do cliente – da aquisição à retenção, passando pela conversão. Num momento em que as necessidades das pessoas mudam tão rápido, exigindo que as empresas tomem decisões em tempo real para conquistar e manter novos consumidores, esse tipo de ferramenta é essencial. Com base nas informações e sugestões enviadas por quem usa o Analytics, simplificamos e reorganizamos os relatórios. Assim você pode encontrar aprendizados para o marketing de forma intuitiva, olhando para o pedaço da jornada do cliente que mais importa para o seu negócio. Dá para ver, por exemplo, quais canais estão atraindo novos clientes (informação trazida pelo relatório sobre aquisição de clientes) e depois usar os relatórios de engajamento e retenção para compreender como os clientes agem – e se continuam com você – após a conversão.

Google apresenta o novo Analytics

Nova estrutura de relatório, organizada de acordo com o ciclo de vida do usuário

Uma ferramenta construída para o longo prazo


Agora é a hora de investir nos fundamentos do marketing digital, como análises mais inteligentes. Só assim é possível se preparar para o futuro que vem por aí. Isso também ajuda a reagir às mudanças nas expectativas do consumidor, às alterações na legislação e aos novos padrões tecnológicos de privacidade do usuário. Graças a uma nova abordagem de controle de dados, é possível melhorar a gestão da coleta, retenção e uso de dados do Analytics. Além disso, ter um controle mais detalhado da personalização dos anúncios permite escolher quando usar dados para otimizar a publicidade e quando limitar o uso de dados apenas às medições. E é claro que o Google continua permitindo que o usuário controle quais atividades suas podem ou não ser compartilhadas com o Analytics.

Considerando que o cenário tecnológico segue evoluindo, o novo Analytics foi projetado para se adaptar a um futuro com ou sem cookies e identificadores. Ele usa uma abordagem flexível de mensuração – e, no futuro, vai incluir modelagem para preencher as lacunas onde os dados possam estar incompletos. Isso significa que você pode confiar no Google Analytics: ele ajuda a medir os resultados do seu marketing e a atender às necessidades dos clientes agora, neste momento de retomada, e também no futuro, mesmo que ele ainda seja incerto.

O futuro do Google Analytics

A partir de agora o novo Google Analytics é a experiência-padrão para novas propriedades, e nossos investimentos em aprimoramentos futuros serão feitos nele. Sabemos que os profissionais de marketing precisam contar com determinadas funções antes de fazer a substituição total da configuração atual do Analytics, e por isso incentivamos os usuários da ferramenta a criar uma nova propriedade Google Analytics 4 (conhecida antes como propriedade App + Web) adicional às propriedades existentes. Com isso, será possível começar a coletar dados e desfrutar das mais recentes inovações, à medida que elas forem se tornando disponíveis – mantendo, ao mesmo tempo, o sistema presente. Caso você seja um profissional de marketing em uma grande empresa, no momento temos uma versão beta do Analytics 360 que vai oferecer SLAs e integrações avançadas com ferramentas como BigQuery. Em breve, mais novidades virão por aí.