Acesse o menu principal
Blog do Google Brasil

Inteligência Artificial

Como a Inteligência Artificial está deixando a informação cada vez mais útil



Hoje em dia, as pessoas têm mais informações a seu alcance, na palma da mão, do que em qualquer outro momento da história. Avanços na área de inteligência artificial vão causar uma transformação radical no nosso jeito de usar a informação, trazendo a capacidade de descobrir novas ideias e sacadas que nos ajudem tanto no cotidiano quanto no enfrentamento a desafios globais complexos.


No evento ao vivo Search On, realizado hoje, mostramos como estamos trazendo para os produtos do Google o que há de mais avançado em inteligência artificial, para oferecer às pessoas novas formas de pesquisar e explorar as informações de um jeito natural e intuitivo. 


MUM: a porta para a busca multimodal

No início deste ano, durante o evento I/O, anunciamos um marco fundamental para compreender a informação com o MUM (sigla em inglês para Modelo Multitarefa Unificado).
Estamos fazendo testes de uso das capacidades do MUM com o objetivo de deixar nossos produtos mais úteis e permitir formas totalmente novas de pesquisar. É um prazer compartilhar as primeiras notícias sobre o que será possível fazer com o MUM.  


Ao longo dos próximos meses, vamos apresentar uma nova maneira de fazer pesquisas visuais com o Google Lens, que permitirá fazer perguntas sobre aquilo que o usuário vê. Confira alguns exemplos do que o MUM vai permitir.

Como a Inteligência Artificial está deixando a informação cada vez mais útil

Esse novo recurso permite clicar no ícone do Lens quando você está olhando, por exemplo, para a foto de uma camisa, e pedir que o Google encontre a mesma estampa em outra peça de roupa – como um par de meias. Isso ajuda a procurar algo que seria difícil descrever com precisão usando apenas palavras. A pessoa até poderia digitar “meias com estampa floral em estilo vitoriano”, mas talvez não fosse possível achar a exata estampa que vê na imagem. Ao combinar imagem e texto numa única busca, fica mais fácil fazer pesquisas visuais e expressar suas perguntas de um jeito natural.

Como a Inteligência Artificial está deixando a informação cada vez mais útil

Outras perguntas são ainda mais capciosas: pode ser que a rebimboca da parafuseta da sua bicicleta quebre, e você queira instruções sobre como consertá-la. Em vez de encarar catálogos de peças e depois procurar um tutorial, o modo aponte-e-pergunte da busca vai facilitar na hora de encontrar o minuto exato num vídeo que pode ajudar a resolver o problema.


Página redesenhada da Busca ajuda o usuário a explorar

Estamos anunciando hoje o uso de avanços na inteligência artificial – como o MUM – para redesenhar a Busca do Google. Os novos recursos são os passos mais recentes que tomamos para que a pesquisa fique ainda mais natural e intuitiva.
Em primeiro lugar, vai ficar mais fácil explorar e entender temas novos, com o recurso “Things to know”. Digamos que a pessoa queira decorar o próprio apartamento e esteja procurando dicas sobre pintura com tinta acrílica.

Página redesenhada da Busca ajuda o usuário a explorar

Página de resultados da busca para a pesquisa sobre “pintura com tinta acrílica”; ao rolar para baixo, é possível ver um novo recurso chamado “Things to know”, que lista diversos aspectos sobre o assunto, tais como “passo a passo”, “estilos” e “uso de objetos domésticos”.


Se você pesquisar “pintura com tinta acrílica”, o Google entende isso da maneira com que os usuários costumam explorar esse tema, e mostra as informações que as pessoas provavelmente procuram primeiro. Conseguimos identificar, por exemplo, mais de 350 temas relacionados a pintura com tinta acrílica, e ajudar cada pessoa a encontrar o melhor caminho para sua pesquisa.


Esse recurso será lançado nos próximos meses. No futuro, o MUM vai oferecer sacadas ainda mais profundas, que os usuários nem sabiam que poderiam pesquisar – por exemplo, “como fazer pintura com tinta acrílica em peças para o lar”. Será possível ainda conectar os usuários a conteúdos da internet que eles não seriam capazes de encontrar sem esse avanço.

Página de resultados da busca para a pesquisa sobre “pintura com tinta acrílica”

Duas telas de celular lado a lado mostram um conjunto de pesquisas e recursos “clicáveis”, que permite refinar a busca sobre tinta acrílica e deixá-la mas específica – ou ampliá-la para outros assuntos relacionados, como pintores famosos.


Para ajudar as pessoas a explorar mais e novas ideias, vamos facilitar o processo de entrar em mais ou menos detalhes sobre determinado assunto, com novos recursos para refinar e ampliar buscas.  


Nesse caso, é possível saber mais sobre técnicas específicas, como manchas coloridas, ou sobre aulas de arte disponíveis para o público. Também é possível ampliar o escopo da busca e ver temas relacionados, como outros métodos de pintura ou pintores famosos. Esses recursos serão lançados nos próximos meses.

Duas telas de celular lado a lado mostram um conjunto de pesquisas e recursos “clicáveis”

Página de resultados rolada para baixo, com a pesquisa “pintura com manchas coloridas”, mostra resultados com imagens ousadas e miniaturas de vídeos.
Além disso, vai ficar mais fácil encontrar inspiração visual com uma página de resultados redesenhada e navegável. Se a técnica de manchas coloridas de tinta te atraiu, basta pesquisar “ideias de pintura com manchas” para ver uma página visualmente rica e cheia de ideias vindas da internet – com artigos, imagens, vídeos e muitas outras coisas apresentadas de um jeito simples e fácil de navegar.  


A nova página visual de resultados foi projetada para pesquisas de pessoas que estão em busca de inspiração, como por exemplo “decoração para o Halloween” ou “jardins internos verticais”. Esse recurso já está disponível.


Aproveite ainda mais os vídeos

Atualmente, nós já usamos sistemas avançados de inteligência artificial para identificar os principais momentos de vídeos, como a cesta decisiva numa partida de basquete ou cada etapa no preparo de uma receita. Agora, vamos além: apresentaremos uma nova experiência que identifica, dentro do vídeo, temas relacionados à busca do usuário, e oferece links para mergulhar fundo e aprender mais sobre o assunto. 

Aproveite ainda mais os vídeos

Página de resultados da busca mostra pesquisa sobre “pinguim-macaroni” com um vídeo e uma lista de assuntos relacionados, com base nas informações contidas no vídeo.


Graças ao MUM, podemos até mostrar temas relacionados que nem sejam citados de forma explícita no vídeo, com base na compreensão avançada que nossa tecnologia tem das informações contidas no vídeo. Neste exemplo, o vídeo não contém as palavras “história da vida do pinguim-macaroni”, mas mesmo assim o sistema do Google entende que alguns assuntos contidos no vídeo têm relação com esse tema – como famílias de pinguins dessa espécie e sua capacidade de escapar de predadores. A primeira versão desse recurso será lançada nas próximas semanas, e nos meses seguintes vamos acrescentar outras melhorias visuais.


Em todas essas experiências possibilitadas pelo MUM, queremos ajudar as pessoas a descobrir mais blogs, vídeos, imagens e ideias que talvez não teriam encontrado de outra maneira – ou que não teriam nem mesmo pesquisado. 


O Google cada vez mais útil

As atualizações e novidades que estamos anunciando hoje não se restringem ao MUM. Também estamos facilitando a experiência de compras em uma ampla gama de empresas, grandes ou pequenas, não importa o que o usuário procura. Estamos ainda ajudando as pessoas a avaliar com mais precisão a credibilidade das informações que encontram na internet. E, para os momentos mais importantes, estamos encontrando novas formas de ajudar as pessoas a ter acesso a informações e ideias.  


Todo esse trabalho ajuda não apenas usuários de todo o mundo como também apoia criadores, publicadores e empresas. Todos os dias o Google manda os visitantes para mais de 100 milhões de sites diferentes. A cada mês, conectamos as pessoas a mais de 120 milhões de empresas que não têm sites – oferecendo chamadas telefônicas ou instruções sobre como chegar até o local de carro ou a pé.


Seguimos construindo produtos mais úteis e ampliando as fronteiras da Busca. Estamos animados para ajudar as pessoas encontrar as respostas que procuram – e a inspirar novas perguntas.